Tipos de baterias

As baterias estão em todos os lugares: telefones celulares, laptops , MP3 players, carros, computadores, etc. Uma bateria é composta por produtos químicos que produzem elétrons, as reações químicas provenientes deste processo são chamadas de reações eletroquímicas.
Conheça agora alguns tipos de bateria:

Bateria de Níquel-cádmio

Esse tipo de bateria é empregado em diversos aparelhos, entre eles telefone celular e filmadora. Possui a vantagem de ser recarregável por milhares de vezes, o grande problema da bateria de níquel-cádmio é que ela tem uma alta propensão a vazar, o que pode até mesmo corroer a placa-mãe.

Bateria de chumbo

A fabricação dessa bateria é antiga, vem desde o ano de 1915. As baterias de chumbo são baterias duráveis e justamente por isso, escolhidas para o uso em carros. A composição desse tipo de bateria consiste em uma corrosiva solução aquosa de ácido sulfúrico, com d = 1,28 g/cm3 e 38 % em massa de H2SO4.

Bateria selada

Sabe-se que nos carros as baterias são recarregadas pelo uso de um alternador, só que isso pode acarretar em alguns problemas técnicos, por exemplo, a água da solução de bateria passa por uma decomposição. Para evitar, passou-se a adicionar 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, o que reduz a secagem da água.

Foi a partir daí que surgiram as baterias seladas, elas não necessitam da adição de água durante sua vida útil.

É para essa e outras descobertas que a Eletroquímica existe, essa ciência permite a construção de baterias cada vez mais duráveis e o melhor, com baixa manutenção.

As baterias de chumbo são usadas em automóveis.
Alquimistas mantinham rituais como Cabala e Magia.
Alquimia
Alquimia, palavra árabe al-khimia, química praticada na Idade Média, ciência precursora da química, efeito da metamorfose, quatro elementos básicos, Transmutação, Transcendência, Cabala e Magia, descoberta da pedra filosofal, elixir da longa vida.
É possível fazer sangue?
Sangue do futuro
Como reproduzir o fluido essencial a vida a partir de polímeros.
Peso e massa são grandezas proporcionais.
Qual a relação entre peso e massa?
Você sabe qual a relação entre peso e massa? Não? Clique e aprenda!
Saturno: qual o diferencial desse planeta?
Composição dos anéis de saturno
Saiba por que esse planeta tem um diferencial.
As cores das hortênsias são determinadas pela acidez do solo em que são plantadas
Acidez do solo
Veja como a acidez do solo, medida por seu pH, influencia no crescimento e na cor de algumas flores.
A bateria de carro é recarregável
Bateria de automóvel
Conheça a composição da bateria de automóvel, como ela é por dentro e as reações envolvidas no seu funcionamento.
Ilustração da pilha de Daniell
Pilha de Daniell
Conheça a pilha de Daniell ou pilha de zinco-cobre, como ela é montada e seu funcionamento.
Será que a recarga da bateria dos celulares aumenta muito o consumo de energia elétrica?
Qual é o gasto anual de energia de um smartphone?
Clique para saber qual é o gasto anual de energia do seu smartphone. A cada recarga completa em uma bateria de capacidade de 1500 mAh (a média dos aparelhos atuais) são consumidos 0,006 kWh. Isso afeta em quanto o consumo de energia elétrica no fim do mês? Descubra se o seu smartphone é ou não um vilão no consumo de eletricidade.
Qual a química de lavar roupa?
Alvejantes e reação de redução
Existe uma relação entre alvejar e reduzir compostos?
O que formam as bolhas?
Água, sabão e bolhas
Curiosidades envolvendo esses três elementos.