Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Países que lideram a emissão de gás carbônico

Países que lideram a emissão de gás carbônico

Se precisássemos determinar quais países são campeões em emitir gás carbônico (CO2) ficaria difícil, porque a cada dia a competição se torna mais acirrada.

Nos países onde a produção de combustíveis fósseis é mais acentuada, nos chamados países petrolíferos, a emissão de gás carbônico (CO2) é acentuada, são eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait. Essas pequenas nações produtoras de petróleo são recordistas em poluição por habitante.

Mas a lista não para por aí, os países ricos e industrializados (países nobres) também emitem altas taxas de CO2 por habitante, como, por exemplo, os Estados Unidos, que emitem 20 toneladas de CO2 por ano.

Países emergentes e superpovoados, como a China e a Índia, que estão em fase de desenvolvimento, viram a economia crescer e junto com ela a devastação ambiental. Chegaram a ultrapassar os EUA na emissão de CO2.

Em meio a tanta poluição “surge uma luz no fim do túnel”. Os países classificados como estáveis: potências europeias, como Alemanha, Reino Unido e França, lideram a produção de energia por usinas nucleares e eólicas. Sabe-se que estas fontes de energia alternativa são a solução para evitar o aumento de CO2, e por isso a emissão de poluentes nestes países se estabilizou nos últimos anos.

Seguindo por este parâmetro chegamos à conclusão de que esta é uma disputa onde o último lugar é que leva vantagem. E onde fica o Brasil nessa história? O Brasil possui uma taxa média de emissão mundial de 1,6 toneladas CO2/ano, que, comparada com a dos Estados unidos (20 toneladas CO2/ano), não é uma das piores.

Não podemos nos acomodar diante desse valor, muito pelo contrário, vamos colaborar para a diminuição no índice de gás carbônico em nosso país. Comece pela escolha do combustível de seu carro, veja link: Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Energia nuclear evita efeito estufa

Quais países poluem mais?
Quais países poluem mais?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Os CFCs eram muito usados como propelentes de aerossóis
Clorofluorcarbonetos (CFCs)
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são os maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Saiba quais compostos são esses!
Cério no combate à poluição
Como o cério previne a poluição, óxidos de cério, elemento da série dos lantanídeos, poluentes derivados do petróleo, emissão de gases de motores a combustão, queima dos gases poluentes, volume de Cério no combustível.
Filme rígido passa por degradação oxidativa.
Degradar e biodegradar
Ação de micro-organismos e modificação química em materiais.
Espuma característica da poluição.
Detergente ou sabão: qual polui mais?
Saiba qual usar para contribuir na hora de lavar a louça.
A camada de ozônio (O3) protege a Terra
Equilíbrio químico na camada de ozônio
Nesse texto você verá como o deslocamento do equilíbrio químico na estratosfera por substâncias poluentes causa a destruição da camada de ozônio.
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?
Poluição térmica
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?
A revolução das garrafas PET.
Polímero PET
Clique aqui e conheça as características, utilização, vantagens e desvantagens do polímero PET!
A produção de grandes quantidades de óxidos resulta na chuva ácida, que traz sérios prejuízos ao próprio ser humano, o causador de tudo isso.
Óxidos e chuva ácida
Conheça quais são os óxidos considerados os principais vilões da chuva ácida – que destrói árvores, estruturas metálicas e monumentos históricos.