Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Produção de N-parafina

Produção de N-parafina

A novidade vem da Bahia: um rendimento de 100% na produção de N-parafina. Tudo isso graças a um fruto nativo desta região: o babaçu. Ele foi escolhido por que apresenta uma leveza característica que auxilia no processo de produção, além disso, é muito comum na região do nordeste.

A N-parafina é um subproduto do petróleo, e tem como função principal a produção de fluidos para perfuração de poços. Mas infelizmente a obtenção de N-parafina está em escala decrescente em todo o mundo. E esta é a idéia principal do contexto: obter um maior rendimento deste composto através da mistura de outras substâncias, e os motivos que o babaçu foi escolhido já foi citado.

Uma tecnologia inédita a partir de reações químicas de hidrogenação. O resultado é um rendimento de 100 % na manufatura de fluido de perfuração.

Processo de obtenção da N- parafina:

1- A N-parafina é extraída do petróleo pelo processo de destilação, é misturada a um catalisador e então transferida para um reator onde é misturada com o óleo de babaçu e hidrogênio (reação de hidrogenação);

2- O catalisador tem a função de promover a quebra das cadeias de carbono do óleo vegetal, com isso, compostos indesejáveis e contaminantes, como enxofre e aromáticos, são eliminados nessa etapa do processo;

3- A N-parafina é obtida no fracionamento final. Fracionamento é o processo que separa os constituintes de uma mistura pelo grau de volatilização.

Mas qual exatamente é a função da n-parafina na perfuração de poços? Para extração de petróleo são utilizados os chamados fluidos de perfuração, esses fluidos são compostos por diversos produtos químicos, cuja utilização depende das características de cada poço. O fluido à base de óleo diesel foi usado para esta função durante muitos anos, e desempenhou seu papel muito bem, mas o aumento da poluição fez com que a indústria do petróleo se conscientizasse, foi aí que surgiu a idéia de produzir fluidos que fossem menos agressivos ao ambiente, e que possuíssem a mesma eficiência do óleo diesel, a n-parafina ocupou então esse lugar.
A N-parafina é retirada do óleo de babaçu.
A N-parafina é retirada do óleo de babaçu.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Seu Xampu é ácido ou básico?
O pH ideal dos Xampus
Qual é a melhor escolha na hora de cuidar dos cabelos?
Adsorver e absorver: qual a diferença?
Descubra o significado em uma linguagem química.
O que faz o filme plástico de PVC grudar?
De onde vem a força de adesão do filme PVC?
Descubra sobre o funcionamento deste auxiliar na cozinha.
Fogo é uma forma de energia.
O fogo possui estado físico?
Confira a resposta e aprenda sobre o quarto estado físico da matéria.
Por que o vidro se quebra?
Estado físico do vidro
Desvenda os mistérios acerca da estrutura dos compostos vítreos.
O vapor de água em uma chaleira pode ser condensado apenas com a diminuição da temperatura. Já os gases que são produzidos em processos industriais se
Diferença entre Gás e Vapor
O vapor é a matéria no estado gasoso quando é capaz de existir em equilíbrio com o estado líquido ou sólido, e o gás é o estado fluido da matéria.
A frutose é encontrada no mel e em todas as frutas doces
Frutose
Conheça as fórmulas estrutural e molecular da frutose, quais são os alimentos que contêm essa substância e quais são suas características principais.
Os xampus que não ardem nos olhos são especialmente importantes no banho de crianças
Xampus que não ardem nos olhos
Descubra aqui quais elementos químicos estão presentes na composição dos xampus infantis que não ardem nos olhos.
A obtenção de ferro e de aço é feita em indústrias siderúrgicas
Obtenção de ferro
Entenda qual é o processo usado nas indústrias siderúrgicas para a obtenção de ferro e de aço.
O micro-ondas pode pegar fogo e causar um incêndio se for colocado dentro dele papel alumínio ou utensílios de metal
Por que não se pode colocar utensílios de metal no micro-ondas?
Saiba por que é perigoso colocar papel alumínio e utensílios metálicos no forno micro-ondas e veja também quais utensílios podem ser colocados.