Whatsapp icon Whatsapp

Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry

Brönsted e Lowry, sem se conhecerem e morando em países diferentes, propuseram na mesma época a mesma teoria para ácidos e bases.
Brönsted e Lowry, sem se conhecerem e morando em países diferentes, propuseram na mesma época a mesma teoria para ácidos e bases.

De forma independente, dois químicos, o dinamarquês Johannes Nicolaus Brönsted (1879-1947) e o inglês Thomas Martin Lowry (1874-1936), propuseram no mesmo ano uma teoria sobre o conceito de ácidos e bases. A teoria anteriormente reconhecida, a teoria de Arrhenius, apesar de bem útil, era limitada a soluções aquosas; já a que eles criaram era mais abrangente. Essa teoria recebeu o nome de Teoria de Brönsted-Lowry:

Teira ácido-base de Bronsted-Lowry.

Exemplo:

HCl + H2O  →  H3O++ Cl-
ácido   base                                                                                                                                  

Reação inversa:

H3O++ Cl- →  HCl + H2O
ácido    base  

Nesta reação inversa, o íon hidrônio (H3O+) doou um próton para o íon cloreto (Cl-), assim o hidrônio é o ácido e o cloreto é a base de Brönsted. Forma-se o par ácido-base conjugado: HCl e Cl-; e um segundo par conjugado ácido-base : H2O e H3O+. Chama-se de par conjugado, porque em ambos os casos, um doa o próton e se transforma no outro: o HCl doa o próton e se transforma em Cl- e o H3O+doa o próton e se transforma em H2O.

Pares ácido-base conjugados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste caso, o cloreto de hidrogênio atua como um ácido de Brönsted e a água como uma base de Brönsted, pois, quando gasoso, o cloreto de hidrogênio permanece intacto, mas quando dissolvido em água, o átomo de hidrogênio forma uma ponte de hidrogênio com o átomo de oxigênio de uma molécula de água e, desta forma, um próton (H+) migra para a molécula de água, que atua como a base porque recebeu o próton.

Diferentemente da teoria de Arrhenius, na de Brönsted-Lowry um ácido pode atuar como uma base, o conceito de ácido e base é relativo: dependem da espécie química com a qual a substância está reagindo para saber se ela é acida ou básica.

Por exemplo, no caso acima, a água foi a base, mas se ela estiver reagindo com a amônia, ela se comportará como o ácido, pois será protonada pela água, conforme a reação abaixo mostra:

NH3 + H2O  → NH4+ + OH-
base   ácido

Quando uma substância se comporta assim como a água, podendo ser ácido ou base, ela é chamada de substância anfótera.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Medição de pH de solução em laboratório com o uso de uma tira de indicador universal
Conceito de pH e pOH
Entenda o que é pH e pOH, como eles podem ser calculados e determinados para cada solução e como eles indicam se o meio é ácido ou básico.
A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica
Definição de Química Inorgânica
Veja a definição antiga e a atual de Química Inorgânica, saiba diferenciá-la da Química Orgânica e entenda quais são as funções inorgânicas.
A formação de íons provenientes de suas próprias moléculas origina o equilíbrio iônico da água
Equilíbrio iônico da água
Entenda como é formado o equilíbrio iônico da água, qual é o seu produto iônico, como este varia com a temperatura, bem como sua relação com o pH.
Ácidos e bases podem ser definidos pela teoria de Lewis
Teoria ácido-base de Lewis
Clique e conheça a Teoria ácido-base de Lewis e aprenda a classificar uma substância em ácida ou básica de uma forma diferente.
video icon
Português
Clara dos Anjos | Análise Literária
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Clara dos Anjos”, um dos romances mais importantes do escritor Lima Barreto. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!