Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Aparelho Psíquico

Aparelho Psíquico

O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

O Id, instinto primitivo, bastante destacado em crianças é a forma irracional da mente que faz as pessoas agirem de forma impulsiva e irracional, ou seja, é a forma de ação e reação onde a pessoa se expressa sem ao menos pensar. Como dito anteriormente, o Id é bastante visto em crianças porque essas agem irracionalmente, por exemplo, quando uma criança deseja um brinquedo não pensa duas vezes antes de cair no chão e espernear até que o responsável faça sua vontade. É a manifestação do Id.

O Ego, denominado equilibrador das forças irracionais e racionais, age sempre pressionado pelo Id e pelo Superego cabendo a ele a dosagem entre as vontades liberadas pelo Id e entre as limitações liberadas pelo Superego. É a parte consciente do aparelho psíquico que faz com que um indivíduo consiga regular suas ações e reações.

O Superego, denominado repressor do Id, atua influenciado por regras, crenças, leis morais, ética e outros métodos que nos são ensinadas no decorrer da vida e limitam as ações e reações, fazendo com que pensemos nas conseqüências. A partir de suas influências, busca através do Ego reprimir o Id para que nenhuma ação e reação sejam realizadas irracionalmente.

Tal divisão acima citada foi uma remodelação feita entre 1920 e 1923 para distinguir o inconsciente do consciente.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Ansiedade
Conheça mais sobre ansiedade, um sentimento vivido por várias pessoas no mundo. Neste texto abordaremos o que ela é, seus sintomas e formas de evitar suas crises.
A agressividade ocorre desde a infância.
Agressividade
Agressividade, o que é agressividade, a agressividade na infância, a agressividade no adulto, como a agressividade se manifesta, como controlar a agressividade.
O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes.
Afetividade
Afetividade, o que é afetividade, o que a afetividade provoca em pessoas, a importância do recebimento da afetividade, problemas causados pela ausência da afetividade.
Psicologia, ciência que estuda os processos mentais.
Conceito de Psicologia
Conceito de Psicologia, ciência que estuda os processos mentais, derivada das palavras gregas, ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX, ciência da alma, ciência do comportamento, ciência da experiência, questões estudadas pela psicologia.
A nova configuração de pai
Paternidade
Paternidade, os pais atuais, a ligação mais forte com os filhos, o papel de provedor, pais que dividem com as mães as tarefas no cuidado com os filhos, aproximação dos pais, a integração do pai com o filho, vínculo construído.
Compulsão por compras
Consumismo
Consumismo, o que é consumismo, período que marca uma nova era consumista, características que determinam o consumismo numa pessoa, o papel do marketing no consumismo, o consumismo do ponto de vista da psicanálise, o que não se enquadra no consumismo.
Amizade: sentimento de lealdade que não depende de faixa etária ou poder aquisitivo.
Amizade
Amizade, sentimento de lealdade, confiança e amor, definição de amizade, como a amizade é expressa, como nasce uma amizade, como se desenvolve a amizade, as características da amizade.
O medo patológico impede a pessoa de viver bem.
Você tem medo de quê?
Você tem medo de quê?, o medo, o medo patológico, quando o medo passa a ser patológico, o que o medo patológico faz com as pessoas, como tratar um indivíduo com medo patológico.
Agorafobia
Agorafobia, o que é agorafobia, manifestações da agorafobia, medo de lugar aberto, psicologia, fobias, medo de ter medo, tratamento e diagnóstico da agorafobia.
O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas.
QI
QI, Quociente de Inteligência, o que é QI, cálculo do QI, cultura e QI, testes de QI, inteligência, superdotado, alto grau de inteligência.