Whatsapp icon Whatsapp

Ácido Fosfórico

O refrigerante à base de cola contém ácido fosfórico como acidulante
O refrigerante à base de cola contém ácido fosfórico como acidulante

O ácido fosfórico (H3PO4) também é denominado de ácido ortofosfórico e pelos nomes usuais ortofosfato de hidrogênio e fosfato de hidrogênio. Essa substância é incolor e sua fórmula está mostrada a seguir:

Fórmulas do ácido fosfórico

Geralmente, o ácido fosfórico é encontrado no comércio na sua forma líquida viscosa, que é esse ácido misturado com água em cerca de 90% dele em massa. Ele é um ácido considerado semiforte, pois o seu grau de ionização, isto é, a porcentagem de seus hidrogênios que efetivamente sofrem ionização em solução aquosa a 18ºC é de 27%.

Uma das principais utilizações do H3PO4 é em produtos para remover ferrugem. Além de remover a ferrugem formada, o ácido fosfórico também é eficaz em proteger as superfícies metálicas cromadas, porque ele reage com o cromo gerando o fosfato de crômio, que é uma camada protetora.

O ácido fosfórico é o princípio ativo dos removedores de ferrugem

Na indústria, esse ácido é usado para fabricar vidro, na tinturaria, na fabricação de fosfatos e superfosfatos usados como fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.

O H3PO4 pode ser produzido a partir do fósforo ou da apatita, mas o Brasil ainda não realiza a sua produção tendo o fósforo como matéria-prima. Devido a isso, as empresas brasileiras que produzem compostos orgânicos do fósforo, como as farmacêuticas e de adubos, têm uma grande dependência de importações.

Entretanto, uma aplicação do ácido fosfórico que chama bastante atenção é em refrigerantes de base cola.  A maioria dos refrigerantes no Brasil possui alto teor de ácido fosfórico, ficando com um pH > 3. Ele é utilizado principalmente como acidulante da bebida, abaixando seu pH, regulando sua doçura, realçando o paladar e também atuando como conservante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por causa disso e da reação que o ácido fosfórico realiza com o cromo já citada, nos anos 50 e 60, os motoristas de automóveis, caminhões e motocicletas limpavam as partes cromadas de seus veículos com refrigerantes de sabor cola.

O ácido fosfórico limpa peças cromadas

Visto que o ácido fosfórico é utilizado na fabricação de materiais de limpeza, surgiu um mito de que os refrigerantes à base de cola podem desentupir pias. Mas, isso não é verdade, o ácido fosfórico está presente numa proporção de 0,6 g para cada litro de refrigerante, o que é uma quantidade muito pequena. Além disso, ele não faz mal para o nosso organismo, porque o ácido fosfórico é essencial para o funcionamento das células de nosso corpo, sendo indiferente de onde ele provém.

Refrigerante de cola não desentope pia

O único efeito adverso que se pode ter é o excesso de fosfato (componente do ácido fosfórico) em nosso organismo, pois ele pode reagir com o cálcio dos ossos e dentes, causando problemas dentários e ósseos, como a osteoporose. Por isso, você pode beber esses refrigerantes, mas nada de excessos!

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
video icon
Professora ao lado do texto"Quis ou quiz: quando usar?".
Português
Quis ou quiz: quando usar?
Um verbo conjugado, um substantivo masculino. “Quis” e “quiz" são palavras parônimas, semelhantes na grafia e na pronúncia, mas distintas em seus significados. Vamos aprender, nesta videoaula, a usar cada uma delas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.