Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Análise Química

Análise Química

Análise química é um conjunto de técnicas de laboratório utilizado para identificar espécies químicas envolvidas em uma reação.

Em que consiste a descoberta de novas teorias, novos elementos e até mesmo novos produtos? Tudo parte de um lugar em comum: análises em laboratório. Afinal, esse ambiente já era conhecido pelos antigos alquimistas, na verdade não foi preciso um laboratório moderno para a ciência chegar ao que é hoje: as condições precárias não impediram um avanço significativo nas análises químicas.

O laboratório pode ser definido como sendo o recinto apropriado para a execução de experimentos, é indispensável que tenha água em abundância, ser bem iluminado, provido de eletricidade, enfim, que permita a execução de análises químicas de forma correta, dentro dos padrões exigidos.

Análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies.

As análises químicas podem ser realizadas de três diferentes formas: quantitativamente, qualitativamente ou apenas imediata.

Análise imediata: consiste em isolar as espécies que constituem o material, esse isolamento pode ser feito manualmente. Por exemplo, se queremos analisar uma amostra sólida e esta estiver inserida em um meio líquido, é preciso retirar este sólido do meio aquoso;

Análise qualitativa: essa etapa identifica a composição do material, é preciso instrumentos apropriados para executar este procedimento. O resultado neste caso pode ser obtido pela mistura de outro componente à mistura;

Análise quantitativa: é a análise mais criteriosa, além de saber do que se trata o material ainda é preciso saber a quantidade do componente em questão dentro da amostra.

Foi seguindo esses passos básicos que a ciência evoluiu e chegou ao que é hoje: essencial na descoberta de curas de doenças, na tecnologia, entre outros benefícios.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A Química é uma ciência teórica e experimental
Introdução à Química
Aqui você encontrará uma introdução à Química, com a definição dessa ciência, quais são seus ramos de estudo e seu papel em nossa sociedade.
As moléculas de água possuem geometria angular
Geometria Molecular
Saiba mais sobre o estudo da geometria molecular, sua importância e exemplos.
Filtração: preparo do café.
Separação de misturas heterogêneas
Filtração, decantação, ventilação, sublimação, separação magnética, misturas heterogêneas, filtro de algodão, filtro de papel, filtro de porcelana, limalha, pó de enxofre.
A água se expande a baixas temperaturas.
H20: molécula versátil
A água e suas propriedades únicas.
Químico escocês Thomas Graham (1805-1869)*
Lei de Graham
Conheça a Lei de Graham sobre a velocidade de difusão e efusão dos gases e veja como solucionar exercícios sobre esse conteúdo.
Escala Celsius
Termômetro
Termômetro, tubo capilar de vidro graduado, bulbo cheio de mercúrio, capilaridade, mercúrio, metal líquido, taxa de expansão, escala termométrica, variação de temperatura, escala Celsius, ebulição da água, Sistema Internacional, escala Kelvin.
Uma substância é caracterizada por ter propriedades próprias bem definidas. Não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente i
Substâncias Simples e Compostas
Substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico e substâncias compostas são formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes.