Investigando a borracha
Na hora de fazer projetos, estudar, desenhar, lá está ela, a companheira inseparável do lápis. Pode se apresentar em vários formatos (retângulos, quadrados, círculos, coração), possuir várias cores (branca, verde, preta) e algumas possui até cheiro de fruta! O que importa é que, desde a mais simples até a mais sofisticada, todas elas tem a função de apagar. A borracha é um instrumento de trabalho em muitas profissões: arquiteto, engenheiro, entre outras, e constitui objeto escolar fundamental para estudos em geral.
O que talvez você não saiba é o porquê da borracha apagar a grafite. Para saber, precisamos estudar os componentes destas substâncias.
A borracha pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore Seringueira). O látex dá origem à borracha natural, a partir dela que se obtêm objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas com o intuito de evitar a exploração de árvores, a borracha atualmente é fabricada a partir do petróleo.
Podemos encontrar na composição da borracha o polímero poli-isopreno e outros compostos: enxofre, óleos. Vejamos agora a utilidade destes ingredientes adicionais:
O que faz a borracha apagar?
A escrita no papel se dá graças ao depósito de grafite (provindo do lápis) sobre a mesma. A grafite tem com a folha de papel uma força de adesão, e a borracha entra para quebrar as moléculas que deram origem a esta ligação. A grafite se adere então à borracha, esta resposta dá origem à outra pergunta: como a borracha fica novamente limpa?
A grafite não tem pela borracha a mesma força de adesão que tem com o papel, tudo se explica pela composição. A borracha tem entre seus componentes, enxofre e óleos especiais, estes ingredientes fazem com que a grafite se desprenda facilmente da superfície.