Ácido Metanoico ou Ácido Fórmico
O ácido metanoico ou ácido fórmico recebeu este nome em virtude de sua primeira obtenção, que foi a partir da destilação da formiga vermelha (Formica rufibarbis). Sua picada causa grande dor na vítima, em razão da injeção deste composto orgânico. A estrutura do ácido metanoico ou fórmico está representada abaixo e é possível observar que ele é um composto do grupo funcional ácido carboxílico:
Fórmula Estrutural do ácido metanoico.
Esse ácido foi sintetizado em laboratório pela primeira vez pelo físico e químico francês Joseph Gay-Lussac (1827-1907) a partir do ácido cianídrico. No entanto, atualmente, a técnica que se usa é a partir da reação entre monóxido de carbono (CO) e hidróxido de sódio (soda cáustica - NaOH). Posteriormente, o produto obtido (metanoato de sódio - HCO2Na) passa por uma segunda etapa, reagindo com ácido sulfúrico (H2SO4). Essa segunda etapa pode também ser realizada com o uso de ácido clorídrico (HCl) no lugar do ácido sulfúrico.
Reação de obtenção do ácido metanoico.
Ele é muito utilizado na indústria de tingimento para a fixação das cores dos corantes dos tecidos (como mordente), no curtimento de couro, na coagulação de látex, na produção de borracha e como desinfetante em medicina.
Por ter em sua estrutura uma parte semelhante aos aldeídos, ele apresenta uma reatividade especial que os outros ácidos não tem: age como redutor facilmente por meio de Permanganato de Potássio (K2MnO4) e Dicromato de Potássio (K2Cr2O7), pode ser decomposto por aquecimento e ao ser tratado por PCl5.