Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Transtorno obsessivo compulsivo – TOC

Transtorno obsessivo compulsivo – TOC

O transtorno obsessivo compulsivo, ou simplesmente TOC, é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões que afetam a vida do paciente.

Algumas pessoas podem considerar o transtorno obsessivo compulsivo, também conhecido simplesmente como TOC, como um problema sem muita importância. Entretanto, esse transtorno é marcado por obsessões e/ou compulsões que causam grande desconforto no paciente e devem ser tratadas com bastante atenção.


Mas, afinal, o que é o TOC?

O TOC pode ser definido como um transtorno mental marcado pela presença de obsessões e/ou compulsões, que apresentam origem multifatorial. Esse transtorno atinge ambos os sexos, e seus sintomas iniciam-se normalmente na infância ou adolescência. De uma maneira geral, os sintomas evoluem gradativamente e variam ao longo da vida, atingindo a capacidade de realizar as atividades diárias e até mesmo de estabelecer relações pessoais.

As obsessões são definidas como eventos mentais, como pensamentos e ideias persistentes, que causam incômodo no paciente, o qual tenta ignorar, suprimir ou neutralizar com alguma ação ou outro pensamento. As compulsões, por sua vez, são atos ou comportamentos repetitivos realizados como forma de diminuir o incômodo ou a ansiedade que a obsessão causa.

Muitas pessoas veem como irracional alguns comportamentos desses pacientes com TOC, como os rituais de tocar objetos ou pessoas, verificações de portas ou compulsões com limpeza. Até mesmo o paciente consegue reconhecer os problemas de suas atitudes, porém ele sente que as compulsões reduzem o sofrimento desencadeado pela obsessão, o que o torna refém dessas atitudes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O TOC é marcado frequentemente pela ocorrência de obsessões e compulsões de maneira simultânea, mas podem existir casos em que uma dessas características não é observada, ou seja, o paciente pode ser somente obsessivo ou compulsivo. Os sintomas desse transtorno são muito diversificados, incluindo-se, por exemplo, preocupação com simetria, compulsão por guardar objetos, dúvidas excessivas seguidas de verificação e medos exagerados.


Como é feito o diagnóstico e qual é o tratamento para o TOC?

O diagnóstico de TOC é apenas clínico, uma vez que não existem exames laboratoriais ou de imagem que indiquem esse transtorno. Normalmente, a própria pessoa começa a sentir-se incomodada por seus pensamentos e medos. Para serem consideradas sintomas do TOC, as obsessões e/ou compulsões devem afetar a vida da pessoa, causando sofrimento ou incômodo e ainda consumindo algum tempo de suas atividades diárias, pelo menos uma hora por dia.

Após o diagnóstico, deve-se inciar o tratamento, sendo necessário inicialmente explicar o transtorno para os pacientes e familiares. O tratamento é baseado em terapia e na administração de alguns medicamentos que visam à diminuição dos sintomas obsessivos compulsivos. É comum que se alterne um quadro de melhora e piora, sendo que, na grande maioria dos casos, não se observa uma remissão por completo do transtorno.

Muitas pessoas com TOC são obcecadas por limpeza por causa do medo de micro-organismos causadores de doenças
Muitas pessoas com TOC são obcecadas por limpeza por causa do medo de micro-organismos causadores de doenças
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
A fobia é mais que um simples medo, é um medo irracional e desproporcional.
Fobia
Aprenda um pouco mais sobre fobia, um problema sério que pode causar danos negativos à vida de um indivíduo. Neste texto, conheceremos um pouco mais sobre a chamada fobia específica e suas consequências para o indivíduo. Além disso, abordaremos brevemente sobre fobia social e agorafobia.
O medo é uma emoção comum aos seres humanos e a outros animais.
Diferença entre medo e fobia
Você conhece a diferença entre medo e fobia? Apesar de parecerem sinônimos, esses dois termos devem ser usados em situações distintas. Neste texto esclarecemos o que é um medo e o que é uma fobia, dando ênfase nas consequências de cada uma dessas situações. Vamos mostrar ainda os diferentes tipos de fobia existentes.
Cyberbullying
Clique aqui e saiba sobre o cyberbullying, uma prática de bullying que vem estendendo-se pela sociedade por conta da popularização da internet e das redes sociais.
2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Você sabe o que significa o Dia Mundial de Conscientização do Autismo? Clique aqui, compreenda a importância da data, e entenda o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Transtorno Bipolar
Transtorno Bipolar, doença que se refere ao humor ou afeto, característica do transtorno afetivo bipolar, os sintomas do TAB, sintomas da fase maníaca, sintomas da fase depressiva, característica fundamental do Transtorno Bipolar, as causas do TAB, tratamento do TAB.
A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.
10 sinais de TDAH em adultos e em crianças
Conheça alguns sinais de TDAH e conheça melhor esse transtorno que afeta muitas crianças e pode causar prejuízos graves no desenvolvimento escolar.
As mulheres tendem a sofrer mais de transtorno de ansiedade que homens.
Transtornos de ansiedade
Transtorno de ansiedade, o que é transtorno de ansiedade, os tipos de transtorno de ansiedade, os sinais provocados pelo transtorno de ansiedade, o tratamento do transtorno de ansiedade.
As doenças provocam sintomas específicos e possuem causas definidas
O que são doenças, síndromes e transtornos?
Você sabe a diferença entre doenças, síndromes e transtornos? Clique aqui e aprenda o significado desses termos amplamente utilizados na medicina.