Whatsapp icon Whatsapp

Ácido Metanoico ou Ácido Fórmico

A picada da formiga vermelha causa uma dor intensa, em razão da liberação do ácido metanoico.
A picada da formiga vermelha causa uma dor intensa, em razão da liberação do ácido metanoico.

O ácido metanoico ou ácido fórmico recebeu este nome em virtude de sua primeira obtenção, que foi a partir da destilação da formiga vermelha (Formica rufibarbis). Sua picada causa grande dor na vítima, em razão da injeção deste composto orgânico. A estrutura do ácido metanoico ou fórmico está representada abaixo e é possível observar que ele é um composto do grupo funcional ácido carboxílico:

Fórmula Estrutural do ácido metanoico.
 Fórmula Estrutural do ácido metanoico.

Esse ácido foi sintetizado em laboratório pela primeira vez pelo físico e químico francês Joseph Gay-Lussac (1827-1907) a partir do ácido cianídrico. No entanto, atualmente, a técnica que se usa é a partir da reação entre monóxido de carbono (CO) e hidróxido de sódio (soda cáustica - NaOH). Posteriormente, o produto obtido (metanoato de sódio - HCO2Na) passa por uma segunda etapa, reagindo com ácido sulfúrico (H2SO4). Essa segunda etapa pode também ser realizada com o uso de ácido clorídrico (HCl) no lugar do ácido sulfúrico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reação de obtenção do ácido metanoico.
 Reação de obtenção do ácido metanoico.

 

Ele é muito utilizado na indústria de tingimento para a fixação das cores dos corantes dos tecidos (como mordente), no curtimento de couro, na coagulação de látex, na produção de borracha e como desinfetante em medicina.

Por ter em sua estrutura uma parte semelhante aos aldeídos, ele apresenta uma reatividade especial que os outros ácidos não tem: age como redutor facilmente por meio de Permanganato de Potássio (K2MnO4) e Dicromato de Potássio (K2Cr2O7), pode ser decomposto por aquecimento e ao ser tratado por PCl5.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!