Whatsapp icon Whatsapp

Propriedades dos líquidos

Viscosidade: liberdade de movimento nos líquidos.
Viscosidade: liberdade de movimento nos líquidos.
Podemos imaginar os líquidos como sendo a fase intermediária entre sólidos e gases, até porque para um sólido transformar-se em um gás, por exemplo, ele tem que passar pelo estado líquido. Existe uma inter-relação entre a estrutura dos gases, sólidos e líquidos. Vejamos as propriedades de um líquido:

Compressão: a dificuldade de compressão nos líquidos é devida à repulsão entre as nuvens eletrônicas de moléculas vizinhas, que oferecem resistência à aproximação. Por isso os líquidos são menos compressíveis que os gases, nesse caso se assemelham com os sólidos onde é necessária uma elevada pressão para reduzir o volume a uma quantidade significativa.

Viscosidade: um líquido possui viscosidade intermediária: é menos viscoso que um sólido e possui viscosidade maior que a de um gás. Entende-se por viscosidade a resistência ao escoamento.

As moléculas de um líquido apresentam maior liberdade de movimento do que as de um gás, devido à sua fluidez. Sendo assim, a sua forma vai depender do recipiente em que está confinado e seu volume será constante, é diferente do gás, que ocupa todo o recipiente onde se localiza e não tem volume fixo.

Evaporação: os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar, ou seja, de se transformarem em gases. Essa transformação ocorre quando as moléculas na superfície são forçadas a sair e deixar o líquido. A perda dessas moléculas que se movimentam mais rapidamente e adquirem energia para vencer as forças intermoleculares e escapar, é o que chamamos de evaporação.

Tensão superficial: é a tendência que os líquidos possuem de minimizar sua área superficial. Esse fato explica, porque certos objetos podem flutuar na água: é devido às forças de atração intermoleculares dos líquidos. Mas como isso ocorre? As moléculas que ficam na superfície de um líquido são atraídas pelas moléculas de dentro do líquido, gerando uma tensão na superfície.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Alotropia do Enxofre
Conheça como ocorre a alotropia do enxofre, resultando no enxofre rômbico e no enxofre monoclínico.
Força intermolecular, temperatura e solubilidade de moléculas
Como a interação entre moléculas torna um composto mais solúvel?
Ligação Covalente e o Modelo de Linus Pauling com os Orbitais
Entenda o que diz a teoria da ligação covalente por meio da interpenetração de orbitais atômicos e veja exemplos de sua aplicação.
Reatividade dos metais
Com quais classes de substâncias os metais reagem?
Volume Atômico
Veja o que é a propriedade periódica do volume atômico e como ele pode ser calculado e previsto para os elementos da Tabela Periódica.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.