Principais Álcoois
Principais monoálcoois (álcoois que possuem apenas uma hidroxila ligada a um átomo de carbono):
- Metanol: Este é o álcool mais simples que existe, sendo que sua fórmula é H3C ? OH:
O metanol é também denominado de álcool metílico e de álcool da madeira porque por muito tempo a sua fonte de obtenção era a destilação seca da madeira na ausência de ar. Existem outras três formas de obtenção do metanol, que são:
- A partir do monóxido de carbono na presença de um catalisador metálico como o zinco ou o cobre:
CO(g) + 2 H2(g) ↔ CH3OH(g) + H2O(l)
- A partir do gás carbônico na presença dos mesmos catalisadores:
CO2(g) + 3 H2(g) ↔ CH3OH(g) + H2O(l)
- Por oxidação controlada do metano:
O metanol é usado na obtenção de produtos de origem animal e vegetal, na produção do biodiesel, de metanal, de aldeído fórmico (formol), de medicamentos, do antidetonante da gasolina MTBE (éter metílico-terciobutílico), além de ser usado como solvente em indústrias.
No entanto, a sua principal aplicação é como combustível de motores a explosão, como de certos carros de corrida e de aeromodelos. Nos anos 80, quando o etanol estava escasso no Brasil, o metanol foi utilizado em veículos normais. No entanto, o seu uso é muito perigoso, pois além de ser tóxico, levando à cegueira e à morte, quando entra em combustão, a sua chama é invisível a olho nu, dificultando a contensão de incêndios causados por ele.
- Etanol: Abaixo temos sua fórmula:
O etanol (álcool etílico) pode ser obtido por hidratação do etileno em meio ácido:
H2C ? CH2 + H2O → H3C ? CH2 ? OH
Porém, o principal método de sua obtenção é por meio da fermentação de açúcares e de cereais. As principais matérias-primas para a sua produção são cana-de-açúcar, milho e beterraba. Depois da fermentação, o álcool é destilado, obtendo-se o álcool comum a 96ºGL (96% de etanol e 4% de água).
Utilizações principais do etanol:
- Antisséptico e desinfetante;
- Em bebidas alcoólicas;
- Solvente de tintas, vernizes, perfumes etc.;
- Como combustível e aditivo da gasolina (antidetonante);
- É usado na indústria para obtenção de vários compostos orgânicos, tais como o éter, o ácido acético e o acetaldeído.
Agora vejamos os principais poliálcoois (que possuem duas ou mais hidroxilas ligadas a carbonos da cadeia):
- Glicerina: É um triálcool, cujo nome oficial é propanotriol. É também chamado de glicerol:
H2C ? CH2 ? CH2
? ? ?
OH OH OH
Essa estrutura permite que as moléculas do glicerol fiquem aderidas umas às outras, formando um líquido viscoso, como um xarope. É também incolor e adocicado. Além de se interligarem fortemente, as moléculas do glicerol também estabelecem fortes ligações de hidrogênio com a água e, por isso, ele é usado como emoliente (amaciante) em cosméticos e doces, para evitar sua cristalização, como será mais falado à frente.
Ele é preparado através de uma saponificação dos ésteres que constituem óleos e gorduras. Um exemplo é a reação de saponificação que produz os sabões:
Na produção do biodiesel também há a formação de glicerina, que é vendida para indústrias de cosméticos e de produtos de limpeza.
Este álcool é aplicado na fabricação de tintas, cosméticos, sabonetes, lubrificantes, de produtos alimentícios, como bolos e panetones (aditivo umectante); na preparação de nitroglicerina (explosivo), como umectante em dentifrícios e nas colas, evitando que sequem muito rapidamente.
- Sorbitol: É o hexano-hexol, um sólido branco cristalino de sabor doce, encontrado em várias frutas e cuja fórmula é dada a seguir:
OH OH OH OH OH
? ? ? ? ?
H2C ? CH ? CH ? CH ? CH ?CH2
?
OH
Ele é utilizado em dentifrícios como umectante (impede a secagem do dentifrício e melhora o aspecto e a consistência do produto) e como edulcorante, conferindo-lhe o sabor doce.
O sorbitol também é usado como sobre-engordurante em xampus e como adoçante, pois apesar de ter praticamente o mesmo número de calorias do açúcar comum, o sorbitol é eliminado pelo organismo antes de ser totalmente metabolizado.
- Xilitol:
OH OH OH OH
? ? ? ?
H2C ? CH ? CH ? CH ?CH2
?
OH
O xilitol é obtido por hidrogenação catalítica da xilose.
Esse poliálcool é um adoçante natural encontrado em muitos vegetais como o milho, a framboesa e a ameixa, podendo ser encontrado também em alguns tipos de cogumelo.
Usado em balas e gomas de mascar, ele, além de não causar cáries, também ajuda a evitá-las. Ele também é usado em dentifrícios como edulcorante, pois também é tão doce quanto à sacarose.