2. Química
  3. Físico-Química
  4. Estequiometria
  5. Diferença entre número de massa e massa atômica

Diferença entre número de massa e massa atômica

Número de Massa, na verdade, não representa a massa do átomo, mas sim o número ou a quantidade de partículas com massas significativas do átomo. Visto que o elétron tem massa 1836 vezes menor que do próton e do nêutron, sua massa é considerada insignificante para o cálculo da massa total do átomo. Assim, o Número de Massa, cujo símbolo é A, é a soma dos prótons e dos nêutrons existentes no núcleo do átomo:

Cálculo de número de massa.

Assim no isótopo do cloro (1735Cl), por exemplo, o número de massa é 35, que é a soma dos 17 prótons com os 18 nêutrons existentes no seu núcleo.

O Número de Massa (A) é dado pela soma da quantidade de nêutrons e prótons existentes no núcleo do átomo.

Já a Massa Atômica representa algo muito diferente. Ela não é simplesmente a soma das massas dos prótons e dos nêutrons. Ao se manterem unidos, ocorre perda de massa que é transformada em energia; assim, a massa do átomo é sempre menor que a soma das massas isoladas das partículas nucleares.

Além disso, as massas atômicas dos elementos químicos que aparecem na Tabela Periódica não podem representar a massa só de um isótopo daquele elemento encontrado na natureza, pois de um isótopo para o outro há diferença de números de massas. A quantidade de nêutrons é diferente de um para o outro.

Então, como é calculada a Massa Atômica de um átomo e de um elemento químico?

A Massa Atômica de um elemento químico é a média ponderada das massas atômicas dos isótopos naturais do elemento, multiplicada pela abundância, ou seja, porcentagem em massa de cada isótopo.

Se for a massa atômica de um átomo apenas, é então a massa deste átomo expressa em “u”, ou seja, é medida em unidade de massa atômica (u). A unidade de massa atômica, por sua vez, é igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo do carbono-12 (C12). Sendo que 1 u = 1,66054 . 10-24 g.

Desse modo, se você ver na Tabela Periódica que a Massa atômica do átomo de Flúor é de 19,00 u, isto significa que o flúor é 19 vezes mais pesado que o 1/12 do isótopo do carbono-12.

São necessárias 19 unidades de massa atômica (u) para equilibrar a massa do flúor.

Vamos tomar outro exemplo e mostrar como isto é feito para um elemento químico. Na natureza, as abundâncias relativas dos isótopos do neônio são dadas por:

Tabela para cálculo de massa atômica.

Fazendo a média ponderada temos:

20,00 . 90,92 + 21,00 . 0,26 + 22,00 . 8,82 = 20,179 u
100

Portanto, o valor da massa atômica do elemento neônio na Tabela Periódica é dada por 20,179 u, ou por seu valor aproximado 20,18u.

Por Jennifer Fogaça.
Graduada em Química.

Em laboratórios de Química, as unidades em escalas macro e microscópicas (como o número atômico e a massa atômica) são muito importantes.
Ilustração de átomo – corresponde apenas a um modelo, e não à realidade
Estrutura do átomo
Conheça a estrutura básica do átomo e quais são as suas principais partículas constituintes.
As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
Massa atômica de um elemento
Entenda qual é a diferença entre a massa atômica de um elemento e a massa atômica de um átomo, além de compreender como elas são determinadas.
É comum no cotidiano usarmos números multiplicativos para fazer referência a conjuntos de objetos, como milheiro, resma, dúzia e grosa
Mol
Veja o conceito de mol e qual é a sua relação com a massa atômica, com a massa molar, com os coeficientes de uma equação química e com o número de Avogadro.
Unidades de medida mais comuns
Medida de uma grandeza, padrão previamente estabelecido, Unidades de medida, volume, massa, temperatura, densidade, pressão, unidade-padrão, Sistema Internacional, termômetro, escala termométrica, escala Celsius, escala Kelvin.
Ligação iônica e covalente: qual delas é polar?
Aprenda a classificar um composto de acordo com sua polaridade.
A fórmula percentual indica a porcentagem em massa do elemento na composição da substância
Fórmula Percentual ou Centesimal
Aprenda a determinar a fórmula percentual ou centesimal para qualquer substância por meio da fórmula molecular ou por meio da massa dos elementos.
A determinação da fórmula mínima pode ser feita por meio da fórmula molecular da substância
Fórmula Mínima ou Empírica
Entenda o que a fórmula mínima ou empírica expressa sobre a substância e como proceder com os cálculos a fim de determiná-la.
A fórmula molecular simplifica a representação da estrutura molecular mostrando quantos átomos de cada elemento estão presentes
Fórmula Molecular
Aprenda a determinar a fórmula molecular de qualquer composto, uma informação muito importante principalmente na estequiometria das reações químicas.
A massa atômica do átomo de carbono 12 é igual a 12 u
Massa Atômica de um Átomo
Entenda a definição de massa atômica de um átomo, como ela é encontrada e a sua diferença em relação ao número de massa.
Equações Químicas
Equações Químicas, ácido clorídrico, Equação Química equilibrada, balanceamento de equações, produtos, reagentes, coeficiente estequiométrico, estado físico do átomo participante, Catalisadores, aquecimento, reação reversível.
Átomo comparado a bolas de bilhar.
Teoria atômica de Dalton
Saiba mais sobre quem foi John Dalton, quais os seus postulados sobre a teoria atômica, e quais foram suas contribuições para a ciência.
Água e óleo é uma mistura heterogênea bifásica
Classificação das misturas heterogêneas
Confira aqui como ocorre a classificação das misturas heterogêneas!