Whatsapp icon Whatsapp

Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry

Brönsted e Lowry, sem se conhecerem e morando em países diferentes, propuseram na mesma época a mesma teoria para ácidos e bases.
Brönsted e Lowry, sem se conhecerem e morando em países diferentes, propuseram na mesma época a mesma teoria para ácidos e bases.

De forma independente, dois químicos, o dinamarquês Johannes Nicolaus Brönsted (1879-1947) e o inglês Thomas Martin Lowry (1874-1936), propuseram no mesmo ano uma teoria sobre o conceito de ácidos e bases. A teoria anteriormente reconhecida, a teoria de Arrhenius, apesar de bem útil, era limitada a soluções aquosas; já a que eles criaram era mais abrangente. Essa teoria recebeu o nome de Teoria de Brönsted-Lowry:

Teira ácido-base de Bronsted-Lowry.

Exemplo:

HCl + H2O  →  H3O++ Cl-
ácido   base                                                                                                                                  

Reação inversa:

H3O++ Cl- →  HCl + H2O
ácido    base  

Nesta reação inversa, o íon hidrônio (H3O+) doou um próton para o íon cloreto (Cl-), assim o hidrônio é o ácido e o cloreto é a base de Brönsted. Forma-se o par ácido-base conjugado: HCl e Cl-; e um segundo par conjugado ácido-base : H2O e H3O+. Chama-se de par conjugado, porque em ambos os casos, um doa o próton e se transforma no outro: o HCl doa o próton e se transforma em Cl- e o H3O+doa o próton e se transforma em H2O.

Pares ácido-base conjugados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste caso, o cloreto de hidrogênio atua como um ácido de Brönsted e a água como uma base de Brönsted, pois, quando gasoso, o cloreto de hidrogênio permanece intacto, mas quando dissolvido em água, o átomo de hidrogênio forma uma ponte de hidrogênio com o átomo de oxigênio de uma molécula de água e, desta forma, um próton (H+) migra para a molécula de água, que atua como a base porque recebeu o próton.

Diferentemente da teoria de Arrhenius, na de Brönsted-Lowry um ácido pode atuar como uma base, o conceito de ácido e base é relativo: dependem da espécie química com a qual a substância está reagindo para saber se ela é acida ou básica.

Por exemplo, no caso acima, a água foi a base, mas se ela estiver reagindo com a amônia, ela se comportará como o ácido, pois será protonada pela água, conforme a reação abaixo mostra:

NH3 + H2O  → NH4+ + OH-
base   ácido

Quando uma substância se comporta assim como a água, podendo ser ácido ou base, ela é chamada de substância anfótera.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.