Whatsapp icon Whatsapp

Gás CS

O gás CS possui substâncias que irritam a pele, por isso é comumente usado por militares para repreender uma movimentação exagerada ou violenta.
Gás CS como arma policial.
Gás CS como arma policial.

Gás lacrimogêneo (do latim lacrima = lágrima) é um nome genérico dado a vários tipos de substâncias que irritam a pele, uma delas é o CS (2-clorobenzilideno malononitrilo).

O CS é considerado um dos mais seguros meios de repreender um agressor. É comumente usado por militares para conter multidões enfurecidas em protestos políticos. A seguir, a estrutura molecular do CS:



CS (2-clorobenzilideno malononitrilo)

Repare que a estrutura é formada por um anel benzênico, ao qual está conectado um átomo de cloro e, na extremidade, estão ligados dois grupos ciano.

O principal efeito da exposição ao gás CS é a reação involuntária de lacrimação, uma vez que os irritantes oculares atuam no sensível terminal nervoso da membrana mucosa do olho. A presença das moléculas ofensivas estimula a produção de um enorme fluxo de lágrimas com a finalidade de expulsar tais moléculas. Os efeitos nocivos de CS desaparecem dentro de 15 minutos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

A cola cola tudo?
Será mesmo que as colas colam tudo que for preciso.
A química do corpo
A química do corpo, energia química, funções da energia química no organismo, tipos de energia elétrica, transformações de matéria e energia, reconstrução celular, desenvolvimento ósseo.
Estado físico do vidro
Desvenda os mistérios acerca da estrutura dos compostos vítreos.
Filtração por Carvão ativado
Clique aqui e entenda o que é a filtração por carvão ativado!
Por que não se pode colocar utensílios de metal no micro-ondas?
Saiba por que é perigoso colocar papel alumínio e utensílios metálicos no forno micro-ondas e veja também quais utensílios podem ser colocados.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!