Whatsapp icon Whatsapp

Gaiola de Faraday

A gaiola de Faraday impede a entrada de campo elétrico e magnético de estruturas condutoras, efeito conhecido com blindagem eletrostática.
A gaiola de Faraday é um sistema que impede a passagem de campo elétrico e magnético. [1]
A gaiola de Faraday é um sistema que impede a passagem de campo elétrico e magnético. [1]

A gaiola de Faraday foi um experimento realizado pelo físico Michael Faraday que mostro o efeito da blindagem eletrostática. Ao envolver materiais condutores (que são facilmente percorridos por elétrons), é possível criar uma barreira contra campos elétricos e magnéticos.

Com a blindagem eletrostática, é possível proteger dispositivos eletrônicos contra a interferência externa, sendo os exemplos mais comuns da utilização desse mecanismo as fontes de tensão, para-raios e fornos micro-ondas.

Leia também: Cinco coisas que você provavelmente não sabia sobre a eletricidade

Resumo

  • A gaiola de Faraday é um experimento físico que explica a blindagem eletrostática.

  • A blindagem eletrostática é um fenômeno físico que barra campos elétricos e magnéticos.

  • Quem desenvolveu esse experimento foi o físico Michael faraday em 1836.

  • Os exemplos mais práticos da utilização desse efeito são fontes de tensão, micro-ondas e para-raios.

O que é uma gaiola de Faraday?

A gaiola de Faraday é um experimento feito pelo físico inglês Michael Faraday, em 1836, e consiste em usar um condutor (material que possui facilidade de conduzir calor e eletricidade) para blindar seu interior de campos elétricos e magnéticos.

Representação de uma gaiola de Faraday
Representação de uma gaiola de Faraday

Esse efeito ocorre devido à distribuição das cargas na superfície condutora, tornando a superfície equipotencial (superfície em que todos os pontos possuem o mesmo potencial elétrico) e seu interior sem potencial elétrico ou com potencial nulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Afinal, para que serve a gaiola de Faraday?

Michael Faraday descobriu que, ao aplicar um campo elétrico em uma estrutura condutora, essa estrutura produz cargas elétricas opostas ao campo elétrico, e um cancela o outro, impedindo a entrada do campo elétrico no interior da superfície.

Por conta dessas características, a gaiola de Faraday é uma ótima proteção contra campos elétricos e magnéticos indesejados no sistema, já que cria uma barreira de isolamento em dispositivos.

Representação de blindagem eletrostática e isolamento proporcionado por uma gaiola de Faraday.
Representação de blindagem eletrostática e isolamento proporcionado por uma gaiola de Faraday.

Assim, a blindagem eletrostática não permite que ondas eletromagnéticas, campos elétricos ou magnéticos interfiram no equipamento eletrônico.

Como é feita uma gaiola de Faraday?

Para a construção de uma gaiola de Faraday, é necessária uma estrutura condutora, como um metal, envolvida no objeto que você quer isolar.

Um exemplo simples é colocar papel-alumínio em volta do celular. Você perceberá que o aparelho não será capaz de receber ligações.

Leia também: Fatos curiosos sobre os raios

Quais são as aplicações da gaiola de Faraday?

Normalmente a gaiola de Faraday é utilizada para revestir equipamentos sensíveis a campos elétricos e magnéticos, como fontes de tensão e micro-ondas, além de poder ser também utilizada como para-raios.

Nas fontes de tensão, a blindagem eletrostática é necessária para impedir uma sobrecarga e estragar os equipamentos. Já o para-raios funciona com o mesmo princípio. Aterrado no solo, ele barra a passagem de campos e leva a tensão extra para o solo.

Já o micro-ondas funciona de uma forma diferente, pois ele impede a saída de campos, mais especificamente de ondas eletromagnéticas (as micro-ondas). Por conta disso, podemos assegurar que as ondas eletromagnéticas emitidas por um micro-ondas não afetam a saúde humana ou equipamentos ao redor.

Créditos da imagem

[1] Pavel L Photo and Video / Shutterstock.com 

Publicado por Gabriela de Oliveira
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Blindagem eletrostática
Entenda a definição de blindagem eletrostática e saiba por que os aparelhos eletrônicos são envolvidos por materiais metálicos.
Campo Elétrico
Você sabe o que é campo elétrico? O campo elétrico é um campo vetorial, ou seja, em cada ponto do espaço ele tem um módulo, uma direção e um sentido.
Carga elétrica
Você sabe o que é carga elétrica? Confira aqui seus tipos e saiba como calculá-la. Entenda também os processos de eletrização.
Condutores
Clique aqui e saiba o que são condutores. Conheça suas características e seus tipos e veja exemplos.
Leis de Kirchhoff
Clique aqui e entenda o que são as leis de Kirchhoff. Saiba quais são elas e descubra como aplicá-las.
Potencial elétrico em um ponto P
Cálculo do potencial elétrico gerado em um ponto P por uma carga puntiforme.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!