2. Química
  3. Química presente em alimentos
  4. Ácido Ascórbico da Vitamina C como Agente Redutor

Ácido Ascórbico da Vitamina C como Agente Redutor

As reações de oxirredução são caracterizadas pela ocorrência de processos de oxidação e de redução simultâneos. A substância que sofre oxidação, perdendo elétrons e aumentando o seu número de oxidação (Nox), é denominada agente redutora. Já a espécie química que se reduz, ganhando elétrons e diminuindo seu Nox, é o agente oxidante.

Existem muitos agentes redutores e oxidantes comuns em nosso dia a dia. Na medicina e na indústria, um dos agentes redutores mais conhecidos é a vitamina C, cujo nome químico é ácido L-ascórbico ou simplesmente ácido ascórbico.

O ácido ascórbico em solução aquosa possui uma facilidade excepcional para ser oxidado, portanto essa característica faz com que ele seja um ótimo antioxidante. Isso significa que ele protege outras espécies químicas de se oxidarem, em razão do seu próprio sacrifício.

Um exemplo disso se dá quando ele é adicionado em alimentos, principalmente nas frutas. Sabemos que quando cortamos uma fruta, como por exemplo, a maçã, a banana ou a pera, dentro de pouco tempo elas escurecem. Isso se dá porque compostos fenólicos naturais oxidam na presença de enzimas e do oxigênio presente no ar. Quando esses compostos das frutas oxidam, eles geram as quinonas, que podem sofrer polimerização e formar pigmentos escuros e insolúveis, chamados de melaninas.

Sem a adição de vitamina C, ocorre um escurecimento rápido da fruta

Porém, se adicionarmos uma pequena quantidade de suco de laranja ou de limão na fruta cortada, isso evitará que essa reação ocorra. Esse procedimento é eficaz porque o suco contém vitamina C, sendo que na presença de oxigênio e de um catalisador, o ácido ascórbico se oxida, tornando-se o ácido dehidroascórbico. Esse ácido possui pH abaixo de 4, e um abaixamento do pH do tecido da fruta causa a diminuição da velocidade da reação de escurecimento. Em pH abaixo de 3 não há nenhuma atividade enzimática.

Oxidação do ácido ascórbico

Essa função como agente redutor ou antioxidante da vitamina C é muito importante para a indústria de alimentos, pois se calcula que em torno de 50% da perda de frutas tropicais no mundo ocorre em razão da enzima polifenol oxidase, que causa essa oxidação das frutas. Assim, para evitar que o alimento sofra alteração, atualmente muitos alimentos industrializados recebem adição de vitamina C.

Essa medida é prática porque também confere ao alimento o valor nutricional da vitamina C, que previne doenças como o escorbuto, além de atuar na acumulação de ferro na medula óssea, baço e fígado; na produção de colágeno, que é uma proteína do tecido conjuntivo; também na manutenção da resistência do organismo a doenças bacterianas e virais; na formação de ossos e dentes; na manutenção dos capilares sanguíneos, entre outras.

Em alimentos gordurosos, a vitamina C não é solúvel, pois, conforme vimos, ela é solúvel em água. Nesses casos, então, ela é substituída pela adição da vitamina E, que também age como antioxidante lipossolúvel (solúvel em gorduras).

Costuma-se colocar um pouco de suco de laranja em saladas de frutas, pois a ação da vitamina C como redutora evita seu escurecimento
O sal grosso é obtido pela evaporação da água do mar e purificação por cristalização. Já o sal comum é bastante purificado e são colocados aditivos
Obtenção do sal de cozinha
Conheça os métodos de obtenção do sal de cozinha, um composto que ao longo dos anos tem desempenhado um papel socioeconômico importante.
A maresia e o contato direto com a água do mar aceleram o processo de corrosão e tornam o navio enferrujado
Corrosão dos metais
Veja como ocorre a corrosão dos metais, tais como da prata, do cobre e principalmente do ferro, formando a ferrugem.
Parafusos revestidos de zinco para proteger da corrosão – processo denominado  galvanização
Proteção dos metais contra corrosão
Conheça algumas técnicas utilizadas para a proteção dos metais contra corrosão, visto que este é um problema que causa um grande prejuízo econômico.
A vitamina C é encontrada em todos os vegetais
Vitamina C
Você conhece os benefícios da vitamina C? Clique aqui e saiba mais sobre essa vitamina e onde ela pode ser encontrada.
As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diferentes alimentos
Vitaminas do complexo B
Saiba mais sobre as diferentes vitaminas do complexo B conhecendo a função de cada uma delas e onde podem ser encontradas.
A vitamina E pode ser encontrada em alimentos folhosos, óleos vegetais e sementes oleaginosas
Vitamina E
Descubra a fonte e algumas das principais funções da vitamina E, um grupo com oito diferentes compostos lipossolúveis.
Qual a composição dos corantes alimentícios?
Azocorantes
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre os azocorantes, os corantes alimentícios!
ESTADOS UNIDOS - CIRCA 1995: um selo impresso pelos Estados Unidos mostra histórias em quadrinhos, Popeye, Circa 1995*
O espinafre deixa a pessoa mais forte mesmo?
Descubra se o espinafre realmente pode nos tornar fortes ou se isso é só um mito.
Alimentos que são fontes de carboidratos
Carboidratos ou Glicídios
Conheça a constituição química dos carboidratos, como eles nutrem nosso corpo e mantêm o seu bom funcionamento, e quais são suas fontes de obtenção.