Volatilidade de combustíveis
A Volatilidade pode ser definida como a porcentagem de um combustível a uma dada temperatura, com pressão de 1 atm.
Quanto menor for a pressão interna e maior a temperatura externa, mais volátil será o combustível. O ideal para se obter um combustível de qualidade é que a volatilidade não seja muito elevada e nem muito baixa, estando nessas condições o motor terá um bom desempenho.
Veja o que ocorre quando o combustível possui volatilidade muito elevada:
- formação de bolhas de vapor no circuito de alimentação, principalmente durante o verão;
- perdas no reservatório do carburador pelo tubo de equilíbrio;
- formação de gelo no carburador durante o inverno, impedindo o funcionamento do motor
Agora com a volatilidade baixa teremos:
- diminuição da aceleração
- maior tempo para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento
- diluição do óleo lubrificante, porque os combustíveis menos voláteis não são capazes de serem queimados na combustão
- maior formação de carvão nas câmaras de combustão e no céu do pistão, dificuldade na partida do motor
- alimentação não uniforme nos cilindros.
Quanto menor for a pressão interna e maior a temperatura externa, mais volátil será o combustível. O ideal para se obter um combustível de qualidade é que a volatilidade não seja muito elevada e nem muito baixa, estando nessas condições o motor terá um bom desempenho.
Veja o que ocorre quando o combustível possui volatilidade muito elevada:
- formação de bolhas de vapor no circuito de alimentação, principalmente durante o verão;
- perdas no reservatório do carburador pelo tubo de equilíbrio;
- formação de gelo no carburador durante o inverno, impedindo o funcionamento do motor
Agora com a volatilidade baixa teremos:
- diminuição da aceleração
- maior tempo para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento
- diluição do óleo lubrificante, porque os combustíveis menos voláteis não são capazes de serem queimados na combustão
- maior formação de carvão nas câmaras de combustão e no céu do pistão, dificuldade na partida do motor
- alimentação não uniforme nos cilindros.
Publicado por Líria Alves de Souza
Ferramentas Brasil Escola
Artigos Relacionados
Monóxido de carbono
Que tal saber mais sobre o monóxido de carbono? Cliquei neste link e aprenda mais sobre suas propriedades, principais fontes de emissão, toxicidade e mais!
Petróleo: mistura de hidrocarbonetos
Composição, extração e utilização desta riqueza subterrânea.
Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?
Quais os perigos da poluição atmosférica, emissão de gases poluentes, álcool, diesel, gasolina, fermentação da cana-de-açúcar, monóxidos de carbono, efeito estufa, aquecimento global, catalisadores, dioxinas presentes no diesel, distúrbios hormonais, câncer no aparelho respiratório.
Índice de Cetano
Percentual volumétrico de cetano e alfametilnaftaleno, combustíveis diesel, velocidade de ignição, injeção de combustível, combustão, valores de índice de cetano, emissão de gases de escape.
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.