Whatsapp icon Whatsapp

Transtornos de ansiedade

As mulheres tendem a sofrer mais de transtorno de ansiedade que homens.
As mulheres tendem a sofrer mais de transtorno de ansiedade que homens.
A ansiedade é uma sensação normal experimentada por todos os seres humanos, porém com a mudança de hábitos proporcionados pela modernidade essa sensação tem se intensificado, causando problemas em inúmeras pessoas. O resultado da grande ansiedade manifestada em algumas pessoas provoca o Transtorno de Ansiedade, enfermidade psíquica resultante da extrema preocupação por coisas que ainda acontecerão.

O transtorno de ansiedade provoca alguns sinais no organismo como mal-estar, irritabilidade, dor de cabeça, falta de ar, palpitações, tensões musculares, tremor, sudorese, medos, calafrios, tontura, asfixia e outros que podem ou não se manifestar em grupos.

Os transtornos de ansiedade que mais ocorrem na atualidade são Síndrome do Pânico, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), Fobia Social, Fobias Específicas, entre outros. As mulheres têm maior facilidade de desenvolver transtornos de ansiedade, pois são mais frágeis em relação a fobias como, por exemplo, sentem medo de elevador antes mesmo que fiquem presas dentro dele ao menos uma vez.

Ao apresentar os sinais acima descritos é importante buscar auxílio psicológico, pois os transtornos afetam a rotina das pessoas tornando-as paranóicas, amedrontadas e de baixo rendimento quando se trata de atividades profissionais e do lar.

Os transtornos de ansiedade podem ser causados por fatores psicossociais, quando são relacionados ao cotidiano, e biológicos, quando estão relacionados a disfunções hormonais. O tratamento para tais transtornos se baseia em terapias e em alguns casos o emprego de calmantes.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Agorafobia
Agorafobia, o que é agorafobia, manifestações da agorafobia, medo de lugar aberto, psicologia, fobias, medo de ter medo, tratamento e diagnóstico da agorafobia.
Compulsão por compras
Consumismo
Consumismo, o que é consumismo, período que marca uma nova era consumista, características que determinam o consumismo numa pessoa, o papel do marketing no consumismo, o consumismo do ponto de vista da psicanálise, o que não se enquadra no consumismo.
Cyberbullying
Clique aqui e saiba sobre o cyberbullying, uma prática de bullying que vem estendendo-se pela sociedade por conta da popularização da internet e das redes sociais.
Os indivíduos com deficiência mental apresentam dificuldade no equilíbrio.
Deficiência Mental
Deficiência mental, o que é deficiência mental, características da deficiência mental, o tratamento para a deficiência mental, os níveis existentes na deficiência mental, como diagnosticar a deficiência mental.
A depressão é uma doença incapacitante que merece atenção.
Depressão
Aprenda um pouco mais sobre a depressão, um problema de saúde mental que afeta cerca de 19% das pessoas do nosso planeta em alguma fase da vida.
A pessoa quando muito triste ou depressiva não consegue enxergar uma luz no fim do túnel.
Depressão x Tristeza Reativa
Depressão x Tristeza Reativa, o que é tristeza reativa, os sintomas da depressão, especialistas em depressão, tipos de medicamentos receitados para depressão.
O medo é uma emoção comum aos seres humanos e a outros animais.
Diferença entre medo e fobia
Você conhece a diferença entre medo e fobia? Apesar de parecerem sinônimos, esses dois termos devem ser usados em situações distintas. Neste texto esclarecemos o que é um medo e o que é uma fobia, dando ênfase nas consequências de cada uma dessas situações. Vamos mostrar ainda os diferentes tipos de fobia existentes.
Família
Clique aqui para entender como a família organizou-se ao longo do tempo até chegar ao modo como ela é hoje, diversificada e plural.
A fobia é mais que um simples medo, é um medo irracional e desproporcional.
Fobia
Aprenda um pouco mais sobre fobia, um problema sério que pode causar danos negativos à vida de um indivíduo. Neste texto, conheceremos um pouco mais sobre a chamada fobia específica e suas consequências para o indivíduo. Além disso, abordaremos brevemente sobre fobia social e agorafobia.
Mecanismos de Defesa
Mecanismos de Defesa, Teoria Freudiana, a ansiedade pode ser explicada, função do ego, os mecanismos de defesa utilizados, negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação, a racionalização possui uma função defensiva.
As doenças provocam sintomas específicos e possuem causas definidas
O que são doenças, síndromes e transtornos?
Você sabe a diferença entre doenças, síndromes e transtornos? Clique aqui e aprenda o significado desses termos amplamente utilizados na medicina.
A personalidade é formada a partir das vivências da criança.
Personalidade
Personalidade, o que é personalidade, a formação da personalidade, a influência dos pais e responsáveis na formação da personalidade na infância, os transtornos de personalidade.
Solidão, estado mental de isolamento
Solidão
Solidão, estado mental de isolamento, comportamento apresentado pelas pessoas solitárias, circunstâncias em que são submetidas às crianças, origem da solidão, forma de lidar com a solidão.
Muitas pessoas com TOC são obcecadas por limpeza por causa do medo de micro-organismos causadores de doenças
Transtorno obsessivo compulsivo – TOC
Entenda o que é o transtorno obsessivo compulsivo e compreenda como esse problema afeta a vida de quem o apresenta.
video icon
Matemática
Função Linear
Nesta aula veremos a relação que existe entre a função linear e a função afim. Além disso, resolveremos um exercício-modelo utilizando a construção e interpretação da função.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!