Fatores que alteram o equilíbrio de um sistema
Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema.
Temperatura e constante de equilíbrio
A constante de equilíbrio (Kc) se altera com mudanças de temperatura. Sabemos que sistemas em equilíbrio fornecem dois tipos de reações: exotérmicas (liberam calor) e endotérmicas (absorvem calor). Vejamos como elas influem no sentido da reação:
exotérmica
N2 (g) + 3 H2 (g) ↔ 2 NH3 (g)
endotérmica
Se aumentarmos a temperatura de um sistema, o equilíbrio tende a se deslocar para a esquerda, o que favorece a reação endotérmica. O aquecimento é controlado pela absorção de calor na reação.
A diminuição de temperatura faz com que o sistema se desloque para a direita (reação exotérmica), favorecendo reações que liberam calor.
Pressão e constante de equilíbrio
Só é possível analisar a influência da variação da pressão sobre um equilíbrio se um dos componentes da reação estiver no estado gasoso.
2 SO2 (g) + O2 (g) ↔ 2 SO3 (g)
3 mol 2 mol
A pressão exercida sobre o equilíbrio gasoso é capaz de deslocar o sentido da reação, esta se direciona de forma a diminuir esse aumento da pressão. Por exemplo, se aumentarmos a pressão, o equilíbrio se desloca para a direita, favorecendo a formação de SO3 (g). Isto porque nesse sentido a quantidade de mol é menor, o que faz a pressão diminuir.
Veja mais!
Reação de neutralização