De onde vem a força de adesão do filme PVC?
A modernidade dos acessórios de cozinha é fundamental para auxiliar as donas de casa mais “apressadinhas”. Afinal, existe algo mais prático do que o filme de PVC transparente? Você o utiliza para embalar alimentos (frutas, verduras, bolos, etc.) e garante que estes estejam protegidos de odores e agentes bacterianos presentes no interior das geladeiras.
O filme transparente de cozinha é considerado hoje como uma das formas mais higiênicas de proteger alimentos. O que nos interessa saber é: qual seu princípio de funcionamento? O que o faz grudar em tudo?
A melhor pergunta seria: o que ocorre quando esticamos o filme plástico desta maneira?
Uma das propriedades do filme é o fato de que ele adere sobre si mesmo e a explicação está na eletrostática. Repare que ao mover o filme com as mãos, você transfere uma carga de eletricidade sobre ele, pois o mesmo é condutor. Nosso corpo é dotado de carga elétrica, e funciona também como condutor, uma vez que possui aproximadamente 75% de água.
Quando o filme plástico adquire atividade eletrostática, será capaz de aderir a tudo que estiver pela frente, bastando apenas que este material esteja descarregado (sem carga).
No entanto, se você destacar o filme e o deixar de lado por alguns instantes, perceberá que ele perde a força de atração, não se fixando a nenhum material.
Por Líria Alves
Graduada em Química