Razão
A razão entre a e b é o resultado da divisão \(\frac{a}{b}\), com b ≠0. Caso a e b sejam números, a razão pode ser expressa na forma fracionária, percentual e decimal. É fundamental destacar que a razão entre a e b é diferente da razão entre b e a. Enquanto a primeira indica o quociente de \(\frac{a}{b}\), com b ≠0, a segunda se refere ao quociente de \(\frac{b}{a}\), com a ≠0. Assim, a descrição de uma razão segue uma ordem: primeiro informa o dividendo e depois o divisor.
Leia também: Razão entre grandezas diferentes — a divisão entre as medidas dessas grandezas
Resumo sobre razão
- A razão entre a e b, com b≠0, é o resultado da seguinte divisão
\(\frac{a}{b}\)
- A descrição de uma razão indica uma ordem específica entre os elementos.
- Para escrever uma razão utilizam-se as representações fracionária, percentual e decimal.
- Uma proporção é uma igualdade entre razões. Se b≠0 e d≠0, uma proporção apresenta o seguinte formato
\(\frac{a}{b}=\frac{c}{d}\)
Como representar a razão?
Há três maneiras principais de representar uma razão entre dois números: fração, porcentagem e decimal. Veja sobre cada uma delas a seguir.
→ Representação fracionária
Na representação fracionária, a razão é expressa por meio de uma fração. Essa forma de escrita é uma das mais utilizadas para explicitar uma razão. Considere a razão entre 2 e 5, nessa ordem. A representação fracionária dessa razão é 25.
→ Representação percentual
Na representação percentual, a razão é escrita como uma porcentagem. Lembre-se de que a porcentagem indica uma divisão por 100. Considere a razão entre 2 e 5, nessa ordem. Note que \(\frac{2}{5}=\frac{40}{100}\). Assim, a representação percentual dessa razão é 40%.
→ Representação decimal
Na representação decimal, a razão é indicada pelo seu valor decimal. Para encontrar esse valor, basta realizar a divisão na ordem expressa pela razão. Considere a razão entre 2 e 5, nessa ordem. Observe que 2 ÷ 5 = 0,4. Portanto, a representação decimal dessa razão é 0,4.
Importante: A representação de uma razão varia de acordo com o contexto. Enquanto em uma pesquisa científica a representação percentual é mais utilizada, na descrição de uma receita a representação fracionária é preferível. Além disso, em alguns casos, como no contexto de escala, a razão pode ser indicada na forma a:b. Por exemplo, se um mapa é construído na escala 1:1000, cada centímetro no mapa corresponde a 1000 centímetros na realidade.
Como calcular a razão?
Para calcular o valor numérico de uma razão, basta encontrar o quociente entre os termos envolvidos, na ordem indicada.
- Exemplo:
Dois quadrados, A e B, possuem lados de medida lA = 2 cm e lB = 2,5 cm e perímetros pA e pB, respectivamente. Qual razão entre pA e pB?
Resolução:
Um quadrado possui quatro lados de mesma medida. Assim, seu perímetro é 4 ⋅l, em que l é a medida do lado.
\(p_A=4\cdot l_A=4\cdot2\ cm=8\ cm\)
\(p_B=4\cdot l_B=4\cdot2,5\ cm=10\ cm\)
Portanto, a razão entre pA e pB é igual a
\(\frac{p_A}{p_B}=\frac{8}{10}=0,8\)
Interessante: O número π é uma razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro.
Diferenças entre razão e proporção
- Razão: a razão entre a e b, com b≠0, é o resultado da seguinte divisão: ab. Para escrever uma razão, utilizam-se as representações fracionária, percentual e decimal.
- Proporção: é uma igualdade entre razões. Supondo b≠0 e d≠0, podemos representar uma proporção da seguinte forma: ab=cd. Uma das propriedades mais importantes de uma proporção é a multiplicação cruzada, em que o produto a⋅d é igual ao produto b ⋅c. Formalmente, escrevemos que \(\frac{a}{b}=\frac{c}{d}\ \Leftrightarrow\ a\cdot d\ =\ b\cdot c\).
Veja também: Quais são as propriedades das proporções?
Exercícios resolvidos sobre razão
Questão 1
Considere A1 a área de um triângulo equilátero de lado 1 cm e A2 a área de um triângulo equilátero de lado 3 cm. A razão entre A2 e A1 é igual a
A) \( \frac{1}{9}\)
B) \( \frac{1}{3}\)
C) 1
D) 3
E) 9
Resolução:
Alternativa E.
A área de um triângulo equilátero é dada pela expressão abaixo, em que l é a medida do lado.
\(A=\frac{l^2\sqrt3}{4}\)
Assim,
\(A_1=\frac{1^2\sqrt3}{4}=\frac{\sqrt3}{4}cm^2\)
\(A_2=\frac{3^2\sqrt3}{4}=\frac{9\sqrt3}{4}cm^2\)
Portanto, a razão entre A2 e A1 é
\(\frac{A_2}{A_1}=\frac{\frac{9\sqrt3}{4}}{\frac{\sqrt3}{4}}=9\)
Questão 2
(Enem) Uma empresa de ônibus utiliza um sistema de vendas de passagens que fornece a imagem de todos os assentos do ônibus, diferenciando os assentos já vendidos, por uma cor mais escura, dos assentos ainda disponíveis. A empresa monitora, permanentemente, o número de assentos já vendidos e compara-o com o número total de assentos do ônibus para avaliar a necessidade de alocação de veículos extras.
Na imagem tem-se a informação dos assentos já vendidos e dos assentos ainda disponíveis em um determinado instante.
A razão entre o número de assentos já vendidos e o total de assentos desse ônibus, no instante considerado na imagem, é
A) \( \frac{16}{42}\)
B) \( \frac{16}{26}\)
C) \( \frac{26}{42}\)
D) \( \frac{42}{26}\)
E) \( \frac{42}{16}\)
Resolução:
Alternativa A.
A imagem apresenta 16 assentos em cor mais escura, de um total de 42 assentos. Assim, a razão entre o número de assentos já vendidos e o total de assentos desse ônibus é \(\frac{16}{42}\).