2. Química
  3. Química Geral
  4. Um estudo sobre a água

Um estudo sobre a água

Um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio ligados entre si: esta é a estrutura química de uma molécula de água.

Características da água:

- se expande a uma temperatura abaixo de 0°C.

- possui estado físico natural líquido, mesmo possuindo estrutura molecular parecida com a de outros compostos gasosos.

A diferença da água para outros compostos está em sua estrutura molecular, veja algumas de suas propriedades particulares:

- Possui uma alta capacidade térmica (quantidade de calor que uma substância pode absorver), inclusive é maior que a de metais, como ferro e alumínio.

- Possui alto calor latente de vaporização, a quantidade de energia necessária para converter um grama de líquido em gás. Esta propriedade é importante em nosso corpo, considerando que a água corresponde a 70% da massa corporal. Ao transpiramos, a água que expelimos na forma de suor se evapora, devido ao calor latente de evaporação, permitindo que a temperatura corporal seja controlada.

- A água é um solvente universal, o que se justifica pela polaridade da molécula H2O que permite que a água reaja e dissolva inúmeras substâncias também polares.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Mundo Educação

O que compõe a água?
O dióxido de carbono é formado por ligações covalentes entre o carbono e dois átomos de oxigênio
Ligação Covalente
Entenda como ocorre a ligação covalente e como ela é representada por meio de fórmulas eletrônicas e estruturais.
DDT provoca má formação de ovos.
DDT
Efeitos dessa substância no organismo.
Ilustração de um átomo e seu núcleo.
Entendendo o núcleo atômico
Saiba mais sobre o corpo central do átomo.
Algumas balanças analíticas possuem portinholas de vidro corrediças para impedir que correntes de ar levem a medidas erradas
Exatidão e Precisão das Medidas
Entenda qual é a diferença entre exatidão e precisão nos instrumentos de medidas.