Whatsapp icon Whatsapp

Paisagem cultural

A paisagem cultural é formada por meio da intervenção antrópica no espaço natural. As zonas urbanas são um exemplo clássico de paisagem cultural.
As cidades são um exemplo de paisagem cultural.
As cidades são um exemplo de paisagem cultural.

Paisagem cultural é aquela composta por elementos construídos e/ou modificados pelo ser humano. São exemplos de equipamentos da paisagem cultural as zonas residenciais, industriais e comerciais das cidades. A paisagem cultural brasileira, por exemplo, apresenta um elevado grau de modificação. A principal diferença entre as paisagens culturais e naturais reside, então, no grau de intervenção antrópica.

Importantes legados históricos e artísticos compõem a paisagem cultural, fundamentais para a preservação da memória e da história das populações. Há, inclusive, várias paisagens que são consideradas patrimônios culturais mundiais.

Leia também: O conceito de lugar para a Geografia

Resumo sobre paisagem cultural

  • A paisagem cultural é composta por equipamentos que foram construídos e/ou modificados pelo ser humano ao longo do tempo.

  • As construções civis, como casas, comércios e fábricas, são exemplos de equipamentos típicos da paisagem cultural.

  • A paisagem cultural também é composta por vários patrimônios culturais, como os classificados pela Unesco.

  • A Unesco identificou no Brasil, até a atualidade, três grandes conjuntos de paisagens culturais que são consideradas patrimônios culturais.

  • A paisagem cultural brasileira é diversificada em razão das influências de diferentes povos na sua constituição.

  • A diferença entre a paisagem natural e a cultural está atrelada ao grau de intervenção antrópica no espaço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é paisagem cultural?

A intervenção do ser humano na superfície terrestre é responsável pela formação da paisagem cultural. Sendo assim, ela é composta pelo conjunto de equipamentos construídos e/ou modificados pelo ser humano. As intervenções antrópicas no meio produzem diversos impactos que são considerados na análise de uma paisagem. Logo, a presença dessas transformações está diretamente vinculada às paisagens culturais.

Campo de arroz em terraços na província de Laocai, Vietnã
A transformação do espaço natural resulta na formação de paisagens culturais.

Quais os elementos de uma paisagem cultural?

Os elementos característicos de uma paisagem cultural estão relacionados aos equipamentos construídos e/ou modificados pelo ser humano. Os objetos da construção civil, como residências, indústrias e comércios, são grandes exemplos de elementos que compõem a paisagem cultural. As áreas urbanas, em especial, reúnem uma ampla gama desses equipamentos, sendo assim consideradas zonas claramente culturais, devido ao alto grau de intervenção antrópica.

Por sua vez, mesmo em áreas rurais, onde há o predomínio do meio físico, há vastas áreas formadas por paisagem cultural. Nesse contexto, destaca-se as zonas de atividades de agricultura, pecuária e extrativismo.

O patrimônio cultural e a paisagem cultural

A paisagem cultural, formada por equipamentos humanos, apresenta diversos elementos que são representativos da cultura de determinada sociedade. Sendo assim, há uma evidente importância da paisagem cultural enquanto objeto de memória das histórias e tradições das sociedades humanas.

O conceito de patrimônio cultural é derivado dessa concepção e abrange a importância da paisagem cultural para a constituição das sociedades. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma agência integrante da Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o conceito de paisagem cultural e, por consequência, identificou os diversos patrimônios mundiais.

  • Paisagens culturais que a Unesco reconheceu no Brasil

O Brasil abriga atualmente três grandes conjuntos de paisagens culturais reconhecidas pela Unesco. São elas:

  • Rio de Janeiro (paisagens cariocas entre a montanha e o mar);

  • Conjunto Moderno da Pampulha;

  • Paraty e Ilha Grande (cultura e diversidade).

Conjunto Moderno da Pampulha (Belo Horizonte)
O Conjunto Moderno da Pampulha (Belo Horizonte) é um exemplo de paisagem cultural.[1]

Paisagem cultural brasileira

No Brasil, a paisagem cultural tem como característica básica a diversidade, uma vez que o país possui uma cultura rica e diversificada, identificada com sua composição populacional. A paisagem cultural brasileira é fruto de influências indígenas, africanas e europeias, que contribuíram ativamente na construção da identidade do país. Esse quadro resultou na formação de grandes núcleos culturais, que estão expressos nos mais diversos assentamentos urbanos brasileiros.

São exemplos de zonas paisagísticas identitárias da cultura do Brasil os centros históricos das cidades de Ouro Preto, Olinda, Salvador e Goiás. Além dessas, grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília expressam em sua paisagem a identidade da população brasileira. Ademais, compõem a paisagem cultural do Brasil as diversas populações tradicionais que habitam o país, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Quais as diferenças entre paisagem cultural e paisagem natural?

