Normas da ABNT
As normas da ABNT são utilizadas para a estruturação e para formatação de trabalhos acadêmicos. Existem também normas para a indicação das referências consultadas na elaboração do trabalho. Assim, há normas para referenciar livro, trabalho acadêmico, publicação periódica, evento acadêmico e parte de uma publicação.
Leia também: Como fazer um texto de divulgação científica?
Resumo sobre as normas da ABNT
- As normas da ABNT são utilizadas na elaboração de trabalhos acadêmicos.
- A parte externa de um trabalho acadêmico é composta por capa e por lombada.
- A parte interna de um trabalho acadêmico é composta por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
- Os elementos pré-textuais são:
- folha de rosto;
- errata;
- folha de aprovação;
- dedicatória;
- agradecimentos;
- epígrafe;
- resumo;
- lista de ilustrações;
- lista de tabelas;
- lista de abreviaturas e siglas;
- lista de símbolos;
- sumário.
- Os elementos textuais são:
- introdução;
- desenvolvimento;
- conclusão.
- Os elementos pós-textuais são:
- referências;
- glossário;
- apêndice;
- anexo;
- índice.
Estrutura do trabalho acadêmico
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas apresenta normas para a estruturação de trabalhos acadêmicos, sua formatação e para a indicação das referências utilizadas. A norma que trata da estrutura do trabalho acadêmico é a NBR 14724. Segundo tal norma, um trabalho acadêmico deve apresentar, na parte externa:
- capa (obrigatório);
- lombada (opcional).
Já a parte interna é composta pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
- Elementos pré-textuais:
- folha de rosto (obrigatório);
- errata (opcional);
- folha de aprovação (obrigatório);
- dedicatória (opcional);
- agradecimentos (opcional);
- epígrafe (opcional);
- resumo na língua vernácula (obrigatório);
- resumo em língua estrangeira (obrigatório);
- lista de ilustrações (opcional);
- lista de tabelas (opcional);
- lista de abreviaturas e siglas (opcional);
- lista de símbolos (opcional);
- sumário (obrigatório).
- Elementos textuais:
- introdução;
- desenvolvimento;
- conclusão.
- Elementos pós-textuais:
- referências (obrigatório);
- glossário (opcional);
- apêndice (opcional);
- anexo (opcional);
- índice (opcional).
Capa
A capa deve conter as informações nesta ordem:
- nome da instituição (opcional);
- nome do(a) autor(a);
- título;
- subtítulo (se houver), logo após o título e antecedido de dois-pontos;
- volume (se houver mais de um);
- cidade da instituição;
- ano.
Lombada
Segundo a NBR 12225, a lombada deve apresentar estes elementos:
- nome do(a) autor(a);
- título;
- indicação de volume, fascículo, número, entre outros, se houver;
- logomarca da editora ou instituição, se houver.
Folha de rosto
O anverso da folha de rosto (parte da frente) deve apresentar os seguintes elementos, nesta ordem:
- nome do(a) autor(a);
- título;
- subtítulo (se houver);
- volume (caso haja mais de um);
- indicação do tipo de trabalho, ou seja, TCC, dissertação, tese etc.; objetivo, como, por exemplo, obtenção do grau de mestre; nome da instituição; área de concentração.
- nome do(a) orientador(a);
- cidade da instituição;
- ano de entrega.
Já o verso da folha de rosto deve apresentar a ficha catalográfica.
Errata
A errata aparece após a folha de rosto e deve conter a referência, segundo normas da ABNT, do trabalho, seguida pelo texto da errata. Tal texto deve indicar a folha em que há erro, a linha, o erro e a correção.
Folha de aprovação
A folha de aprovação deve apresentar nome do(a) autor(a) do trabalho, título e subtítulo (se houver), indicação do tipo de trabalho, do objetivo do trabalho, da instituição, da área de concentração, da data de aprovação, além do nome, do título, da instituição e da assinatura dos examinadores.
Dedicatória
Quanto à dedicatória, é livre a sua redação, sem norma específica. A ABNT recomenda que a dedicatória apresente “alinhamento do meio da mancha gráfica até a margem direita, na parte inferior da página”.
Agradecimentos
Quanto aos agradecimentos, é livre a sua redação, sem norma específica.
Epígrafe
Quanto à epígrafe, ela também não segue uma norma específica. No entanto, a autoria do trecho citado na epígrafe deve ser indicada. A ABNT recomenda que a epígrafe também apresente “alinhamento do meio da mancha gráfica até a margem direita, na parte inferior da página”.
Resumo
Em trabalho acadêmico, é necessário um resumo na língua vernácula, seguido de um resumo em língua estrangeira (abstract). É recomendável que tal resumo tenha 150 a 500 palavras. Segundo a NBR 6028, o resumo deve ser conciso e apresentar apenas um parágrafo, sem tópicos.
