Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Quimioterapia preventiva

Quimioterapia preventiva

A quimioterapia preventiva é um tratamento que possibilita a eliminação de células com predisposição a se tornarem malignas.

O câncer surge da multiplicação anormal de células. Na maioria das vezes, a vítima só se dá conta quando já está tomada por tumores que podem ocasionar a morte.

Existe algum método para prevenir essa triste realidade? A resposta veio de um centro de estudos nos Estados Unidos, o MD Anderson Câncer Center em Houston. Segundo os estudiosos, seria possível cortar o mal pela raiz, isto é, eliminar o câncer antes de seu primeiro estágio.

A quimioterapia preventiva é um método que possibilita a eliminação de células com predisposição a se tornarem malignas. A descoberta veio de uma combinação química capaz de eliminar pólipos (tumores benignos) em camundongos. A expectativa é que a fórmula funcione em humanos que sofram de tumores malignos.
A vantagem do tratamento preventivo é que ele permite destruir células tumorais escondidas, ou seja, aquelas que ainda não foram identificadas por exames clínicos. O tratamento seria a salvação para pessoas com predisposição ao câncer, com histórico de familiares que tiveram câncer e que fazem parte do grupo de alto risco.

É importante ressaltar que a melhor maneira de prevenir que esta terrível doença faça parte de sua vida, é recorrer periodicamente a exames físicos e, para as mulheres, é indispensável submeter-se ao exame de mamografia anualmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

O câncer tem cura?
O câncer tem cura?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Qual produz mais espuma: sabão ou detergente?
Sabão X detergente
Vantagens e desvantagens desses dois produtos de limpeza.
Carvão em grãos
Filtração por Carvão ativado
Clique aqui e entenda o que é a filtração por carvão ativado!
Uma alimentação saudável melhora o sistema imunológico e diminui os efeitos colaterais da quimioterapia
Alimentação durante a quimioterapia
Veja aqui como uma boa alimentação durante a quimioterapia pode ajudar a reverter os efeitos desagradáveis comumente relatados.
 A espuma do mar: materiais orgânicos presentes.
Banho de espumas: a orgânica explica
Como se formam as espumas, espuma de sabão, espuma da poluição, materiais orgânicos, moléculas de espuma hidrofóbicas, conjunto de bolhas gasosas, tensão superficial da água, compostos orgânicos presentes na água, despejo de detergentes industriais.
Mistério do fogo fátuo: a ciência explica.
O que provoca o fogo fátuo?
Compostos responsáveis pelos fantasmas incandescentes.