Whatsapp icon Whatsapp

Alerta para o uso de plásticos

Qual é o polímero presente em copos descartáveis?
Qual é o polímero presente em copos descartáveis?

Se você nunca prestou atenção neste símbolo presente em recipientes plásticos, é hora de dar mais atenção a este que parece um simples detalhe, mas diz tudo a respeito do material de origem.

Vejamos então o que significa cada um dos símbolos presentes ao fundo de garrafas e copos descartáveis, potes para margarina, embalagens de sucos, potes de iogurte, embalagem de produtos de limpeza, etc.



O triângulo com um número dentro identifica a origem do plástico.

Primeiramente é preciso saber que, independente da numeração, todos os plásticos são polímeros, o que podemos perceber até na nomenclatura. Mas o principal objetivo neste contexto é alertar para a identificação do plástico e, afinal, qual deles é prejudicial à nossa saúde?

1. As embalagens PET, identificadas pelo número 1, são feitas a partir do Polietileno tereftalato. São empregadas em garrafas para água mineral e refrigerantes.

2. A sigla PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é referente às embalagens para produtos químicos domésticos (limpeza).

3. Os plásticos PVC (Policloreto de vinila), também identificados por V, são empregados em tubos e conexões para água, lonas, calçados, bolsas de sangue e soro, brinquedos, etc.

4. O Polietileno de baixa densidade (PEBD) é o polímero usado para produzir sacos de lixo, filmes em geral, entre outros.

5. A sigla PP identifica o Polipropileno, os plásticos com esta classificação podem ser usados para fabricar embalagens para margarina, seringas descartáveis, utilidades domésticas.

6. O Poliestireno, representado pela sigla PS, tem uma vasta utilização, é empregado no feitio de cabines de TV, copos descartáveis e embalagens em geral.

7. A classificação 7 é para as resinas plásticas, entre elas podemos citar o PC.



É aqui que mora o perigo! O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd’s, etc.

Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde. Se for, por exemplo, aquecer seu almoço no micro-ondas e utilizar um recipiente tipo 7 (termoplástico), vai fazer com que a substância tóxica seja transferida mais facilmente para o alimento. Portanto, cuidado ao escolher as embalagens plásticas de sua cozinha!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Polímero PET 

Polímero antibala 

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Degradar e biodegradar
Ação de micro-organismos e modificação química em materiais.
Detergente ou sabão: qual polui mais?
Saiba qual usar para contribuir na hora de lavar a louça.
Oxibiodegradação
Quais os benefícios dessa ação para o ambiente?
Óxidos e Efeito Estufa
Entenda como o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera intensifica o efeito estufa e resulta no aquecimento global, um grande problema ambiental de nossa era.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.