Whatsapp icon Whatsapp

Transporte ativo

Transporte ativo garante que solutos sejam transportados contra os gradientes de concentração e requer o fornecimento de energia.
O transporte ativo é um tipo de transporte através da membrana em que há gasto de energia.
O transporte ativo é um tipo de transporte através da membrana em que há gasto de energia.

O transporte ativo é um tipo de transporte de substâncias através da membrana plasmática que se caracteriza pelo gasto de energia pela célula. Nele, diferentemente do transporte passivo, observa-se uma movimentação dos solutos contra os seus gradientes de concentração. A bomba de sódio-potássio é um caso de transporte ativo em que o ATP fornece a energia necessária para o bombeamento dos íons sódio e potássio.

Leia também: Respiração celular — processo principal de fornecimento de energia para a maioria das células

Resumo sobre transporte ativo

  • A membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva, o que permite um controle adequado do que entra e do que sai da célula.

  • Algumas substâncias atravessam a membrana livremente.

  • Algumas substâncias, para atravessar a membrana plasmática, necessitam da ajuda de proteínas.

  • Proteínas carreadoras atuam no transporte ativo, um tipo de transporte de substâncias em que há gasto de energia pela célula.

  • A bomba de sódio-potássio é um caso de transporte ativo.

Transporte através da membrana

A membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares e é constituída basicamente de uma bicamada de fosfolipídios com proteínas inseridas. Uma de suas funções é selecionar o que entra e o que sai da célula, garantido o equilíbrio do meio interno celular. Essa propriedade é conhecida como permeabilidade seletiva.

Algumas moléculas passam pela bicamada fosfolipídica facilmente, sendo esse o caso, por exemplo, do oxigênio e do gás carbônico. Outras moléculas, no entanto, necessitam de ajuda. Neste último caso, as substâncias contam com a ajuda de proteínas de transporte, as quais são bastante seletivas.

Em algumas situações, o transporte de substâncias através da membrana não leva ao gasto de energia pela célula. Esse tipo de transporte é chamado de passivo. Em outras, no entanto, para que as substâncias atravessem a membrana, torna-se necessário o uso de energia, sendo esse o transporte ativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é transporte ativo

O transporte ativo é um tipo de transporte através da membrana em que há gasto de energia pela célula. No transporte ativo, proteínas de transporte atuarão de modo a garantir que solutos sejam movimentados contra seu gradiente de concentração, sendo transferidos do lado em que se encontram em menor concentração para o lado onde estão mais concentrados.

As proteínas que garantem o transporte dessas substâncias são as chamadas de proteínas carreadoras. Elas se ligam às moléculas que serão transportadas e mudam sua conformação de modo a garantir que tais moléculas atravessem a membrana plasmática contra seu gradiente de concentração. Por direcionarem os solutos contra seus gradientes, alguns transportadores são chamados de bombas.

Leia mais: Ciclo de Krebs — uma das etapas do processo de respiração celular

Bomba de sódio-potássio

Esquema ilustrativo da bomba de sódio-potássio
A bomba de sódio-potássio é um tipo de transporte ativo que ocorre em células do nosso corpo.

A bomba de sódio-potássio é um caso específico de transporte ativo. A concentração dos íons sódio (Na+) é maior do lado de fora da célula do que dentro dela, enquanto a concentração de íon potássio (K+) é menor no interior da célula do que fora dela. A bomba de sódio-potássio garante que íons sódio sejam bombeados para fora da célula e que íons potássio sejam bombeados para dentro dela.

O Na+ citoplasmático se liga à bomba de sódio-potássio, e essa ligação estimula a fosforilação do ATP. Essa fosforilação promove mudança na forma da proteína, diminuindo sua afinidade pelo Na+, o qual é liberado para fora da célula. A nova forma adquirida pela proteína tem grande afinidade com o K+, o qual se liga à porção extracelular e promove a liberação do grupo fosfato.

Quando a proteína perde o grupo fosfato, ela retoma sua forma original, a qual apresenta menor afinidade pelo K+, que é, nesse momento, liberado. A afinidade pelo Na+ é reestabelecida, dando início a um novo ciclo. Vale salientar que a bomba de sódio-potássio garante, em cada ciclo, o transporte de três íons sódio para fora da célula a cada dois íons potássio bombeados para dentro.

Leia mais: Endocitose e exocitose — processos relacionados com a captura e a eliminação de substâncias na célula

Diferença entre transporte ativo e transporte passivo

Esquema ilustrativo sobre a diferença entre transporte passivo e transporte ativo
No transporte passivo, diferentemente do transporte ativo, não há gasto de energia pela célula.

Tanto o transporte passivo quanto o transporte ativo têm como função primordial garantir que substâncias atravessem a membrana plasmática. No transporte passivo, não há gasto de energia pela célula e as substâncias difundem-se em direção a seu gradiente de menor concentração. A difusão simples, a difusão facilitada e a osmose são tipos de transporte passivo.

O transporte ativo, por sua vez, leva ao gasto de energia, e as substâncias se movem através da membrana plasmática contra seus gradientes de concentração. Geralmente, a energia para que o processo ocorra é suprida pelo ATP.

  • Videoaula sobre transporte ativo e transporte passivo

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

ATP é uma sigla utilizada para denominar a molécula de adenosina trifosfato
ATP
Compreenda o que é ATP (adenosina trifosfato) e entenda a importância dessa molécula para as células de todos os seres vivos.
Ciclo de Krebs
Clique aqui e aprenda mais sobre o ciclo de Krebs. Neste texto explicaremos um pouco a respeito das oito etapas que compõem esse ciclo.
Os fios de alta-tensão geralmente estão em potenciais elétricos de até 13.800V
Cinco coisas que você provavelmente não sabia sobre a eletricidade
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre a eletricidade? Confira cinco fatos interessantes sobre esse fenômeno de grande importância em nossas vidas.
A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Mecanismo de difusão facilitada.
Difusão Facilitada
O transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, regulado por enzimas carreadoras.
Membrana plasmática
Que tal ampliar seus conhecimentos a respeito da membrana plasmática? Clique aqui e conheça as principais características dessa membrana e suas funções!
Microscópio de luz e Eletrônico
A diferença entre ambos e as características de cada um.
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
Algumas etapas da respiração ocorrem nas mitocôndrias
Respiração aeróbica
Entenda as principais etapas da respiração aeróbica e suas diferenças quando comparada à respiração anaeróbica.
O transporte de substâncias através da membrana
Transporte Membranar de substâncias
O deslocamento de substratos efetivados pelas células.
O transporte passivo não envolve gasto de energia.
Transporte passivo
Clique aqui e aprenda mais sobre o transporte passivo, suas principais características e a diferença entre difusão simples, difusão facilitada e osmose.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!