Whatsapp icon Whatsapp

Água, sabão e bolhas

O que formam as bolhas?
O que formam as bolhas?
As bolhas são resultado da mistura de água e sabão. Esses últimos se diferem em vários aspectos, físicos e químicos. Conheça as diferenças na composição da água e do sabão:

Composição da molécula de água: dois átomos de hidrogênio ligados a um de oxigênio compõem a molécula de H2O. As ligações H - H presentes no líquido são muito fortes e fazem com que as moléculas de água se mantenham unidas e liquefeitas.

Composição da molécula de sabão: moléculas longas com extremidades polares (possuem carga) e apolares (sem carga). A parte polar da molécula de sabão interage com a água, que também é polar. Lembre-se: “semelhante dissolve semelhante”.

Agora algumas curiosidades envolvendo essas substâncias:

- Por que as mãos lavadas só com água secam mais depressa do que as lavadas com água e sabão?

Já fez este teste? Lavou suas mãos e as deixou secar ao ar livre, a velocidade de secagem depende do que você utilizou para lavá-las. Se você usou sabão e não enxaguou direito, vai notar que elas se mantêm escorregadias e úmidas por um bom tempo. Agora se as lavou somente com água, rapidamente terá suas mãos secas.

A explicação está no detergente ou sabão aplicados no processo, eles formam uma película protetora sobre sua pele, impedindo a evaporação da água por um período de tempo.

- Falando de bolhas, já reparou que todas as bolhas têm a mesma cor, independente da cor do sabão que as originou? Sabonetes rosa, azuis, vermelhos... não importa, a espuma será sempre branca.

As bolhas que formam a espuma têm a cor proveniente da reflexão e difração da luz da fina camada de água que as recobre. É por isso que podemos ver nas bolhas as cores do arco-íris, e se repararmos bem, veremos que as cores se movem na superfície da bolha, e algumas refletem a cor branca.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Barômetro de Torricelli
Como surgiu o equipamento capaz de medir a pressão atmosférica.
Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo
Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo, Spray de pimenta, protestos violentos, Primeira Guerra Mundial, classe dos Haletos, grupo dos Halogênios, lágrimas incessantes, o-Clorobenzilideno malononitrilo, agente incapacitante, sensação de queimadura.
video icon
"Como usar textos não verbais na dissertação" escrito sobre ilustração de pinturas de Tarsila do Amaral
Português
Como usar textos não verbais na dissertação
Citar um filme, uma frase de um pensador ou até a letra de uma canção na redação é fácil. Mas como fazer isso com o texto não verbal? Como fazer citações a pinturas, quadrinhos e demais obras não verbais? Assista a esta aula e entenda.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?