Whatsapp icon Whatsapp

William Perkin

O inglês William Perkin foi o químico que descobriu o primeiro corante sintético.
Willian Perkin com tecido tingido por malveína.
Willian Perkin com tecido tingido por malveína.

William Perkin foi estudante da faculdade Royal de Química localizada em Londres, Inglaterra. Lá cumpria a função de assistente de Wilhelm von Hofmann, e na bela manhã de 23 de março de 1856, fez uma descoberta de enorme importância para as indústrias têxtil e química.

Com apenas 18 anos, Perkin realizava estudos buscando sintetizar a quinina utilizada no tratamento da malária. Seu primeiro objetivo era oxidar a aliltoluidina (C10H12N, um derivado da anilina), para obter a quinina, mas não conseguiu. No entanto, ao tentar limpar o frasco com álcool, observou que o sólido, proveniente da reação, se dissolvia e deixava o álcool roxo. O jovem químico acabava de produzir o que seria o primeiro corante sintético, que chamou de mauveína ou púrpura de anilina.

Para completar o sucesso da descoberta de Perkin, malva foi a cor daquele ano. Rapidamente o corante se difundiu e teve uma grande demanda; um sucesso de vendas.

William Perkin não perdeu tempo, patenteou o novo corante e abriu uma fábrica de tinta em Greenford, no oeste de Londres, com a ajuda de parentes ricos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Banho de espumas: a orgânica explica
Como se formam as espumas, espuma de sabão, espuma da poluição, materiais orgânicos, moléculas de espuma hidrofóbicas, conjunto de bolhas gasosas, tensão superficial da água, compostos orgânicos presentes na água, despejo de detergentes industriais.
O gelo que pega fogo
Descubra qual é o segredo do gelo que pega fogo, bem como de águas dos rios que queimam. Veja aqui qual é a substância responsável por esses fenômenos!
Ácido fólico: essencial na gravidez
Saiba da importância desta substância para os bebês.
video icon
Escrito"O que são ventos alísios e contra-alísios?" sobre o mapa-múndi indicando os ventos alísios e contra-alísios.
Geografia
O que são ventos alísios e contra-alísios?
Assista à videoaula e entenda o mecanismo dos ventos alísios e contra-alísios. Saiba quais são os fatores que influenciam na ocorrência desses deslocamentos de ar e conheça seus efeitos.