Análise cromatográfica

A análise cromatográfica é uma técnica de separação de misturas homogêneas.

A análise cromatográfica, também conhecida como cromatografia, é uma técnica de separação de misturas homogêneas que tem como objetivo isolar e identificar os componentes através da coloração dos mesmos.

A cromatografia é muito útil no mundo científico, ela pode ser realizada mediante vários processos, mas onde obteve maior destaque foi através da técnica em papel, que permite separar uma mistura homogênea de sólidos.

Cromatografia em papel

Uma tira de papel é onde tudo acontece, basta uma pequena amostra da substância (um risco) colocada em uma das extremidades. Em seguida coloca-se a tira em um solvente (éter ou álcool, por exemplo) e à medida que o papel absorve o solvente, desenhos são formados ao longo da tira.

Existem diferentes componentes na amostra, com propriedades e composição distintas, sendo assim, a exposição dos mesmos no papel também se difere. Desta forma fica fácil identificar cada um através das diferentes cores. Acompanhe a ilustração do processo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A amostra usada neste caso foi a tinta de um pincel. Os traços que começam no laranja progridem para o vermelho e terminam com coloração azul demonstrando os componentes da tinta em movimento. Os traços adquirem esta forma característica à medida que o solvente é absorvido pela tira de papel. Repare que os desenhos são formados em diferentes regiões da tira de papel, este aspecto facilita a identificação.

A partir desta exposição de cores será possível realizar uma análise criteriosa e desvendar a composição da tinta presente no pincel.

Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
A filtração comum é um método de separação de misturas bem simples, que não precisa de muitas vidrarias
Filtração
Veja aqui como são realizados os processos de filtração simples e filtração a vácuo, bem como a importância desse método de separação de misturas.
Granito: mistura heterogênea de pedras.
Misturas Homogêneas e Heterogêneas
Misturas Homogêneas, Misturas Heterogêneas, sistemas, granito, quartzo, feldspato, mica, ar, fase, solução, substância pura, moléculas, componentes, sais minerais, composto.
O uso do extintor é seguro: em caso de incêndio até mesmo uma criança pode ativá-lo.
Perigo! Incêndio: Qual tipo de extintor eu devo usar?
Reação de combustão, classes de incêndio, tipos de extintores, triângulo do fogo, calor, oxigênio, combustível, agente extintor, curtos-circuitos, Extintor H2O, Extintor à base de Espuma, Extintor de Dióxido de carbono, Extintor Pó químico.
Os produtos liberados na combustão do etanol são transparentes. Essa “fumaça” é a condensação do vapor de água ou o motor está com defeito
Entendendo as Equações Químicas
Tire suas dúvidas a respeito dos aspectos quantitativos das equações químicas, tais como: o que são o índice e o coeficiente estequiométrico? Quantos átomos estão reagindo?
Separação de misturas
Veja os principais métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas usados no cotidiano, em laboratório e nas indústrias.
A decantação é a simples transferência de um líquido que fazia parte de alguma mistura heterogênea para outro frasco
Decantação
Entenda como é realizado o processo de separação de misturas que envolve a sedimentação e a decantação.
Etapa de floculação em Estação de Tratamento de Água
Floculação
Conheça uma das principais etapas do tratamento de água, a floculação.
Calor e Temperatura
DDT provoca má formação de ovos.
DDT
Efeitos dessa substância no organismo.
Spray: a pressão contida no frasco pode oferecer perigo.
Equação geral dos gases
Ela aborda as três variáveis de estado (P, V, T).
As três maiores partículas subatômicas
Aprenda sobre elétrons, nêutrons e prótons.
O álcool hidratado (96% de álcool etílico e 4% de água) é uma mistura azeotrópica
Misturas Eutéticas e Azeotrópicas
Uma mistura Eutética é aquela que apresenta composição definida e um ponto de fusão ou solidificação constante. Já mistura azeotrópica apresenta um ponto de ebulição ou condensação constante.
Um selo impresso em 1963 na Dinamarca mostra imagem de Niels Bohr comemorando o cinquentenário da sua famosa teoria atômica*
Modelo Atômico de Rutherford-Bohr
Conheça o modelo atômico de Rutherford-Bohr que explica muitos fenômenos, como a emissão de luzes coloridas pelos fogos de artifício.
As patas da lagartixa possuem milhares de filamentos que realizam uma força de atração com as moléculas da superfície
Força Intermolecular de Dipolo Induzido
Por que o gelo-seco sublima? Por que as lagartixas andam pelo teto? Leia aqui como esses fenômenos são explicados pelas forças de dipolo induzido.