Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Solidão

Solidão

Solidão é um estado mental de isolamento, de quem está só, de sentir-se separado dos outros, essa faz com que as pessoas se sintam rejeitadas, com sentimentos inconscientes de culpa, hostilidade e insegurança que bloqueiam a comunicação com os outros.

O comportamento apresentado pelas pessoas solitárias pode ser uma forma de defesa contra traumas, sofrimentos e rejeições vivenciadas até mesmo na infância, revelando o medo do amor através do isolamento.

É possível estabelecer uma ligação destes comportamentos com as circunstâncias em que são submetidas às crianças, prematuramente, pois mesmo com poucos recursos mentais para compreender o afastamento, a ausência, a indisposição e a falta de habilidade dos pais para amá-la, elas lidam com essas situações diariamente nos dias de hoje, onde cada vez mais os pais se ausentam do convívio com os filhos, sejam por motivos profissionais ou outros.

Diante disto, todas as vezes que a criança procura amor, teme ser rejeitada ou abandonada, pois esta vivência que foi difícil para ela proporciona a instalação da crença de que ela não é digna de amor; crença esta que norteia sua vida, repercutindo assim em dificuldade no desenvolvimento da auto-estima.

A origem essencial da solidão é o medo de amar, este pode ser visto no comportamento de fuga, ciúme e competição.

Uma forma de lidar com a solidão é demonstrando os sentimentos, através de atitudes de doações em relação ao outro, ou seja, tomar a iniciativa de interessar e amar o outro.

A cura para a solidão pode estar na decisão de amar.
Solidão, estado mental de isolamento
Solidão, estado mental de isolamento
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte.
Luto
Luto, a criança diante da morte, o processo de luto, forma como a criança reage diante da morte, o quê é importante para o processo de elaboração do luto.
Auto-estima
Auto-estima, avaliação que a pessoa faz de si mesma, quando é formada a auto-estima, como as experiências do passado influenciam na auto-estima, situações que podem abalar a auto-estima, problemas psicológicos ocasionados pela auto-estima baixa, aspectos que aumentam a auto-estima.
As mulheres tendem a sofrer mais de transtorno de ansiedade que homens.
Transtornos de ansiedade
Transtorno de ansiedade, o que é transtorno de ansiedade, os tipos de transtorno de ansiedade, os sinais provocados pelo transtorno de ansiedade, o tratamento do transtorno de ansiedade.
Psicologia, ciência que estuda os processos mentais.
Conceito de Psicologia
Conceito de Psicologia, ciência que estuda os processos mentais, derivada das palavras gregas, ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX, ciência da alma, ciência do comportamento, ciência da experiência, questões estudadas pela psicologia.
Família
Clique aqui para entender como a família organizou-se ao longo do tempo até chegar ao modo como ela é hoje, diversificada e plural.
A nova configuração de pai
Paternidade
Paternidade, os pais atuais, a ligação mais forte com os filhos, o papel de provedor, pais que dividem com as mães as tarefas no cuidado com os filhos, aproximação dos pais, a integração do pai com o filho, vínculo construído.
Homossexualidade
Homossexualidade, conceito de homossexualidade, a criação do termo homossexualidade, a posição da psicologia em relação à homossexualidade, a posição da ciência em relação à homossexualidade.
O medo patológico impede a pessoa de viver bem.
Você tem medo de quê?
Você tem medo de quê?, o medo, o medo patológico, quando o medo passa a ser patológico, o que o medo patológico faz com as pessoas, como tratar um indivíduo com medo patológico.