Whatsapp icon Whatsapp

Diferença entre número de massa e massa atômica

Em laboratórios de Química, as unidades em escalas macro e microscópicas (como o número atômico e a massa atômica) são muito importantes.
Em laboratórios de Química, as unidades em escalas macro e microscópicas (como o número atômico e a massa atômica) são muito importantes.

Número de Massa, na verdade, não representa a massa do átomo, mas sim o número ou a quantidade de partículas com massas significativas do átomo. Visto que o elétron tem massa 1836 vezes menor que do próton e do nêutron, sua massa é considerada insignificante para o cálculo da massa total do átomo. Assim, o Número de Massa, cujo símbolo é A, é a soma dos prótons e dos nêutrons existentes no núcleo do átomo:

Cálculo de número de massa.

Assim no isótopo do cloro (1735Cl), por exemplo, o número de massa é 35, que é a soma dos 17 prótons com os 18 nêutrons existentes no seu núcleo.

O Número de Massa (A) é dado pela soma da quantidade de nêutrons e prótons existentes no núcleo do átomo.

Já a Massa Atômica representa algo muito diferente. Ela não é simplesmente a soma das massas dos prótons e dos nêutrons. Ao se manterem unidos, ocorre perda de massa que é transformada em energia; assim, a massa do átomo é sempre menor que a soma das massas isoladas das partículas nucleares.

Além disso, as massas atômicas dos elementos químicos que aparecem na Tabela Periódica não podem representar a massa só de um isótopo daquele elemento encontrado na natureza, pois de um isótopo para o outro há diferença de números de massas. A quantidade de nêutrons é diferente de um para o outro.

Então, como é calculada a Massa Atômica de um átomo e de um elemento químico?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Massa Atômica de um elemento químico é a média ponderada das massas atômicas dos isótopos naturais do elemento, multiplicada pela abundância, ou seja, porcentagem em massa de cada isótopo.

Se for a massa atômica de um átomo apenas, é então a massa deste átomo expressa em “u”, ou seja, é medida em unidade de massa atômica (u). A unidade de massa atômica, por sua vez, é igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12). Sendo que 1 u = 1,66054 . 10-24 g.

Desse modo, se você ver na Tabela Periódica que a Massa atômica do átomo de Flúor é de 19,00 u, isto significa que o flúor é 19 vezes mais pesado que o 1/12 do isótopo do carbono-12.

São necessárias 19 unidades de massa atômica (u) para equilibrar a massa do flúor.

Vamos tomar outro exemplo e mostrar como isto é feito para um elemento químico. Na natureza, as abundâncias relativas dos isótopos do neônio são dadas por:

Tabela para cálculo de massa atômica.

Fazendo a média ponderada temos:

20,00 . 90,92 + 21,00 . 0,26 + 22,00 . 8,82 = 20,179 u
100

Portanto, o valor da massa atômica do elemento neônio na Tabela Periódica é dada por 20,179 u, ou por seu valor aproximado 20,18u.

Por Jennifer Fogaça.
Graduada em Química.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Classificação das misturas heterogêneas
Confira aqui como ocorre a classificação das misturas heterogêneas!
Equações Químicas
Equações Químicas, ácido clorídrico, Equação Química equilibrada, balanceamento de equações, produtos, reagentes, coeficiente estequiométrico, estado físico do átomo participante, Catalisadores, aquecimento, reação reversível.
Massa Atômica de um Átomo
Entenda a definição de massa atômica de um átomo, como ela é encontrada e a sua diferença em relação ao número de massa.
Teoria atômica de Dalton
Saiba mais sobre quem foi John Dalton, quais os seus postulados sobre a teoria atômica, e quais foram suas contribuições para a ciência.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.