Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Cientistas Famosos
  4. Ernest Rutherford

Ernest Rutherford

Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa.

Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês. Logo que iniciou sua carreira, já realizou grandes feitos, ele conceituou a meia-vida radioativa. Ainda no campo da radioatividade, realizou pesquisas relacionadas às partículas alfa e beta. Rutherford foi quem descobriu a existência de tais partículas, essa constatação lhe deu a honra de receber um prêmio Nobel no ano de 1908.

Após concluir suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas, Rutherford teve uma importante colaboração para o desenvolvimento do modelo de átomo moderno. Foi ele quem defendeu a ideia de que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo.

No ano de 1911, Rutherford criou o modelo atômico que levaria seu nome, o átomo de Rutherford. Trata-se de um modelo planetário do átomo e, anos mais tarde, já em 1917, realizou um experimento marcante: a primeira divisão do átomo, mais precisamente do núcleo atômico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Lei de Lavoisier – conheça os trabalhos deste cientista.

 

Rutherford (1871-1937)
Rutherford (1871-1937)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Prótons se encontram no núcleo atômico.
Prótons
Confira aqui a descoberta e as principais características dos prótons!
Dmitri Mendeleev em seus estudos
Dmitri Mendeleev
Confira aqui a importante contribuição de Dmitri Mendeleev para a química!
John Dalton (1766-1844)
John Dalton
Confira aqui as principais contribuições de John Dalton para a ciência!
Amedeo Avogadro (1776- 1856)
Amedeo Avogadro
Clique aqui e conheça as contribuições científicas de Avogadro!
Marie Curie
Saiba quem foi Marie Curie, cientista pioneira nos estudos da radioatividade e única mulher a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel. Conheça aqui a sua trajetória!