Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Estequiometria
  5. Massa atômica de um elemento

Massa atômica de um elemento

A determinação da massa atômica de um elemento considera a média ponderada da massa de cada isótopo natural proporcionalmente à sua abundância.

O texto Massa atômica de um átomo mostrou que a massa de um átomo é a massa desse elemento expressa em u (unidade de massa atômica), isto é, é a massa de 1/12 do átomo de carbono 12.

Conforme a imagem no início deste artigo mostra, na Tabela Periódica, aparecem os valores das massas atômicas de cada elemento químico. No entanto, esses valores não correspondem à massa atômica de um átomo só desse elemento. Mas por que isso ocorre?

Bem, a maioria dos elementos químicos é formada por vários isótopos, isto é, por átomos que possuem a mesma quantidade de prótons no núcleo (mesmo número atômico), mas diferentes números de massa (A), pois possuem quantidades diferentes de nêutrons no núcleo.

Assim, quando se determina a massa atômica de um elemento químico, deve-se considerar a média ponderada dos isótopos que o constituem.

Por exemplo, o boro possui dois isótopos naturais: o 10B, cuja massa atômica arredondada é 10 u (fica igual ao número de massa), e o 11B, cuja massa atômica arredondada é 11 u. Mas a abundância desses isótopos na natureza é diferente, uma vez que a ocorrência do 10B é de aproximadamente 20% e do 11B, de 80%. Assim, a massa atômica do elemento boro é dada pela média ponderada desses dois isótopos proporcionalmente à sua abundância. Veja:

MA do elemento boro = (20 . 10) + (80 . 11)
                                                    100

MA do elemento boro = 1080
                                         100

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

MA do elemento boro = 10,8 u

A massa atômica do boro é 10,8 u, conforme aparece na Tabela Periódica.

Vejamos mais um exemplo: o neônio é formado por três isótopos: 20Ne (90,92%), 21Ne (0,26%) e 22Ne (8,82%). A massa atômica desse elemento é calculada da seguinte forma:

MA do elemento neônio = (90,92 . 20) + (0,26 . 21) + (8,82 . 22)
                                                                     100

MA do elemento neônio = 1818,4 + 5,46 + 194,04
                                                          100

MA do elemento neônio = 2017,9
                                              100

MA do elemento neônio = 20,179 u

Massa atômica do neônio
Massa atômica do neônio

Os únicos elementos que são constituídos apenas por um isótopo e que, portanto, possuem a massa atômica igual à massa atômica do átomo são os vinte listados a seguir: 9Be, 19F, 23Na, 27Al, 31P, 45Sc, 55Mn, 59Co, 75As, 89Y, 93Nb, 103Rh, 127I, 133Cs, 141Pr, 159Tb, 165Ho, 169Tm, 197Au e 209Bi.

As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(UFPE) O cobre consiste em dois isótopos com massa 62,96u e 64,96u e abundância isotópica de 70,5% e 29,5%, respectivamente. A massa atômica do cobre é:

a) 63,96u

b) 63,00u

c) 63,80u

d) 62,55u

e) 63,55u

Questão 2

(Cesgranrio-RJ) Um elemento X tem massa atômica 63,5 e apresenta os isótopos 63X e 65X. A abundância do isótopo 63 no elemento X é:

