Whatsapp icon Whatsapp

Química e os cabelos

Como as tinturas agem sobre os fios?
Como as tinturas agem sobre os fios?
A partir de agora você vai saber o que realmente ocorre nos salões de beleza quando o assunto é tratamento de cabelos. Aprenda sobre a química presente nos produtos utilizados pelos profissionais e entenda por que o resultado normalmente agrada a todas as clientes.

Vamos começar pelo primeiro procedimento antes de tratar o cabelo, a lavagem dos fios. A química neste caso está presente no xampu, os chamados surfactantes como o dodecil sulfato de sódio, por exemplo, são os responsáveis por limpar. Mas um bom xampu precisa apresentar um pH (potencial hidrogeniônico) que não agrida os fios. Se informe melhor em: O pH ideal dos xampus.

Para as mais vaidosas, o segundo passo é tingir as madeixas. Sabe-se que os cabelos já possuem uma pigmentação natural: a melanina (cor marrom escura) e a feomelanina (marrom avermelhada). A quantidade relativa desses pigmentos confere a cor: ruivos, escuros, loiros, acizentados, etc. E se você não está satisfeito com a cor legítima de seu cabelo, pode optar por pintá-los. A composição das tintas varia e algumas contam com peróxido de hidrogênio para alvejar (tirar a cor do cabelo), outras com acetato de chumbo para fixar a cor ou ainda complexos de cromo e cobalto para garantir que a tinta não saia com a lavagem.

Neste contexto podemos ainda abordar o processo de retirada de pelos, conheça os componentes responsáveis pela depilação.

Os produtos depilatórios utilizam da química para promover a retirada de cabelos, neles estão presentes os compostos sulfeto de cálcio, sulfeto de sódio ou tioglicolato de sódio (decompõe o pelo). A adição da base hidróxido de cálcio eleva o pH e garante a eficiência do depilatório.

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Alquimistas mantinham rituais como Cabala e Magia.
Alquimia
Alquimia, palavra árabe al-khimia, química praticada na Idade Média, ciência precursora da química, efeito da metamorfose, quatro elementos básicos, Transmutação, Transcendência, Cabala e Magia, descoberta da pedra filosofal, elixir da longa vida.
As tinturas progressivas podem conter acetato de chumbo
Chumbo em cosméticos
Veja qual é a regulamentação do uso de chumbo em cosméticos e se existem perigos da utilização desse metal pesado.
Composição química do Bafômetro
Qual a composição química do bafômetro, como funciona o Bafômetro, reações que envolvem o álcool etílico, tipos de bafômetros, dicromato de potássio, célula de combustível, catalisador, liberação de elétrons, concentração de álcool no sangue.
O vapor de água em uma chaleira pode ser condensado apenas com a diminuição da temperatura. Já os gases que são produzidos em processos industriais se
Diferença entre Gás e Vapor
O vapor é a matéria no estado gasoso quando é capaz de existir em equilíbrio com o estado líquido ou sólido, e o gás é o estado fluido da matéria.
O hidrogênio está presente em 93% dos átomos do cosmo
Elemento mais abundante no Universo
Curiosidade química: conheça qual é o elemento químico mais abundante no Universo.
É preciso proteger os olhos contra a radiação perigosa.
Olhos protegidos contra radiação U.V.
As lentes fotossensíveis bloqueiam os raios solares nocivos à visão.
O micro-ondas pode pegar fogo e causar um incêndio se for colocado dentro dele papel alumínio ou utensílios de metal
Por que não se pode colocar utensílios de metal no micro-ondas?
Saiba por que é perigoso colocar papel alumínio e utensílios metálicos no forno micro-ondas e veja também quais utensílios podem ser colocados.
Enfeites populares que mudam de cor usam o princípio do deslocamento do equilíbrio químico para indicar a umidade do ar.
Previsão do tempo por meio do Equilíbrio Químico
O deslocamento do equilíbrio químico do sal de cobalto é o princípio usado para a fabricação de enfeites que mostram a umidade do ar.
A explosão de cores dos fogos de artifício está nos compostos químicos
Química dos fogos de artifício
Clique e descubra como são obtidas as diferentes cores dos fogos de artifício.
video icon
Geografia
Placas tectônicas no Enem: como esse tema é cobrado?
Assista à videoaula e entenda como as placas tectônicas movimentam-se e quais são suas consequências. Veja algumas questões que caíram no Enem com esse tema.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!