Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Alerta para o uso de plásticos

Alerta para o uso de plásticos

Se você nunca prestou atenção neste símbolo presente em recipientes plásticos, é hora de dar mais atenção a este que parece um simples detalhe, mas diz tudo a respeito do material de origem.

Vejamos então o que significa cada um dos símbolos presentes ao fundo de garrafas e copos descartáveis, potes para margarina, embalagens de sucos, potes de iogurte, embalagem de produtos de limpeza, etc.



O triângulo com um número dentro identifica a origem do plástico.

Primeiramente é preciso saber que, independente da numeração, todos os plásticos são polímeros, o que podemos perceber até na nomenclatura. Mas o principal objetivo neste contexto é alertar para a identificação do plástico e, afinal, qual deles é prejudicial à nossa saúde?

1. As embalagens PET, identificadas pelo número 1, são feitas a partir do Polietileno tereftalato. São empregadas em garrafas para água mineral e refrigerantes.

2. A sigla PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é referente às embalagens para produtos químicos domésticos (limpeza).

3. Os plásticos PVC (Policloreto de vinila), também identificados por V, são empregados em tubos e conexões para água, lonas, calçados, bolsas de sangue e soro, brinquedos, etc.

4. O Polietileno de baixa densidade (PEBD) é o polímero usado para produzir sacos de lixo, filmes em geral, entre outros.

5. A sigla PP identifica o Polipropileno, os plásticos com esta classificação podem ser usados para fabricar embalagens para margarina, seringas descartáveis, utilidades domésticas.

6. O Poliestireno, representado pela sigla PS, tem uma vasta utilização, é empregado no feitio de cabines de TV, copos descartáveis e embalagens em geral.

7. A classificação 7 é para as resinas plásticas, entre elas podemos citar o PC.



É aqui que mora o perigo! O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd’s, etc.

Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde. Se for, por exemplo, aquecer seu almoço no micro-ondas e utilizar um recipiente tipo 7 (termoplástico), vai fazer com que a substância tóxica seja transferida mais facilmente para o alimento. Portanto, cuidado ao escolher as embalagens plásticas de sua cozinha!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Polímero PET 

Polímero antibala 

Qual é o polímero presente em copos descartáveis?
Qual é o polímero presente em copos descartáveis?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Oxigênio dissolvido da água
Saiba por que ele é essencial à sobrevivência dos peixes.
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?
Poluição térmica
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?
Há esperança para o verde?
Boas notícas sobre a qualidade do ar
O homem está se conscientizando sobre seu papel?
Água com oxigênio: oxidação de bactérias.
Oxigênio no tratamento de efluentes
Como oxidar o material orgânico presente na água?
A produção de grandes quantidades de óxidos resulta na chuva ácida, que traz sérios prejuízos ao próprio ser humano, o causador de tudo isso.
Óxidos e chuva ácida
Conheça quais são os óxidos considerados os principais vilões da chuva ácida – que destrói árvores, estruturas metálicas e monumentos históricos.
A camada de ozônio (O3) protege a Terra
Equilíbrio químico na camada de ozônio
Nesse texto você verá como o deslocamento do equilíbrio químico na estratosfera por substâncias poluentes causa a destruição da camada de ozônio.
A criação de bovinos leva ao aumento dos gases-estufa na atmosfera, agravando o problema do aquecimento global
Consumo de Carne e Aquecimento Global
Entenda por que o consumo de carne contribui para o aquecimento global.
Os CFCs eram muito usados como propelentes de aerossóis
Clorofluorcarbonetos (CFCs)
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são os maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Saiba quais compostos são esses!
A embalagem cartonada pode ser reciclada
Reciclagem de embalagens cartonadas longa vida
Conheça os métodos usados para reciclagem de embalagens cartonadas, visto que elas são formadas por três materiais e podem agravar o problema do lixo.
São usados alguns meios para diminuir o impacto que a produção e uso das embalagens cartonadas pode ter sobre o meio ambiente
Embalagens cartonadas e o meio ambiente
Conheça os impactos ambientais da produção e descarte inadequado das embalagens cartonadas, bem como o que se tem feito para diminuir esses impactos.
A degradação de componentes plásticos leva à formação de microplásticos, que contaminam o oceano.
Microplásticos
Clique neste link e saiba mais sobre os microplásticos, pequenos pedaços de polímeros sintéticos com tamanho inferior a 5 mm. Os microsplásticos têm causado danos imensuráveis ao ecossistema aquático (principalmente o marinho), provocando a morte de seres vivos da cadeia alimentar.
Espuma característica da poluição.
Detergente ou sabão: qual polui mais?
Saiba qual usar para contribuir na hora de lavar a louça.
Filme rígido passa por degradação oxidativa.
Degradar e biodegradar
Ação de micro-organismos e modificação química em materiais.
Sacolas oferecem perigo à vida marítima.
Oxibiodegradação
Quais os benefícios dessa ação para o ambiente?
O principal óxido responsável pelo aumento do efeito estufa é o gás carbônico
Óxidos e Efeito Estufa
Entenda como o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera intensifica o efeito estufa e resulta no aquecimento global, um grande problema ambiental de nossa era.