Polímero PET
PET é a abreviatura para Polietilenotereftalato, esse polímero tem sua utilização crescendo gradativamente, tudo porque se tornou o recipiente de guardar bebidas mais prático que existe.
O PET, assim como o vidro, é transparente e útil para guardar alimentos, possui vantagens em relação ao peso e praticidade. Uma garrafa PET, por exemplo, é bem mais leve que uma de vidro, isso a torna um recipiente fácil de transportar.
Mas não é só para fabricar embalagens que o PET é útil, ele é usado também em filmes fotográficos e raios – X. Foi descoberto em 1941 pelos químicos Rex Whinfield e James Dickson: durante as pesquisas que realizavam com etilenoglicol, notaram a presença de um material grudento que quando puxado se esticava originando longas e resistentes fibras, era o PET.
Vantagens das garrafas PET:
Fácil manuseio – essa característica do PET permite levá-lo para qualquer lugar. Por ser leve e resistente, torna possível seu transporte para piqueniques e passeios diversos;
Transporte barato – um caminhão pode levar 60% a mais de garrafas PET do que de vidro;
Segurança – é mais seguro empilhar plástico do que vidro, em razão da leveza do material.
Existem questões ambientais em relação à utilização do PET: este material não pode ser lançado no ambiente após seu uso, pois não é biodegradável. Mas infelizmente, milhares de embalagens PET são descartadas diariamente em leitos de rios, nos grandes centros urbanos e nas rodovias. A solução seria reciclar, aliás, o vidro conta pontos neste quesito em face da vantagem de ser reciclável.
Nos países mais desenvolvidos a prática de reciclar o lixo é comum, mas como nosso país enfrenta problemas neste aspecto, vale uma alerta: vamos fazer uso da tecnologia para nos trazer benefícios e não o contrário, portanto cuide de não lançar no ambiente PET’s usados.