A diferença entre uma paisagem cultural e uma paisagem natural é dada em razão do grau de intervenção antrópica no espaço geográfico. Desse modo, as paisagens que apresentam pouca ou nenhuma intervenção humana são consideradas paisagens naturais. São exemplos desse tipo de paisagem uma reserva florestal bem preservada e uma zona desértica despovoada.

Já aquelas paisagens em que há ação do ser humano em sua transformação, como bairros residenciais e zonas industriais, são classificadas como culturais. Esse tipo de paisagem, em razão do grau de interferência humana no meio, também é chamada de paisagem humanizada ou modificada.

Leia também: Identidade cultural — conjunto de elementos que formam a identidade de um povo

Exercícios resolvidos sobre paisagem cultural

Questão 1

(UECE 2017)

Observe o que se diz a seguir a respeito do conceito de paisagem na geografia física: “Por meio do conceito de paisagem, o imaginário social transforma culturalmente a natureza, ao mesmo tempo que os sistemas técnicos agregam ao território as formas-conteúdo da paisagem constituídas por representações sociais”.

Vitte, Antônio Carlos, O desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na Geografia Física. Mercator — Revista de Geografia da UFC. 2007.

Considerando os aspectos relativos ao conceito de paisagem na Geografia física, como tratado no excerto acima, é correto concluir que paisagem

A) é um elemento estático e imutável na escala de tempo humana.

B) é tudo aquilo que pode ser visto e não pode ser alterado.

C) possui um caráter dinâmico, podendo ser modificada e construída.

D) está restrita à dimensão física do espaço e é composta por elementos abióticos.

Resolução:

Alternativa C

A paisagem apresenta um aspecto dinâmico, uma vez que ela é alterada ao longo do tempo, principalmente pela ação antrópica, constituindo, assim, uma paisagem cultural.

Questão 2

(UERJ 2012)

Depois de aguardar por uma década, o Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural concedido pela Unesco. O conceito de paisagem cultural passou a ser utilizado a partir de 1992 e se aplica a locais onde a interação humana com o meio ambiente ocorre de forma harmônica. Até o momento, as regiões reconhecidas mundialmente nessa categoria relacionaram-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.

Adaptado de O Globo 02/07/2012.

Os processos de patrimonialização acentuaram-se ao longo dos últimos 30 anos, incorporando inclusive novas categorias, como a de “paisagem cultural”. Para o caso do Rio de Janeiro, a manutenção da harmonia entre ocupação humana e meio ambiente no espaço urbano deve ser garantida, principalmente, por meio de

A) flexibilização da legislação das regiões sujeitas a proteção ambiental.

B) desapropriação das áreas de encostas existentes na região metropolitana.

C) preservação dos conjuntos de logradouros dotados de atrativos naturais.

D) reordenamento das áreas litorâneas marcadas pela expansão imobiliária.

Resolução:

Alternativa C

A preservação da paisagem é fundamental mediante a importância dessa categoria geográfica para a história e a memória das sociedades. Sendo assim, há a necessidade de manter uma relação adequada entre paisagem cultural e meio ambiente.

Créditos da imagem

[1] Antonio Salaverry / Shutterstock.com

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

O saber geográfico articula-se a partir de conceitos e categorias básicos sobre o espaço geográfico
Categorias ou conceitos da Geografia
Entenda os conceitos e categorias da Geografia e aprofunde seus conhecimentos sobre lugar, paisagem, região e território.
O jogo de Xadrez pode ser visto como uma metáfora da disputa pelo território
Conceito de Território
O conceito de território, suas abordagens e tipologias.
A paisagem carrega consigo os elementos perceptíveis do espaço
Conceito de paisagem
Entenda o conceito de paisagem e as suas aplicações, características e principais componentes.
Vista de cima de um cruzamento urbano com carros passando
Espaço geográfico
Entenda o conceito de espaço geográfico e aprenda seus exemplos. Leia mais sobre os aspectos dos diferentes espaços nos níveis mundial e brasileiro.
Identidade cultural
Clique aqui para descobrir o que é identidade cultural, como ela é estabelecida e qual a importância dela para a preservação da cultura de um povo.
Uma rua, por exemplo, pode ser uma expressão do lugar no espaço geográfico
O conceito de lugar para a Geografia
Confira o conceito de lugar para a Geografia e entenda a importância desse termo para diversos estudos referentes à sociedade e aos grupos humanos.
As paisagens naturais são formadas por elementos físicos do espaço geográfico.
Paisagem natural
Saiba mais sobre o conceito de paisagem natural. Entenda a diferença entre paisagem natural e cultural. Veja exemplos de paisagens naturais presentes no mundo.
video icon
Sociologia
O que é apoliticismo?
É possível viver coletivamente fora das instituições políticas formais? Veja isso e muito mais nesta videoaula sobre o apoliticismo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!