2. Química
  3. Química Geral
  4. H20: molécula versátil

H20: molécula versátil

A água é uma molécula muito interessante, possui diversas particularidades e até meados do século XVIII era considerada um elemento químico, mas como assim? A água é tão misteriosa que os cientistas até hoje não desvendaram tudo que se esconde por trás dos dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

A água existe em grande abundância no planeta, ¾ da superfície da Terra é coberta por água através de rios, lagos e mares. Este bem precioso da humanidade está presente até mesmo em nosso corpo, 70% do peso do corpo corresponde à água, e ela é responsável pelo funcionamento dos organismos vivos, regula a temperatura corporal e transporta sais minerais. Sendo assim, vemos a importância do estudo desta curiosa molécula, veja algumas das características únicas da água:

A água se expande quando sua temperatura fica abaixo de 0°C. Você já observou que quando se coloca água para gelar em um recipiente fechado, ele estoura após a água se transformar em gelo, por que isso ocorre? Esta é uma das propriedades da água: a capacidade de se expandir a baixas temperaturas. Um recipiente fechado e com seu volume quase total de água, quando levado ao freezer estoura em razão da água que estava contida em seu interior ter sofrido um processo de expansão.

Outra característica da água que a difere é o seu estado líquido, apesar de sua estrutura molecular ser parecida com a de outros compostos gasosos, como o ácido sulfídrico (H2S), ela insiste em se manter no estado líquido, são estas e outras características que fazem da molécula de água a mais investigada de todas.
A água se expande a baixas temperaturas.
As moléculas de água possuem geometria angular
Geometria Molecular
Saiba mais sobre o estudo da geometria molecular, sua importância e exemplos.
A temperatura influi no estado da matéria.
Estados físicos da matéria
Estados físicos da matéria, estado sólido, estado líquido, estado gasoso, volume, temperatura, pressão, Força de Coesão, força de repulsão, forças de atração, partículas, átomos, substâncias.
Modelo atômico da mecânica quântica
Conheça o modelo de átomo mais moderno e complexo.
O álcool hidratado (96% de álcool etílico e 4% de água) é uma mistura azeotrópica
Misturas Eutéticas e Azeotrópicas
Uma mistura Eutética é aquela que apresenta composição definida e um ponto de fusão ou solidificação constante. Já mistura azeotrópica apresenta um ponto de ebulição ou condensação constante.
Linus Pauling e a representação do seu Diagrama para a distribuição dos elétrons
Distribuição Eletrônica no Diagrama de Pauling
A distribuição dos elétrons de um átomo neutro pode ser feita em um Diagrama de Pauling, em ordem crescente de energia.
Químico escocês Thomas Graham (1805-1869)*
Lei de Graham
Conheça a Lei de Graham sobre a velocidade de difusão e efusão dos gases e veja como solucionar exercícios sobre esse conteúdo.
A disposição espacial dos átomos em uma molécula é a geometria molecular
Determinação da Geometria Molecular
Aprenda aqui a determinar qual é a geometria molecular para todo tipo de molécula.
Análise Química
Clique aqui e conheça as três formas diferentes de análise química!
A evolução do modelo atômico contou com a contribuição de quatro cientistas principais: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr
Evolução dos Modelos Atômicos
Conheça a história da evolução dos modelos atômicos, incluindo os modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.