Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Michael Faraday

Michael Faraday

O desenvolvimento da Eletroquímica teve como contribuinte o pesquisador inglês Michael Faraday. Termos comuns a essa área como cátion, ânion, eletrodo, eletrolítico, partiram dele. A descoberta de que a matéria tem propriedades magnéticas motivou esse cientista, que não mediu esforços para intensificar suas pesquisas.

As leis propostas por Faraday regem a eletrólise, e suas contribuições não param por aí, acompanhe seus feitos em outras áreas:

Contribuições na Química

Faraday realizou a descoberta de substâncias orgânicas, como, por exemplo, o benzeno. Produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4), e ainda conseguiu a façanha de liquefazer gases nunca antes liquefeitos, entre eles, dióxido de carbono e cloro. Essa descoberta possibilitou o desenvolvimento dos métodos de refrigeração.

Contribuições na Física

Faraday foi um dos pioneiros nos estudos da relação entre eletricidade e magnetismo. Esse trabalho lhe rendeu uma publicação no ano de 1821, a "rotação eletromagnética" (princípio por trás do funcionamento do motor elétrico). Dez anos mais tarde, já em 1831, seus estudos se aprimoraram com a descoberta da indução eletromagnética, o princípio por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico.

Faraday contribuiu muito para a área de campos elétricos e magnéticos, suas pesquisas foram fundamentais para trabalhos futuros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais! Gaiola de Faraday - experimento que prova a blindagem eletrostática.

Michael Faraday, em 1842.
Michael Faraday, em 1842.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Triângulo do fogo
Reação de combustão
Reação de Combustão, reação química exotérmica, combustíveis, gás de cozinha, gasolina, destilação de petróleo, hidrocarbonetos, gás carbônico, dióxido de carbono, incêndios, comburente.
Água e óleo é uma mistura heterogênea bifásica
Classificação das misturas heterogêneas
Confira aqui como ocorre a classificação das misturas heterogêneas!
O peróxido de hidrogênio, que dá origem à água oxigenada, é o mais importante dos peróxidos
Peróxidos
Saiba tudo sobre os peróxidos, que possuem como principal representante o peróxido de hidrogênio, cuja solução aquosa dá origem à água oxigenada.
A reação entre água de cloro e iodeto de potássio ocorre porque o cloro é um ametal mais reativo que o iodo
Reatividade dos Ametais
Conheça a fila de reatividade dos ametais, que pode ajudá-lo a prever se determinada reação de oxirredução ocorrerá ou não.
Os aparelhos eletrônicos, como o DVD, ficam envoltos por uma capa metálica para não serem danificados por um campo elétrico externo
Blindagem eletrostática
Entenda a definição de blindagem eletrostática e saiba por que os aparelhos eletrônicos são envolvidos por materiais metálicos.
O experimento de Oersted abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo
Hans Christian Oersted
Conheça a história de Hans Christian Oersted, importante estudioso dinamarquês que abriu caminho para os estudos do eletromagnetismo.
Compartilhar elétrons: ligação covalente dativa.
Ligação covalente dativa
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre a ligação covalente dativa!
O nêutron é uma partícula subatômica formada por três partículas (udd) denominadas quarks
A descoberta da terceira partícula subatômica: o nêutron
A terceira partícula subatômica é o nêutron, e ela foi a última a ser descoberta, em 1932 por Chadwick.