Gases

Com exceção dos gases nobres que são formados por átomos isolados, todos os gases são compostos moleculares. As moléculas que constituem um gás se encontram muito afastadas umas das outras devido à perda de atração, e estão sempre em movimento desordenado. Esse alto grau de liberdade ocasiona o choque das moléculas com a parede do recipiente em que se encontram, gerando uma pressão característica dos gases.

As características principais dos gases são a capacidade de se expandirem e sua compressibilidade, devido a isso não possuem volume fixo, pois ocupam totalmente o recipiente em que estão confinados. Outra propriedade importante é que eles são miscíveis com qualquer outro gás, mesmo estando em proporções diferentes.

Um gás pode passar por três tipos de variáveis de estado: quanto ao seu volume, quanto à temperatura e quanto à pressão. Essas são as chamadas variáveis de estado de um gás.

A temperatura se relaciona com o grau de agitação das partículas. Se aquecermos um gás, ele irá se movimentar com maior velocidade, aumentando o atrito das moléculas com as paredes do recipiente, ocorrerá então um aumento em sua energia cinética média. A temperatura de um gás pode ser medida em °C (graus Celsius) e °K (graus Kelvin).

O volume de um gás, como já foi dito, não é fixo. Se colocarmos um gás em um determinado espaço ele vai ocupá-lo totalmente, por isso nunca se deve colocar gases em recipientes que não sejam fechados.

Pressão de um gás é a relação da força e área: força em direção perpendicular que esse gás exerce sobre uma dada superfície em que se encontra, e a área em contato com esse gás. Agora uma pergunta: Por que nas regiões de baixa altitude (ao nível do mar), a pressão atmosférica é maior?

A Terra está envolvida por uma camada de ar atmosférico, é uma mistura básica dos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) que nós respiramos. Essa camada, que tem espessura aproximada de 800 Km, exerce uma pressão sobre os corpos denominada de pressão atmosférica. As camadas de ar mais altas comprimem as mais baixas, concentrando o gás nas regiões de baixa altitude, gerando um número maior de partículas por unidade de volume. Por isso, a pressão atmosférica é maior nessas áreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Terra é envolvida por uma camada de gases.
A Terra é envolvida por uma camada de gases.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Ilustração de moléculas de gás carbônico. Assim como ele, a maioria dos gases é formada por moléculas
Conceito e Características dos Gases
Saiba mais sobre as principais características que delimitam os gases ideais.
As transformações gasosas sempre são estudadas com o sistema fechado para que não ocorra alteração no número de partículas e na massa do gás
Transformações Gasosas
Conheça as transformações gasosas (isotérmica, isobárica e isocórica), as leis que as explicam, suas expressões matemáticas e seus gráficos.
Exemplos de misturas gasosas
Misturas de Gases
Entenda mais a respeito do comportamento das misturas de gases por meio da Lei de Dalton das pressões parciais e da Lei de Amagat dos volumes parciais.
Inalar gás hélio de uma bexiga distorce a voz
Gás hélio distorce a voz?
Veja por que o gás hélio distorce a voz, qual gás pode ser usado para engrossá-la e se faz mal inalar hélio.
Representação esquemática da primeira lei de Gay-Lussac
Leis de Gay-Lussac
Clique e conheça como são aplicadas as duas leis de Gay-Lussac, a lei da transformação isocórica e a lei das proporções volumétricas.
Amedeo Avogadro (1776-1856)
Volume molar dos gases
Entenda o que é o volume molar dos gases e a sua relação com a hipótese de Avogadro.
Benoit Pierre Emile Clapeyron (1799-1864)
Equação de Clapeyron
Conheça a Equação de Clapeyron ou Equação de estado dos gases perfeitos usada para resolver questões que envolvam transformações gasosas.
Homens aquecendo o ar para que balão de competição suba
Densidade Absoluta dos Gases
Aprenda a calcular a densidade absoluta dos gases e entenda por que os balões de competições conseguem subir através do ar.
Qual é a densidade relativa entre o gás hélio e o ar?
Densidade Relativa dos Gases
Entenda o que é densidade relativa dos gases e veja a dedução de três fórmulas que podem ser usadas para calcular essa grandeza.
O ar e esses cilindros contêm misturas gasosas
Volume parcial dos gases em misturas
Aprenda três formas de calcular o volume parcial de um gás em uma mistura gasosa.
O termômetro é o equipamento usado para medir a temperatura
Temperatura como variável de estado dos gases
Entenda o que é temperatura, como ela é medida, por que ela é considerada uma variável de estado dos gases e como ocorre essa variação.
O ar atmosférico é um exemplo de uma mistura gasosa
Lei de Amagat
Conheça a Lei de Amagat e aprenda a calcular o volume de um gás em uma mistura gasosa.
A grafita é um alótropo do ametal carbono que tem capacidade de conduzir corrente elétrica
Propriedades dos ametais
Conheça as principais propriedades físicas e químicas dos ametais!
Cada gás ocupa um espaço em uma mistura gasosa
Cálculo do volume parcial de um gás
Clique para aprender a realizar o cálculo do volume parcial de um gás!
Uma das fórmulas utilizadas para calcular a velocidade de difusão e efusão de um gás
Cálculos envolvendo difusão e efusão dos gases
Clique e entenda como são realizados os cálculos envolvendo difusão e efusão dos gases por meio do uso de fórmulas matemáticas!