Abaixo do resumo, devem ser indicadas as palavras-chave. Elas devem aparecer logo após a expressão “palavras-chave” seguida de dois-pontos. Além disso, devem apresentar iniciais minúsculas (exceto quando a norma gramatical exigir o uso de maiúscula) e ser separadas por ponto e vírgula, sendo a última seguida por um ponto-final.
Veja também: Como fazer um resumo ou abstract?
Ilustrações
A lista de ilustrações deve seguir a ordem de apresentação no texto, ou seja, da primeira até a última, e apresentar os seguintes elementos: nome de especificação do item (como “Desenho 1”, por exemplo), travessão, título e número de página. Compõem a lista de ilustrações: fotografias, gráficos, mapas, retratos, fluxogramas etc.
Tabelas
A lista de tabelas apresenta o mesmo formato da lista de ilustrações. A única diferença é que o nome de especificação do item passa a ser: “Tabela 1”, “Tabela 2” etc.
Abreviaturas e siglas
A lista de abreviaturas e siglas do texto deve apresentar esses elementos em ordem alfabética. Após cada sigla ou abreviatura, deve constar o seu significado por extenso.
Símbolos
A lista de símbolos deve seguir a ordem de apresentação no texto, isto é, do primeiro até o último. Após cada símbolo, deve constar o seu significado.
Sumário
Segundo a NBR 6027, o sumário é o último elemento pré-textual e deve ser iniciado no anverso de uma folha (parte da frente) e finalizado no verso (se for preciso). Se houver mais de um volume, o sumário deve constar o conteúdo de todos os volumes e, consequentemente, ser inserido em sua totalidade em cada volume da obra.
Quanto à estrutura, é preciso usar algarismos arábicos na indicação das seções, alinhadas à esquerda. Deve haver um espaço entre a indicação da seção e o título. À seção primária seguem-se as seções secundária, terciária, quartenária e, no máximo, quinária (os números da seção primária e demais devem ser separados por ponto).
Por fim, o número indicativo da primeira página de cada seção deve ser apresentado à direita. Além disso, a palavra “Sumário” deve ser centralizada, e os elementos pré-textuais não podem fazer parte do sumário.
Introdução, desenvolvimento e conclusão
Introdução, desenvolvimento e conclusão são os elementos textuais. A introdução apresenta os objetivos e o que motivou a elaboração do trabalho. O desenvolvimento consiste no detalhamento da pesquisa ou estudo. Por fim, a conclusão mostra os resultados da pesquisa ou estudo, ou considerações finais a respeito.
Confira também: Como fazer um relatório?
Normas da ABNT para referências bibliográficas
→ Livro
SOBRENOME DO AUTOR (em caixa alta), Nome do autor. Título (em itálico ou negrito): subtítulo (se houver). Nome do tradutor (se houver). Edição (a partir da segunda e abreviada; por exemplo, “3. ed.”). Cidade: Editora, ano de publicação.
Exemplos:
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999.
→ Trabalho acadêmico
SOBRENOME DO AUTOR (em caixa alta), Nome do autor. Título (em itálico ou negrito): subtítulo (se houver). Ano de depósito. Tipo do trabalho (Grau) – Vinculação acadêmica, Local, data de apresentação ou defesa.
Exemplo:
SIVI, João Filipe. A historicidade em A Selva de Ferreira de Castro: receção em contexto angolano. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Lusófonos) – Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2018.
Também pode apresentar elementos complementares, como orientador(a) e número de folhas:
OLIVEIRA, Wêsley William Alves de. Memória e identidade em Limite branco, de Caio Fernando Abreu. Orientadora: Silvana Maria Pantoja dos Santos. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
→ Publicação periódica
SOBRENOME DO AUTOR (em caixa alta), Nome do autor. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico (em itálico ou negrito), Cidade da publicação, volume, número, páginas inicial e final, período ou ano de publicação.
Exemplo:
FITZGIBBON, Vanessa C. Estado e resistência cultural: o caso do Neorrealismo português. Nau Literária, Porto Alegre, v. 9, n. 1, jan./ jun. 2013.
→ Evento acadêmico
NOME DO EVENTO (em caixa alta), numeração., ano de realização, Cidade de realização. Título do documento (em negrito ou itálico) [...]. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 23., 2005, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2005.
O número do evento deve ser indicado em algarismo arábico e seguido de ponto.
→ Parte de uma obra
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da parte. In: referência completa da obra, seguida da indicação das páginas (inicial-final) da parte consultada.
Exemplos:
CULLER, Jonathan. Linguagem performativa. In: CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999. p. 95-106.
OLIVEIRA, Wêsley William Alves de. As insurgências do narrador contemporâneo. In: OLIVEIRA, Wêsley William Alves de. Memória e identidade em Limite branco, de Caio Fernando Abreu. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019. p. 23-32.
→ Documentos disponíveis on-line
Colocar indicação do site e data de acesso:
FITZGIBBON, Vanessa C. Estado e resistência cultural: o caso do Neorrealismo português. Nau Literária, Porto Alegre, v. 9, n. 1, jan./ jun. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/article/view/39967/27599. Acesso em: 2 out. 2025.