a) 25%

b) 63%

c) 65%

d) 75%

e) 80%

Mais Questões
Assuntos relacionados
A massa atômica do átomo de carbono 12 é igual a 12 u
Massa Atômica de um Átomo
Entenda a definição de massa atômica de um átomo, como ela é encontrada e a sua diferença em relação ao número de massa.
Modelo atômico de Bohr.
O átomo de Bohr
Niels Bohr, átomo de Bohr, física atômica, átomo estável, modelo atômico sistema planetário, camadas da eletrosfera, níveis de energia, camadas eletrônicas, energia dos elétrons, modelo atômico de Rutherford, átomo em estado excitado.
Maleabilidade: permite obter diversos objetos.
Metais
Metais, maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade, brilho metálico, estrutura cristalina, corrente elétrica, coloração vermelha, coloração dourada, cobre, ouro, cor prateada, raios X, agrupamento de cátions fixos, elétrons deslocalizados.
Forças intermoleculares e estado físico da matéria
Como a mudança de temperatura interfere na união entre moléculas?
Solda: mistura eutética.
Misturas azeotrópicas e eutéticas
Misturas que apresentam o ponto de ebulição e fusão constantes.
Os três estados físicos ou de agregação da água são: sólido, líquido e gasoso
Gráfico de Mudança de Estado Físico
O gráfico de mudança de estado de qualquer substância pura apresenta sempre dois patamares com temperaturas fixas.
A fórmula percentual indica a porcentagem em massa do elemento na composição da substância
Fórmula Percentual ou Centesimal
Aprenda a determinar a fórmula percentual ou centesimal para qualquer substância por meio da fórmula molecular ou por meio da massa dos elementos.
A determinação da fórmula mínima pode ser feita por meio da fórmula molecular da substância
Fórmula Mínima ou Empírica
Entenda o que a fórmula mínima ou empírica expressa sobre a substância e como proceder com os cálculos a fim de determiná-la.
A fórmula molecular simplifica a representação da estrutura molecular mostrando quantos átomos de cada elemento estão presentes
Fórmula Molecular
Aprenda a determinar a fórmula molecular de qualquer composto, uma informação muito importante principalmente na estequiometria das reações químicas.
Os trabalhos de Amedeo Avogadro contribuíram para a definição de mol e do valor da constante de Avogadro
Constante de Avogadro
Veja a definição da constante de Avogadro, qual é o seu valor e o que ela representa.
Representação de um átomo de hidrogênio
Hidrogênio
Clique e conheça a história, características, formas de obtenção e as principais utilizações do elemento químico Hidrogênio.
O símbolo da molalidade é muito utilizado nos cálculos relativos a esse tipo de concentração.
Cálculos referentes à molalidade
Clique e conheça algumas formas de determinar componentes de soluções por meio da realização de cálculos referentes à molalidade.
Compostos iônicos
Conheça mais sobre os compostos iônicos e suas características e como a força de atração entre os íons explica as propriedades desses compostos.
 Molécula
Massa Molecular e Massa Fórmula
Massa molecular, Massa Fórmula, composto iônico, Massas atômicas, ligações covalentes, massa atômica do carbono, moléculas, íons, fórmula das substâncias, ligações iônicas.
É comum no cotidiano usarmos números multiplicativos para fazer referência a conjuntos de objetos, como milheiro, resma, dúzia e grosa
Mol
Veja o conceito de mol e qual é a sua relação com a massa atômica, com a massa molar, com os coeficientes de uma equação química e com o número de Avogadro.
Escala Celsius
Termômetro
Termômetro, tubo capilar de vidro graduado, bulbo cheio de mercúrio, capilaridade, mercúrio, metal líquido, taxa de expansão, escala termométrica, variação de temperatura, escala Celsius, ebulição da água, Sistema Internacional, escala Kelvin.
Fatores que alteram o equilíbrio de um sistema
Temperatura e pressão podem alterar o equilíbrio de uma reação.
Em laboratórios de Química, as unidades em escalas macro e microscópicas (como o número atômico e a massa atômica) são muito importantes.
Diferença entre número de massa e massa atômica
Número de massa é a soma dos prótons e nêutrons. Massa atômica é a média ponderada das massas atômicas dos isótopos naturais do elemento.
As investigações dos constituintes do átomo levaram a algumas características – como o número de massa e o número atômico – que identificam cada átomo
Número atômico e número de massa dos átomos
Para se identificar e diferenciar corretamente os átomos é necessário conhecer os conceitos de número atômico e número de massa. Veja neste artigo essas definições.