2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Oxigênio no tratamento de efluentes

Oxigênio no tratamento de efluentes

O processo de deterioração de material orgânico presente em efluentes (esgotos) se realiza pela ação oxidante de bactérias aeróbicas, aquelas que se desenvolvem na presença de oxigênio. A reação ocorre somente se na água houver a presença de oxigênio dissolvido (OD). As bactérias consomem o OD, convertendo-o em moléculas mais simples como dióxido de carbono e água.

A demanda biológica de oxigênio (DBO), nada mais é do que a quantidade necessária para oxidar o material orgânico. Se a DBO for elevada, indica que muito oxigênio será dissolvido, não restando O2 para os peixes, o que acarretará na morte dos mesmos aumentando ainda mais a DBO.

Bactérias aeróbicas não sobrevivem em meio aquoso sem oxigênio, elas deixam de existir e entram em ação as bactérias anaeróbicas; estas sim conseguem se desenvolver na falta de O2.

As bactérias anaeróbicas funcionam por um mecanismo diferente: em vez do oxigênio da água, elas utilizam o oxigênio presente nos restos orgânicos dos efluentes. Desta forma, reduzem os resíduos em vez de oxidá-los. O problema é que tais bactérias decompõem o material orgânico em compostos de cheiro desagradável, daí o odor característico de esgotos. Em geral, estes compostos são derivados da amônia e sulfato de hidrogênio (H2S).

Líria Alves
Graduada em Química

Água com oxigênio: oxidação de bactérias.
A DBO ajuda no combate à poluição.
Demanda Bioquímica de Oxigênio
Oxidação da matéria orgânica, biodegradável, condições aeróbicas, oxigênio dissolvido, compostos nitrogenados, nitratos, nitritos, demanda carbonácea, demanda nitrogenada, carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, Estações de Tratamento de Esgotos.
A revolução das garrafas PET.
Polímero PET
Clique aqui e conheça as características, utilização, vantagens e desvantagens do polímero PET!
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?
Poluição térmica
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?
A produção de grandes quantidades de óxidos resulta na chuva ácida, que traz sérios prejuízos ao próprio ser humano, o causador de tudo isso.
Óxidos e chuva ácida
Conheça quais são os óxidos considerados os principais vilões da chuva ácida – que destrói árvores, estruturas metálicas e monumentos históricos.
A camada de ozônio (O3) protege a Terra
Equilíbrio químico na camada de ozônio
Nesse texto você verá como o deslocamento do equilíbrio químico na estratosfera por substâncias poluentes causa a destruição da camada de ozônio.
Estátua em Notre-Dame corroída pelo tempo e chuva ácida
Por que a chuva ácida corrói os monumentos históricos?
Descubra de que são feitos os monumentos históricos e que reação ocorre que faz com que a chuva ácida os destrua com o tempo.
O tratamento de águas residuárias pode ajudar na luta contra a escassez de água
Água de reúso
A água de reúso pode ser uma alternativa para a escassez de água. Saiba mais sobre o tema!
Óxido poluente
Qual membro dessa classe representa perigo para a atmosfera Terrestre?
Dióxido de carbono: vilão da atmosfera.
Dióxido de carbono
A alta concentração de dióxido de carbono na atmosfera terrestre vem ocasionando problemas ambientais. Confira!
Qual é o polímero presente em copos descartáveis?
Alerta para o uso de plásticos
Aprenda a interpretar a origem dos recipientes plásticos.
Toda chuva possui materiais poluentes
Podemos tomar água da chuva?
Podemos tomar a água da chuva? Descubra essa resposta e aprenda quais são os materiais ou substâncias que caem do céu com a água. Entenda como a presença de veículos e indústrias nas cidades interfere na composição da água da chuva e conheça quais são as substâncias e as reações químicas que ocorrem nesse fenômeno.