Whatsapp icon Whatsapp

Substâncias Simples e Compostas

Uma substância é caracterizada por ter propriedades próprias bem definidas. Não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente i
Uma substância é caracterizada por ter propriedades próprias bem definidas. Não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente i

Um material pode ser designado como substância se ele possuir todas as suas propriedades definidas, determinadas e praticamente invariáveis nas mesmas condições de temperatura e pressão, ou seja, por possuir propriedades próprias.

Dentre exemplos de substâncias podemos citar: água destilada, álcool etílico, oxigênio, gás carbônico, ferro, água oxigenada (peróxido de hidrogênio), entre outros.

No entanto, notamos algumas diferenças entre essas substâncias. Uma dessas diferenças é que, por exemplo, se pegarmos água oxigenada e a submetermos à luz e ao calor, ela sofrerá uma reação de decomposição que dará origem à água e ao oxigênio. Essa reação pode ser esquematizada da seguinte maneira:

H2O2 → H2O + O2
ou seja
peróxido de hidrogênio → água + oxigênio

Algo semelhante ocorre com outras substâncias, como o bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato - NaHCO3), que é utilizado no crescimento de bolos. Ao ser aquecida, essa substância libera vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e carbonato de sódio (Na2CO3), conforme mostrado abaixo:

2 NaHCO3  →  Na2CO3 + H2O   + CO2

No entanto, observamos que outras substâncias, como o oxigênio, mesmo que se aqueça, ou se submeta a algum tipo de energia muito elevada, não será decomposto de maneira nenhuma, continuará sendo oxigênio. Desse modo, surgiram dois tipos de substâncias diferentes: as simples e as compostas. Estes grupos podem ser classificados assim:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Substâncias Simples: São formadas por átomos de um mesmo elemento químico. Não podem ser decompostas em outras substâncias.

Exemplos de substâncias simples: hidrogênio (H2), oxigênio (O2), enxofre (S8), iodo (I2), cloro (Cl2), ouro (Au), prata (Ag), cobre (Cu), alumínio (Al), ferro (Fe).

exemplos de substancias simples, ou seja, que são formadas um único tipo de elemento quimico
Exemplos de substâncias simples, ou seja, que são formadas um único tipo de elemento químico

Substâncias Compostas (ou Compostos Químicos): são formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Esses podem ser decompostos em outras substâncias simples ou compostas.

Exemplos de substâncias compostas: água (H2O), água oxigenada (H2O2), bicarbonato de sódio (NaHCO3), gás carbônico (CO2), gás cianídrico (HCN).

exemplos de substancias compostas, ou seja, formadas por mais de um elemento quimico diferente
Exemplos de substâncias compostas, ou seja, formadas por mais de um elemento químico diferente

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Compostos iônicos
Conheça mais sobre os compostos iônicos e suas características e como a força de atração entre os íons explica as propriedades desses compostos.
Distribuição Eletrônica no Diagrama de Pauling
A distribuição dos elétrons de um átomo neutro pode ser feita em um Diagrama de Pauling, em ordem crescente de energia.
Forças intermoleculares e estado físico da matéria
Como a mudança de temperatura interfere na união entre moléculas?
Propriedades intensivas e extensivas
Conheça o que diferencia as propriedades intensivas e extensivas e como algumas delas podem ser usadas para identificar as substâncias.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.