Whatsapp icon Whatsapp

Gráfico de Mudança de Estado Físico

Os três estados físicos ou de agregação da água são: sólido, líquido e gasoso
Os três estados físicos ou de agregação da água são: sólido, líquido e gasoso

Imagine um cubo de gelo em um freezer à temperatura de -25°C. Nessa temperatura, a água está obviamente no estado sólido. Porém, se tirarmos esse gelo do freezer e gradativamente aumentarmos sua temperatura, veremos que ao atingir 0°C (ao nível do mar), o gelo começará a derreter, ou seja, a sofrer o processo de fusão.

A temperatura em que a substância passa do estado sólido para o líquido é chamada de ponto de fusão (PF). O inverso é a solidificação.

No ponto de fusão veremos que os estados sólido e líquido coexistem. Isso significa que a temperatura do gelo não aumentará; permanecerá fixa em 0°C, até que todo ele passe para o estado líquido.

Diagrama de mudança de estado físico da água no ponto de fusão.

Se continuarmos aumentando a temperatura, o líquido irá se aquecer e, ao chegar à temperatura de 100°C (ao nível do mar), ocorrerá a passagem do estado líquido para o gasoso. A água passará a ser vapor; por isso, o nome dessa transformação de estado de agregação da matéria é vaporização.

100ºC é o ponto de ebulição (PE) em que a água coexiste nos estados líquido e gasoso. Apresentando outro patamar no gráfico, a temperatura permanecerá constante até que todo o líquido vire vapor.

Diagrama de mudança de estado físico da água no ponto de ebulição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A mudança inversa de estado físico, isto é, do estado gasoso para o líquido, é denominada condensação ou liquefação. É o que ocorre, por exemplo, quando as nuvens se condensam e chove.

O vapor continuará aumentando de temperatura se isso for proporcionado ao sistema.

Existe também a passagem direta do sólido para o gasoso e vice-versa. Essa transformação é denominada sublimação. Exemplos desse fenômeno são a naftalina e o gelo-seco, que sublimam à temperatura ambiente.

Dessa forma, temos as seguintes mudanças de estado físico ou de agregação da matéria:

Denominações dadas às possíveis mudanças de estado físico da matéria.

Assim, o gráfico completo de mudança de estado da água é apresentado da seguinte forma:

Diagrama completo de mudança de estado físico da água.

Por meio de experiências, notou-se que toda substância pura apresenta esses dois patamares fixos de PF e PE. Por exemplo, veja abaixo o gráfico de mudança de estado físico para o etanol (PF= -117,0 °C e PE = 78,0 °C):

Diagrama completo de mudança de estado físico do etanol

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Massa atômica de um elemento
Entenda qual é a diferença entre a massa atômica de um elemento e a massa atômica de um átomo, além de compreender como elas são determinadas.
Misturas de Gases
Entenda mais a respeito do comportamento das misturas de gases por meio da Lei de Dalton das pressões parciais e da Lei de Amagat dos volumes parciais.
Tabela periódica
Saiba o que é a tabela periódica e como ela acomoda os elementos químicos. Conheça as propriedades periódicas. Entenda como a tabela periódica foi desenvolvida.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).