Whatsapp icon Whatsapp

Caricatura

A caricatura é um gênero discursivo que atribui a um desenho marcas exageradas com relação às características físicas e comportamentais do objeto caricaturado.
O objetivo da caricatura é exagerar as características mais marcantes do ser ou objeto caricaturado
O objetivo da caricatura é exagerar as características mais marcantes do ser ou objeto caricaturado

A palavra caricatura (do italiano “caricare”) significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”. Trata-se de um gênero discursivo que surgiu a partir das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com Caricaturas dos tipos populares da sua cidade no século XVII.

A Escola de Bologna ficou conhecida por destacar essa manifestação artística a partir das obras de Domenichino, Guercino e Pier Leone Ghezzi (1674-1755), considerado um dos primeiros artistas a dedicar-se integralmente à criação de caricaturas.

Assim como diversos outros textos não verbais ou mistos, como Charges, Histórias em quadrinhos e Tirinhas, a caricatura é um gênero discursivo bastante popular. É comum encontrarmos esses desenhos circulando em suportes como jornais, revistas, blogs, convites de casamento, festas de aniversário, entre outros.

A caricatura é um desenho criado com o objetivo de enfatizar e exagerar as características de pessoas, animais ou objetos. Com esse gênero discursivo são criados retratos bem-humorados, cômicos e/ou irônicos, sobretudo com relação aos aspectos físicos e/ou comportamentais do objeto, como nariz avantajado, topete, gestos, vícios, hábitos particulares etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para aqueles que desejam aprender a criar caricaturas, é necessário observar as características físicas e/ou comportamentais do objeto e traçar um desenho exagerado do contorno das formas, distorcer traços reais e destacar os detalhes para dar melhor acabamento ao desenho.

Veja que interessante a forma como foi criada essa caricatura de Hillary Clinton:

Caricatura de Hillary Clinton, ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos *
Caricatura de Hillary Clinton, ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos*

*Crédito da imagem: LifetimeStock / Shutterstock.com

Publicado por Luciana Kuchenbecker Araújo

Artigos Relacionados

As charges podem apresentar conteúdo político e social. Cabe ao leitor extrair dela os elementos necessários para sua total compreensão
Charge
Clique e saiba mais sobre o interessante universo do gênero textual charge!
História em quadrinhos
Conheça a origem das histórias em quadrinhos. Aprenda quais são as suas características estruturais e as possíveis temáticas a serem abordadas nelas.
Sinal vermelho, um exemplo de linguagem não verbal.
Linguagem verbal e não verbal
Saiba diferenciar linguagem verbal de não verbal!
video icon
Enem
Pré-Enem | Crescimento populacional e teorias demográficas
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Demografia - crescimento populacional e teorias demográficas" com a professora Larissa Mesquita!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas