Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Gases
  4. Diferença entre Gás e Vapor

Diferença entre Gás e Vapor

Visualmente o gás e o vapor parecem ter as mesmas características e, muitas vezes, nos referimos a eles como se fossem a mesma coisa. Por exemplo, muitas vezes falamos que a água está no estado gasoso, quando na realidade queremos nos referir ao vapor de água. O gás e o vapor são coisas bem diferentes.

Uma mesma substância no estado de vapor e no estado gasoso apresenta características distintas. Observe as características do vapor:

Definição conceitual de vapor.

Exemplo: o vapor de água, que está presente no ar, volta ao estado líquido simplesmente ao entrar em contato com um recipiente que está com a temperatura mais baixa. Na figura abaixo, a taça contém água gelada, consequentemente, o copo está gelado também, por isso o vapor de água do ar se liquefaz ao entrar em contato com esse copo.

O vapor de água condensou ao entrar em contato com a taça à temperatura menor.

O mesmo ocorre com a água que ferve em uma panela fechada: ela volta imediatamente para o estado líquido quando seu vapor entra em contato com a tampa da panela, que está a uma temperatura menor.

Definição conceitual de gás.

Exemplo: o gás liquefeito do petróleo (GLP), que é encontrado dentro dos botijões do gás de cozinha, permanece na fase líquida dentro dele e se torna gás fora do recipiente. Isso ocorre porque dentro do botijão a pressão é muito maior que a pressão atmosférica e a temperatura é mais baixa do que a de fora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para vermos a diferença no cotidiano, veja o caso das bolhas formadas ao aquecermos a água e as existentes no interior de um copo de refrigerante. Será que representam a mesma coisa?

Não. As formadas no copo de refrigerante e as que se formam inicialmente na água sem a aquecermos são gases liberados que estavam dissolvidos.

O gás utilizado na gaseificação de bebidas é o CO2 (dióxido de carbono ou gás carbono). Consegue-se dissolvê-lo no líquido exatamente por meio de um grande aumento da pressão e da diminuição da temperatura. É por isso que quando abrimos um refrigerante (diminuição da pressão), e o líquido está quente (aumento da temperatura), há uma grande liberação de gases.

Agora, quando aquecemos a água, a formação de bolhas se dá porque a água começa a passar para o estado de vapor. E esta bolha só sobe para a superfície quando a pressão do vapor dentro dela se torna igual à pressão atmosférica.

Assim, a bolha do refrigerante é de gás e a bolha do aquecimento da água é de vapor.

Qual a diferença entre as bolhas formadas com o aquecimento da água e as bolhas do refrigerante?

O vapor de água em uma chaleira pode ser condensado apenas com a diminuição da temperatura. Já os gases que são produzidos em processos industriais se
O vapor de água em uma chaleira pode ser condensado apenas com a diminuição da temperatura. Já os gases que são produzidos em processos industriais se
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Ilustração de moléculas de gás carbônico. Assim como ele, a maioria dos gases é formada por moléculas
Conceito e Características dos Gases
Saiba mais sobre as principais características que delimitam os gases ideais.
As transformações gasosas sempre são estudadas com o sistema fechado para que não ocorra alteração no número de partículas e na massa do gás
Transformações Gasosas
Conheça as transformações gasosas (isotérmica, isobárica e isocórica), as leis que as explicam, suas expressões matemáticas e seus gráficos.
A N-parafina é retirada do óleo de babaçu.
Produção de N-parafina
O que é n-parafina, óleo de babaçu na produção de n-parafina, subprodutos do petróleo, como obter n-parafina, fluido de perfuração, enxofre e aromáticos, óleo diesel, perfuração de poços de petróleo.
Fogo é uma forma de energia.
O fogo possui estado físico?
Confira a resposta e aprenda sobre o quarto estado físico da matéria.
O micro-ondas pode pegar fogo e causar um incêndio se for colocado dentro dele papel alumínio ou utensílios de metal
Por que não se pode colocar utensílios de metal no micro-ondas?
Saiba por que é perigoso colocar papel alumínio e utensílios metálicos no forno micro-ondas e veja também quais utensílios podem ser colocados.
Amedeo Avogadro (1776-1856)
Volume molar dos gases
Entenda o que é o volume molar dos gases e a sua relação com a hipótese de Avogadro.
O termômetro é o equipamento usado para medir a temperatura
Temperatura como variável de estado dos gases
Entenda o que é temperatura, como ela é medida, por que ela é considerada uma variável de estado dos gases e como ocorre essa variação.
Uma das invenções científicas do século XVIII:  A máquina a vapor, criada por Thomas Newcomen em 1712
Principais descobertas científicas do século XVIII
Clique para descobrir quais foram as principais descobertas do século XVIII!
Composição química do Bafômetro
Qual a composição química do bafômetro, como funciona o Bafômetro, reações que envolvem o álcool etílico, tipos de bafômetros, dicromato de potássio, célula de combustível, catalisador, liberação de elétrons, concentração de álcool no sangue.
Como as tinturas agem sobre os fios?
Química e os cabelos
Saiba a composição dos produtos utilizados por cabeleireiros.