2. Biologia
  3. Biologia celular
  4. Transporte Ativo

Transporte Ativo

A passagem de substâncias através da membrana plasmática pode ocorrer espontaneamente, no entanto a célula também é capaz de bombear (absorver ou expulsar) substâncias contra um gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado, mediado por transporte ativo envolvendo gasto de energia.

O transporte é realizado principalmente por enzimas transmembranares, denominadas ATPases, proporcionando desequilíbrio nas concentrações iônicas e moleculares extra e intracelular, contra a tendência normal.

Esse fluxo promove ativamente a diferença de concentração de soluto dentro e fora da célula, e exemplifica o funcionamento da bomba de sódio e potássio mantendo o potencial eletroquímico entre as faces da membrana (interna negativa e externa positiva).

Portanto, o bombeamento de potássio (K+) para dentro e sódio (Na+) para fora da célula, na proporção de dois íons K+ que entram para três íons Na+ que saem, estabelece uma concentração contrária ao fluxo normal. Sendo esse mecanismo de fundamental importância para o metabolismo da célula.

Somente obedecendo tais condições, processos como: síntese de proteínas, etapas da respiração celular e transmissão de impulsos elétricos neuronais, podem ocorrer e favorecer a manutenção das reações biológicas em resposta a estímulos ambientais.

A leitura desse texto e sua interpretação, por exemplo, só é possível graças à contínua despolarização e polarização da membrana plasmática de células nervosas, interligando o sistema sensorial visual ao sistema nervoso central (cérebro), que nos capacita realizar ações como: ler, falar, pensar, locomover etc.

O transporte ativo de substâncias
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Várias substâncias atravessam a membrana plasmática e, com isso, garantem que a célula receba substâncias necessárias para seu funcionamento e elimine produtos para o meio externo. Em alguns casos, o transporte ocorre de maneira passiva, porém, em outros, o transporte é ativo e caracteriza-se

a) por ocorrer a favor do gradiente de concentração.

b) por ocorrer sem gasto de ATP.

c) por envolver com gasto de energia.

d) por independer do gradiente de concentração.

e) por não ocorrer em células animais.

Analise as situações abaixo e indique aquela em que observamos um transporte ativo de substâncias.

a) difusão simples.

b) difusão facilitada.

c) osmose.

d) bomba de sódio e potássio.

Os fios de alta-tensão geralmente estão em potenciais elétricos de até 13.800V
Cinco coisas que você provavelmente não sabia sobre a eletricidade
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre a eletricidade? Confira cinco fatos interessantes sobre esse fenômeno de grande importância em nossas vidas.
Membrana plasmática
Que tal ampliar seus conhecimentos a respeito da membrana plasmática? Clique aqui e conheça as principais características dessa membrana e suas funções!
A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Microscópio de luz e Eletrônico
A diferença entre ambos e as características de cada um.
Algumas etapas da respiração ocorrem nas mitocôndrias
Respiração aeróbica
Entenda as principais etapas da respiração aeróbica e suas diferenças quando comparada à respiração anaeróbica.
O Ciclo de krebs e a produção de energia para o trabalho celular.
Ciclo de Krebs
A produção de ATP, molécula que fornece energia para a célula.