Whatsapp icon Whatsapp

Exatidão e Precisão das Medidas

Algumas balanças analíticas possuem portinholas de vidro corrediças para impedir que correntes de ar levem a medidas erradas
Algumas balanças analíticas possuem portinholas de vidro corrediças para impedir que correntes de ar levem a medidas erradas

Os cientistas dependem da realização de vários experimentos para comprovar as suas teorias e leis. Para tal, os instrumentos usados que medem volume, temperatura, massa, entre outros, devem ser exatos e precisos o máximo possível. Apesar de parecerem sinônimos, a exatidão e a precisão são termos distintos.

Veja a que cada um se refere:

  • Precisão: indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras.

Visto que repetem várias vezes os mesmos experimentos, os cientistas fazem uma média ponderada das medidas e, por isso, é muito importante que os valores sejam bem próximos.

Se, por exemplo, em três medições uma balança apresentar as seguintes massas, 100 g, 105 g e 95 g, isso significa que a balança não é precisa.

Mas o fato de os valores medidos serem próximos, não significa que está tudo correto, pois pode ocorrer, por exemplo, de deixarmos um resíduo sólido que não faz parte do experimento na balança. Assim, apesar de todos os valores das massas saírem próximos uns dos outros, não correspondem ao valor correto e esse erro pode trazer resultados inexatos.

É aí que entra a exatidão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Exatidão: indica o quão próximo do valor real (do valor normalmente aceito como referência), está o valor medido.

No exemplo anterior, em que se esqueceu de um resíduo sólido sobre a balança, os valores medidos estavam precisos, mas não estavam exatos, porque o valor da massa média obtida estava distante do valor verdadeiro. A balança pode, por exemplo, fornecer sempre uma massa de 115 g, quando na verdade o objeto pesa 100 g.

Para ilustrar a diferença entre exatidão e precisão, veja os dardos que foram atirados nos alvos abaixo, sendo que em cada um foram lançados três dardos:

Analogia com dardos atirados no alvo para se entender a diferença entre exatidão e precisão

No primeiro, o atirador foi exato, mas não foi preciso, porque apesar de estarem perto do alvo central, os dardos estão distantes uns dos outros. No segundo, ele foi preciso, mas não foi exato, porque os dardos estão próximos uns dos outros, mas estão distantes do ponto central.  O terceiro está exato e preciso, e, no último, o atirador não foi preciso nem exato.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A graduação do termômetro é a escala termométrica (existem várias escalas em uso atualmente)
Conversão de Escalas Termométricas
Conheças as escalas termométricas (graus Celsius, Kelvin e Fahrenheit), como surgiu cada uma, o que é o zero absoluto e como realizar a conversão dessas unidades.
DDT provoca má formação de ovos.
DDT
Efeitos dessa substância no organismo.
A temperatura influi no estado da matéria.
Estados físicos da matéria
Estados físicos da matéria, estado sólido, estado líquido, estado gasoso, volume, temperatura, pressão, Força de Coesão, força de repulsão, forças de atração, partículas, átomos, substâncias.
Como a ciência é comprovada?
Método científico
Clique aqui e entenda o que é e quais são as etapas do método científico!
Ilustração de um átomo com ênfase em seu núcleo
Raio atômico: o tamanho do átomo
O raio atômico (r) é a metade da distância (d) entre dois núcleos de átomos vizinhos. Neste caso, considera-se o átomo como uma esfera.
O que compõe a água?
Um estudo sobre a água
Características e propriedades da molécula H2O.
video icon
Física
Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Eletricidade - corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos" com o professor Sostag!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!