Volatilidade de combustíveis
A Volatilidade pode ser definida como a porcentagem de um combustível a uma dada temperatura, com pressão de 1 atm.
Quanto menor for a pressão interna e maior a temperatura externa, mais volátil será o combustível. O ideal para se obter um combustível de qualidade é que a volatilidade não seja muito elevada e nem muito baixa, estando nessas condições o motor terá um bom desempenho.
Veja o que ocorre quando o combustível possui volatilidade muito elevada:
- formação de bolhas de vapor no circuito de alimentação, principalmente durante o verão;
- perdas no reservatório do carburador pelo tubo de equilíbrio;
- formação de gelo no carburador durante o inverno, impedindo o funcionamento do motor
Agora com a volatilidade baixa teremos:
- diminuição da aceleração
- maior tempo para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento
- diluição do óleo lubrificante, porque os combustíveis menos voláteis não são capazes de serem queimados na combustão
- maior formação de carvão nas câmaras de combustão e no céu do pistão, dificuldade na partida do motor
- alimentação não uniforme nos cilindros.
Quanto menor for a pressão interna e maior a temperatura externa, mais volátil será o combustível. O ideal para se obter um combustível de qualidade é que a volatilidade não seja muito elevada e nem muito baixa, estando nessas condições o motor terá um bom desempenho.
Veja o que ocorre quando o combustível possui volatilidade muito elevada:
- formação de bolhas de vapor no circuito de alimentação, principalmente durante o verão;
- perdas no reservatório do carburador pelo tubo de equilíbrio;
- formação de gelo no carburador durante o inverno, impedindo o funcionamento do motor
Agora com a volatilidade baixa teremos:
- diminuição da aceleração
- maior tempo para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento
- diluição do óleo lubrificante, porque os combustíveis menos voláteis não são capazes de serem queimados na combustão
- maior formação de carvão nas câmaras de combustão e no céu do pistão, dificuldade na partida do motor
- alimentação não uniforme nos cilindros.
Publicado por Líria Alves de Souza
Ferramentas Brasil Escola
Cronograma de estudos
Jornada do Enem

Corrige Aqui

Tire Dúvidas
Calculadora SISU
Calculadora PROUNI
Jogo das Capitais
Palpites
Simulados Enem
Simulados Vestibulares
Cronograma de estudos
Jornada do Enem

Corrige Aqui

Tire Dúvidas
Artigos Relacionados
Monóxido de carbono
Que tal saber mais sobre o monóxido de carbono? Cliquei neste link e aprenda mais sobre suas propriedades, principais fontes de emissão, toxicidade e mais!
Petróleo: mistura de hidrocarbonetos
Composição, extração e utilização desta riqueza subterrânea.
Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?
Quais os perigos da poluição atmosférica, emissão de gases poluentes, álcool, diesel, gasolina, fermentação da cana-de-açúcar, monóxidos de carbono, efeito estufa, aquecimento global, catalisadores, dioxinas presentes no diesel, distúrbios hormonais, câncer no aparelho respiratório.
Índice de Cetano
Percentual volumétrico de cetano e alfametilnaftaleno, combustíveis diesel, velocidade de ignição, injeção de combustível, combustão, valores de índice de cetano, emissão de gases de escape.

Inglês
Compound Nouns
Assista à videoaula e aprenda sobre os Compound Nouns. Conheça quais são e quando são usados.
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos

Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!

Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?

Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.