Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Perigo! Incêndio: Qual tipo de extintor eu devo usar?

Perigo! Incêndio: Qual tipo de extintor eu devo usar?

 

A presença de fogo em local não desejado é conhecida como incêndios que são capazes de provocar, além de prejuízos materiais, quedas, queimaduras e intoxicações por fumaça.

Sabemos que existem três elementos essenciais envolvidos no processo de produção do fogo: calor, oxigênio e combustível (triângulo do fogo). Para acabar com um incêndio, é preciso retirar completamente um desses três elementos. Abafar o fogo com um cobertor ou jogar água é a primeira atitude de quem está desesperado em extinguir as chamas, mas nenhuma dessas alternativas é tão eficiente como o extintor de incêndio. Esse objeto é essencial em qualquer casa ou escritório. Embora exista uma grande possibilidade dele ficar na parede durante anos acumulando poeira, também pode acabar salvando a vida de alguém.

Os extintores de incêndio são constituídos por um cilindro de metal que contém um agente extintor (água, espuma, pó químico ou dióxido de carbono - CO2). Quando você pressiona a alavanca da parte superior do cilindro, o agente confinado em seu interior é expelido com grande pressão, parecida com a pressão utilizada em uma lata de aerossol (spray).

É de extrema importância conhecer e identificar bem o incêndio que se vai combater, antes de escolher o extintor, um erro na escolha pode tornar inútil o esforço de combater um incêndio, podendo até piorar a situação: aumentar ou espalhar ainda mais as chamas, ou criar novas causas de fogo (curtos-circuitos).

Os principais tipos de extintores são os seguintes:

1. Extintor H2O: água na forma líquida (jato ou neblina);

2. Extintor à base de Espuma: espuma mecânica;

3. Extintor de Dióxido de carbono (CO2);

4. Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Classes de incêndio:

A - Materiais como madeira, papel, tecido, que se caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma;

B - Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP (gás de cozinha), parafina, etc. Os extintores à base de água não são permitidos nesse caso;

C - Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio.

Dicas de uso: Retire o pino de segurança do extintor e pressione a alavanca de operação. O jeito adequado de se usar um extintor de incêndio é mirá-lo diretamente no combustível, em vez de mirar nas chamas.

O uso do extintor é seguro: em caso de incêndio até mesmo uma criança pode ativá-lo.
O uso do extintor é seguro: em caso de incêndio até mesmo uma criança pode ativá-lo.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Escala Celsius
Termômetro
Termômetro, tubo capilar de vidro graduado, bulbo cheio de mercúrio, capilaridade, mercúrio, metal líquido, taxa de expansão, escala termométrica, variação de temperatura, escala Celsius, ebulição da água, Sistema Internacional, escala Kelvin.
A Tabela Periódica dos elementos químicos
Tabela periódica
Clique e tenha acesso a vários textos que esclarecem tudo sobre as principais características dos elementos químicos reunidos na Tabela Periódica.
Forças intermoleculares e estado físico da matéria
Como a mudança de temperatura interfere na união entre moléculas?
Transformações gasosas - exercícios
Aprenda a resolver questões envolvendo gases perfeitos.
Modelo atômico da mecânica quântica
Conheça o modelo de átomo mais moderno e complexo.
A gasolina não se mistura com a água, porque elas são, respectivamente, apolar e polar
Determinação de polaridade por meio das nuvens eletrônicas
A polaridade das moléculas pode ser determinada pela quantidade de pares eletrônicos e de átomos iguais ligados ao átomo central.
Análise cromatográfica
Clique aqui e entenda o que é uma análise cromatográfica e como ela é feita!
As três maiores partículas subatômicas
Aprenda sobre elétrons, nêutrons e prótons.