Óxidos ácidos
Os óxidos são compostos formados apenas por dois elementos químicos, sendo que o mais eletronegativo deles é o oxigênio.
Esses compostos podem ser classificados de acordo com o comportamento que eles apresentam frente a ácidos, bases e água. Segundo esse critério, temos seis tipos de óxidos: ácidos, básicos, anfóteros, neutros, duplos ou mistos e os peróxidos.
Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal.
Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.
Observe que, em geral, os óxidos ácidos são formados por ametais, que são elementos com alta eletronegatividade.
Veja as reações de alguns deles com água e com bases, comprovando o conceito mencionado anteriormente:
ÓXIDO + ÁGUA → ÁCIDO
SO2(g) + H2O(l) → H2SO3 (aq)
SO3 (g) + H2O(l) → H2SO4 (aq)
CO2(g) + H2O(l) → H2CO3(aq)
CrO3(g) + H2O(l) → H2CrO4(aq)
P2O5(g) + H2O(l) → 2 HPO3(aq)
P2O5(g) + 2 H2O(l) → H4P2O7(aq)
P2O5(g) + 3 H2O(l) → 2 H3PO4(aq)
Cl2O6(g) + H2O(l) → HClO3(aq) + HClO4(aq)
N2O4(g) + 3 H2O(l) → HNO2(aq) + HNO3(aq)
ÓXIDO + BASE → SAL + ÁGUA
SO3 (g)+ 2 NaOH(aq) → 1 Na2SO4 (aq) + 1 H2O
CrO3(g) + 2 NaOH(aq) → 1 Na2CrO4 (aq) + 1 H2O
Outro nome que esses compostos recebem é “anidridos de ácidos”, sendo que essa palavra vem do grego anhydros, que significa “sem água”, porque eles podem ser obtidos por meio da desidratação de ácidos oxigenados. Observe os exemplos:
ÁCIDO → ÁGUA + ANIDRIDO
H2CO3 → H2O + CO2
H2SO4 → H2O + SO3
Os óxidos ácidos estão muito presentes no cotidiano, como mostrado a seguir no caso dos seus principais representantes:
- Óxidos de enxofre (SO2 e SO3): Estes óxidos são liberados na queima de combustíveis fósseis (principalmente o óleo diesel e a gasolina), eles contêm impurezas de enxofre e são lançados na atmosfera. Visto que esses óxidos ácidos reagem com a água gerando ácidos, eles constituem um perigo para o meio ambiente, pois são os principais causadores das chuvas ácidas que destroem árvores, contaminam rios e lagos, matam peixes e corroem construções, estátuas e monumentos artísticos.
- Gás carbônico – dióxido de carbono (CO2): Esse é o gás utilizado em refrigerantes e águas minerais gaseificadas. No estado sólido, é o gelo-seco, que tem a propriedade de se sublimar (passar diretamente do estado sólido para o gasoso), arrastando consigo as moléculas de água e originando uma densa névoa branca. Essa espécie de “nuvem” é usada como recurso cênico em shows, festas, filmes, entre outros.
O gás carbônico também é um gás que é liberado na combustão completa dos combustíveis fósseis. Sua concentração na atmosfera vem aumentando cada vez mais em virtude do crescente uso desses combustíveis, agravando problemas como o efeito estufa e o aquecimento global.