Whatsapp icon Whatsapp

Quimiorrecepção da língua

Sentimos o sabor doce graças às papilas gustativas.
Sentimos o sabor doce graças às papilas gustativas.
Talvez não seja de seu conhecimento, mas o órgão muscular presente em nosso corpo, denominado de língua, conta com propriedades químicas para a percepção dos diferentes sabores: é a chamada quimiorrecepção. Os receptores gustativos são ativados por substâncias químicas presentes nos alimentos.

Essa propriedade química está ligada ao aroma e sabor, e ela existe por que precisamos distinguir e classificar tudo que ingerimos, até por uma questão de preferências alimentares. Por exemplo, se estivermos com vontade de comer algo doce e não salgado, nossa língua se encarrega na distinção, mas como ela faz isso? Através das papilas gustativas.

As papilas gustativas são constituídas por células epiteliais responsáveis por sentirmos os quatro sabores básicos: salgado, doce, ácido, amargo. Elas são terminações nervosas e se encontram em enormes quantidades na língua.

Mas como as papilas se relacionam com a quimiorrecepção? A maior quantidade de quimiorreceptores se encontra na língua, e o que permite a diferenciação de sabor são os sensores dos terminais nervosos presentes nas papilas gustativas, que como o próprio nome já diz, nos permite degustar e diferenciar os mais diferentes sabores.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Como se formam as bolhas de sabão?
Veja as respostas para as seguintes perguntas: O que forma as bolhas de sabão? Por que elas sempre são esféricas? Como fazer para conseguir bolhas de sabão mais resistentes?
Por que a maçã apodrece de dentro para fora?
Entenda a ação de fungos nos alimentos.
Por que a urtiga queima a pele?
O que faz essa planta causar danos aos que a toca.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.