Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. pH bucal: acidez da saliva

pH bucal: acidez da saliva

Quem diria, até em nossa própria saliva existe a presença do potencial hidrogeniônico (pH), tudo se deve aos alimentos que ingerimos e como esses se comportam dentro de nossa boca. O pior é que este fator influi em nossa saúde bucal, o conteúdo a seguir esclarecerá a dúvida: Por que cáries aparecem em nossos dentes?

A fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido).

Pode até parecer que os dentes são fortes por se tratar de uma estrutura óssea, mas a composição dos dentes envolve o mineral hidroxiapatita, inclusive é o principal constituinte, cuja fórmula é Ca5(PO4)3OH. A reação de ácidos com Hidroxiapatita dá origem a sais solúveis em água, por isso parte da Hidroxiapatita se dissolve, o que favorecerá o aparecimento de pequenas cavidades nos dentes.

O problema pode ser ainda maior se o indivíduo tiver a doença bulimia (distúrbio provocado pela ingestão de alimentos seguida de vômito induzido). A doença faz com que o ácido clorídrico existente no estômago seja eliminado junto com o vômito, o que leva a uma redução ainda maior do pH presente na boca, chegando a 1,5 (muito ácido).

Apresentamos aqui uma solução para combater a corrosão dentária: a aplicação periódica de flúor. Os íons fluoreto (F-) presentes no flúor transformam a Hidroxiapatita em fluorapatita (substância ideal por ser menos solúvel em ácidos). Vale lembrar que o flúor sozinho não resolve o problema, uma escovação correta e o uso diário do fio dental são fundamentais para evitar a deterioração dos dentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

O pH do solo e a coloração das plantas

A saliva é ácida ou básica?
A saliva é ácida ou básica?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A limpeza dos dentes evita problemas como as cáries
Higiene Bucal
Entenda a importância da higiene bucal e conheça algumas dicas que garantem a saúde dos dentes e da gengiva.
Uma das funções da saliva é manter o pH da cavidade bucal
Saliva
Saiba mais sobre a saliva, uma secreção produzida por glândulas que é essencial para a nossa saúde.
Inicialmente, a ideia de se usar micro-ondas ocorreu na Segunda Guerra Mundial para detectar sinais de aeronaves inimigas
Origem e Funcionamento do forno de micro-ondas
O micro-ondas surgiu durante a segunda Guerra Mundial e funciona por dois meios: aquecimento dielétrico e condução iônica.
As glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva
Glândulas salivares
Saiba mais sobre as glândulas salivares, que são as responsáveis pela produção da saliva e atuam no processo de digestão.
Airbags à base de reações químicas.
Reações químicas presentes no airbag de automóveis
Como funcionam os airbags, reações químicas envolvidas nos airbags, o que são airbags, dispositivo indispensável nos veículos, proteção do motorista e passageiros, expansão do airbag, gás azoto, decomposição térmica da azida de sódio.
Proteja seu bebê durante a gravidez.
Ácido fólico: essencial na gravidez
Saiba da importância desta substância para os bebês.
Linus Pauling ingeria altas doses de vitamina C
Linus Pauling e a Vitamina C
Conheça a controversa história da defesa que Linus Pauling realizou das altas doses de vitamina C na cura de resfriados.