Tipos de Volumetria

A análise química quantitativa é denominada de análise volumétrica ou volumetria, ela consiste em determinar a concentração de uma solução a partir de uma solução padrão. A volumetria pode existir de várias formas, ela é classificada de acordo com o tipo de reagente utilizado:

Volumetria por precipitação

Neste tipo de análise volumétrica ocorre a precipitação dos reagentes envolvidos na reação, as soluções usadas são de sal de prata e sal de bário. Um exemplo: quando se usa como solução-padrão a prata (Ag+) e como solução problema reagentes que contenham os íons Cl- e Br-, o precipitado será um halogeneto de prata insolúvel (AgBr, AgCl).

Volumetria por neutralização

A análise neste caso ocorre entre um ácido e uma base. Se for usada uma base como solução problema, a concentragem da solução é determinada pela adição de um ácido. Agora, se for um ácido a solução problema, a solução padrão precisa ser básica para chegar à concentração final. Exemplo: essa análise é usada para determinar a concentração de NaOH (hidróxido de sódio) que é uma base, através de uma solução padrão de H2SO4 (ácido sulfúrico) que é ácida.

Volumetria por oxirredução

As reações de oxirredução são usadas para dosar soluções. A análise é realizada através de uma solução redutora e uma solução titulada, por exemplo, pode-se usar uma solução titulada de permanganato de potássio (KMnO4) para determinar a concentração de ácido clorídrico em determinada solução, neste caso o ácido clorídrico funciona como redutor na reação.

Nessa análise os íons presentes estão em movimento e provocam a oxidação e redução simultaneamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Combustão da madeira: Termoquímica.
Termoquímica e suas reações
Termoquímica, calor liberado, reação exotérmica, reação de combustão, reação endotérmica, reação química, troca de energia, reagentes, absorção de luz, calor, eletricidade, componentes, produtos, emissão de luz.
Catálise
Catálise, Catalisador, velocidade de uma reação, Catálise homogênea, Catálise heterogênea, sistema monofásico, sistema difásico, reações que acontecem na presença de catalisadores, composição química, reagentes.
Seguindo qualquer caminho o destino é um só: princípio da Lei de Hess.
Lei de Hess
Qual a relação desta lei com a variação de entalpia em reações químicas?
Deslocamento de Equilíbrio
Relação entre reação reversível e equilíbrio de um sistema.
Segundo a lei da velocidade, a taxa de desenvolvimento de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes
Lei da Velocidade para uma Reação
Entenda o que diz a lei da velocidade das reações estudada em cinética química e veja como a velocidade de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes.
Misturas
Saiba mais sobre o conceito de misturas e algumas curiosidades, os tipos e os principais processos de separação para cada um deles.
A adição de um catalisador não afeta o equilíbrio químico
Efeito dos catalisadores sobre o equilíbrio químico
Veja por que o catalisador usado em uma reação reversível não causa nenhum efeito sobre o seu equilíbrio químico.
O sal, cloreto de sódio, não sofre hidrólise salina, porque formaria um ácido forte e uma base forte
Hidrólise Salina
Entenda o que é a hidrólise salina e quais são as condições necessárias para sua ocorrência.