Whatsapp icon Whatsapp

pH bucal: acidez da saliva

A saliva é ácida ou básica?
A saliva é ácida ou básica?

Quem diria, até em nossa própria saliva existe a presença do potencial hidrogeniônico (pH), tudo se deve aos alimentos que ingerimos e como esses se comportam dentro de nossa boca. O pior é que este fator influi em nossa saúde bucal, o conteúdo a seguir esclarecerá a dúvida: Por que cáries aparecem em nossos dentes?

A fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido).

Pode até parecer que os dentes são fortes por se tratar de uma estrutura óssea, mas a composição dos dentes envolve o mineral hidroxiapatita, inclusive é o principal constituinte, cuja fórmula é Ca5(PO4)3OH. A reação de ácidos com Hidroxiapatita dá origem a sais solúveis em água, por isso parte da Hidroxiapatita se dissolve, o que favorecerá o aparecimento de pequenas cavidades nos dentes.

O problema pode ser ainda maior se o indivíduo tiver a doença bulimia (distúrbio provocado pela ingestão de alimentos seguida de vômito induzido). A doença faz com que o ácido clorídrico existente no estômago seja eliminado junto com o vômito, o que leva a uma redução ainda maior do pH presente na boca, chegando a 1,5 (muito ácido).

Apresentamos aqui uma solução para combater a corrosão dentária: a aplicação periódica de flúor. Os íons fluoreto (F-) presentes no flúor transformam a Hidroxiapatita em fluorapatita (substância ideal por ser menos solúvel em ácidos). Vale lembrar que o flúor sozinho não resolve o problema, uma escovação correta e o uso diário do fio dental são fundamentais para evitar a deterioração dos dentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

O pH do solo e a coloração das plantas

Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Linus Pauling e a Vitamina C
Conheça a controversa história da defesa que Linus Pauling realizou das altas doses de vitamina C na cura de resfriados.
Reações químicas presentes no airbag de automóveis
Como funcionam os airbags, reações químicas envolvidas nos airbags, o que são airbags, dispositivo indispensável nos veículos, proteção do motorista e passageiros, expansão do airbag, gás azoto, decomposição térmica da azida de sódio.
Ácido fólico: essencial na gravidez
Saiba da importância desta substância para os bebês.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!