Volatilidade de combustíveis
A Volatilidade pode ser definida como a porcentagem de um combustível a uma dada temperatura, com pressão de 1 atm.
Quanto menor for a pressão interna e maior a temperatura externa, mais volátil será o combustível. O ideal para se obter um combustível de qualidade é que a volatilidade não seja muito elevada e nem muito baixa, estando nessas condições o motor terá um bom desempenho.
Veja o que ocorre quando o combustível possui volatilidade muito elevada:
- formação de bolhas de vapor no circuito de alimentação, principalmente durante o verão;
- perdas no reservatório do carburador pelo tubo de equilíbrio;
- formação de gelo no carburador durante o inverno, impedindo o funcionamento do motor
Agora com a volatilidade baixa teremos:
- diminuição da aceleração
- maior tempo para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento
- diluição do óleo lubrificante, porque os combustíveis menos voláteis não são capazes de serem queimados na combustão
- maior formação de carvão nas câmaras de combustão e no céu do pistão, dificuldade na partida do motor
- alimentação não uniforme nos cilindros.
Quanto menor for a pressão interna e maior a temperatura externa, mais volátil será o combustível. O ideal para se obter um combustível de qualidade é que a volatilidade não seja muito elevada e nem muito baixa, estando nessas condições o motor terá um bom desempenho.
Veja o que ocorre quando o combustível possui volatilidade muito elevada:
- formação de bolhas de vapor no circuito de alimentação, principalmente durante o verão;
- perdas no reservatório do carburador pelo tubo de equilíbrio;
- formação de gelo no carburador durante o inverno, impedindo o funcionamento do motor
Agora com a volatilidade baixa teremos:
- diminuição da aceleração
- maior tempo para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento
- diluição do óleo lubrificante, porque os combustíveis menos voláteis não são capazes de serem queimados na combustão
- maior formação de carvão nas câmaras de combustão e no céu do pistão, dificuldade na partida do motor
- alimentação não uniforme nos cilindros.
Publicado por Líria Alves de Souza
Ferramentas Brasil Escola
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