OLIVEIRA, Wêsley William Alves de. Memória e identidade em Limite branco, de Caio Fernando Abreu. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019. Disponível em: https://sistemas2.uespi.br/bitstream/tede/285/2/Dissertação%20Completa.pdf. Acesso em: 30 set. 2025.
SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 23., 2005, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2005. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/documentos/anais/category-items/1-anais-simposios-anpuh/28-snh23. Acesso em: 10 set. 2025.
→ Outras normas
Documento com até três autores, a indicação dos autores é separada por ponto e vírgula:
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
Com quatro ou mais autores, a ABNT recomenda indicar todos. Mas também permite que se indique apenas o primeiro autor, seguido da expressão “et al”:
BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa: pesquisas semiológicas. Tradução de Maria Zélia Barbosa Pinto. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.
Quando a obra apresentar um organizador, coordenador etc., a entrada é feita com o seu nome, seguida da abreviação (em letras minúsculas e no singular) de sua função entre parênteses:
TOLEDO, Dionísio de Oliveira Toledo (org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Tradução de Ana Mariza Ribeiro et al. Porto Alegre: Globo, 1971.
Se o autor publicar a obra com pseudônimo, é o pseudônimo que deve contar como autoria. No caso de autor desconhecido, a entrada é feita pelo título, estando em caixa alta apenas a primeira palavra ou artigo e palavra seguinte.
Se o local da publicação for desconhecido, em seu lugar, deve-se usar a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes: [S. l.]. Se não houver o ano de publicação, deve constar o ano de copyright, distribuição, impressão etc. O ano de copyright deve aparecer precedido de “c” minúsculo e sem espaço, como, por exemplo, “c2021”.
Se não for localizado nenhum ano, deve-se colocar um ano possível entre colchetes, como, por exemplo: [1990 ou 1991], [1991?] (ano provável), [ca. 1991] (ano aproximado), [199-] (década certa), [199-?] (década provável), [19--] (século certo), [19--?] (século provável).
Por fim, as referências devem ser listadas em ordem alfabética. Ou pelo sistema numérico, ou seja, numeradas e listadas de acordo com a ordem que aparecem no documento.
Glossário
Segundo a NBR 14724, o glossário apresenta uma “relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições”. O glossário deve ser estruturado em ordem alfabética, sendo essa a única exigência.
Apêndice
Segundo a NBR 14724, apêndice é “texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho”. O apêndice deve ser apresentado com a palavra APÊNDICE (em maiúscula), seguida de travessão e título.
Anexo
Segundo a NBR 14724, anexo é “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração”. O anexo deve ser apresentado com a palavra ANEXO (em maiúscula), seguida de travessão e título.
Índice
Segundo a NBR 6034, o índice é a “relação de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas num texto”. Ele pode ser classificado por ordem alfabética, cronológica, numérica ou alfanumérica.
Também pode ser classificado com o enfoque especial em autores, assuntos, títulos, pessoas e/ou entidades, nomes geográficos, citações ou anunciantes e matérias publicitárias. Ou com enfoque geral em duas ou mais das categorias anteriores, como, por exemplo, “Índice de títulos e citações”.
O índice aparece no final do documento. Quando a palavra ou frase indicada no índice estiver presente em páginas consecutivas, separar os números por hífen. Por exemplo: “Narrativa, 2-5”. E separar por vírgula para indicar as páginas específicas. Por exemplo: “Narrativa, 3,6”.
Normas da ABNT para formatação
A NBR 14724 determina o seguinte formato para trabalhos acadêmicos:
- Margem: O anverso da folha (parte da frente) deve apresentar 3 cm na margem esquerda e na margem superior, sendo 2 cm a direita e a inferior. Já o verso da folha deve apresentar 3 cm na margem direita e na margem superior, sendo 2 cm a esquerda e a inferior.
- Fontes: A ABNT recomenda utilizar a fonte 12 para todo o texto, exceto: citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé, ficha catalográfica, paginação, fontes e legendas de ilustrações e tabelas. A norma não especifica o tamanho da fonte desses elementos, afirma apenas que “devem ser em tamanho menor e uniforme”. Geralmente, usa-se fonte 10 nesses casos.
- Papel e cores: O texto deve estar na cor preta. É permitido cor apenas nas ilustrações. A impressão deve ser feita em papel A4 branco ou reciclado.
- Espaçamento: Espaçamento 1,5 entre linhas, exceto: citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, títulos das ilustrações e das tabelas, fontes e legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo, objetivo, nome da instituição e área de concentração do trabalho). Nesses casos, é preciso utilizar espaço simples (1,0 entre linhas).
- Paginação: As páginas pré-textuais entram na contagem de páginas, mas não podem ser numeradas. Já a página em que está a ficha catalográfica não pode ser contada nem numerada. A numeração tem início na primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito, a 2 cm da borda superior. Se o trabalho utilizar também o verso da folha, a numeração do verso deve estar no canto superior esquerdo.
Fontes
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6034. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12225. 3. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. 4. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2024.