2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Química e os cabelos

Química e os cabelos

A partir de agora você vai saber o que realmente ocorre nos salões de beleza quando o assunto é tratamento de cabelos. Aprenda sobre a química presente nos produtos utilizados pelos profissionais e entenda por que o resultado normalmente agrada a todas as clientes.

Vamos começar pelo primeiro procedimento antes de tratar o cabelo, a lavagem dos fios. A química neste caso está presente no xampu, os chamados surfactantes como o dodecil sulfato de sódio, por exemplo, são os responsáveis por limpar. Mas um bom xampu precisa apresentar um pH (potencial hidrogeniônico) que não agrida os fios. Se informe melhor em: O pH ideal dos xampus.

Para as mais vaidosas, o segundo passo é tingir as madeixas. Sabe-se que os cabelos já possuem uma pigmentação natural: a melanina (cor marrom escura) e a feomelanina (marrom avermelhada). A quantidade relativa desses pigmentos confere a cor: ruivos, escuros, loiros, acizentados, etc. E se você não está satisfeito com a cor legítima de seu cabelo, pode optar por pintá-los. A composição das tintas varia e algumas contam com peróxido de hidrogênio para alvejar (tirar a cor do cabelo), outras com acetato de chumbo para fixar a cor ou ainda complexos de cromo e cobalto para garantir que a tinta não saia com a lavagem.

Neste contexto podemos ainda abordar o processo de retirada de pelos, conheça os componentes responsáveis pela depilação.

Os produtos depilatórios utilizam da química para promover a retirada de cabelos, neles estão presentes os compostos sulfeto de cálcio, sulfeto de sódio ou tioglicolato de sódio (decompõe o pelo). A adição da base hidróxido de cálcio eleva o pH e garante a eficiência do depilatório.

Como as tinturas agem sobre os fios?
Composição química do Bafômetro
Qual a composição química do bafômetro, como funciona o Bafômetro, reações que envolvem o álcool etílico, tipos de bafômetros, dicromato de potássio, célula de combustível, catalisador, liberação de elétrons, concentração de álcool no sangue.
A explosão de cores dos fogos de artifício está nos compostos químicos
Química dos fogos de artifício
Clique e descubra como são obtidas as diferentes cores dos fogos de artifício.
O vapor de água em uma chaleira pode ser condensado apenas com a diminuição da temperatura. Já os gases que são produzidos em processos industriais se
Diferença entre Gás e Vapor
O vapor é a matéria no estado gasoso quando é capaz de existir em equilíbrio com o estado líquido ou sólido, e o gás é o estado fluido da matéria.
O hidrogênio está presente em 93% dos átomos do cosmo
Elemento mais abundante no Universo
Curiosidade química: conheça qual é o elemento químico mais abundante no Universo.
As tinturas progressivas podem conter acetato de chumbo
Chumbo em cosméticos
Veja qual é a regulamentação do uso de chumbo em cosméticos e se existem perigos da utilização desse metal pesado.
Alquimistas mantinham rituais como Cabala e Magia.
Alquimia
Alquimia, palavra árabe al-khimia, química praticada na Idade Média, ciência precursora da química, efeito da metamorfose, quatro elementos básicos, Transmutação, Transcendência, Cabala e Magia, descoberta da pedra filosofal, elixir da longa vida.
É preciso proteger os olhos contra a radiação perigosa.
Olhos protegidos contra radiação U.V.
As lentes fotossensíveis bloqueiam os raios solares nocivos à visão.
Enfeites populares que mudam de cor usam o princípio do deslocamento do equilíbrio químico para indicar a umidade do ar.
Previsão do tempo por meio do Equilíbrio Químico
O deslocamento do equilíbrio químico do sal de cobalto é o princípio usado para a fabricação de enfeites que mostram a umidade do ar.
O micro-ondas pode pegar fogo e causar um incêndio se for colocado dentro dele papel alumínio ou utensílios de metal
Por que não se pode colocar utensílios de metal no micro-ondas?
Saiba por que é perigoso colocar papel alumínio e utensílios metálicos no forno micro-ondas e veja também quais utensílios podem ser colocados.