Dissertação

A dissertação é o tipo de texto no qual ideias e pontos de vista são defendidos acerca de determinado assunto.

Conhecer as características da dissertação é fundamental para quem quer escrever uma boa redação. Tipo textual cobrado no Enem, a dissertação apresenta especificidades que devem ser conhecidas e dominadas pelo candidato.

Mas não é só no Exame Nacional do Ensino Médio que a dissertação é cobrada. Esse tipo de texto tem sido muito requisitado nas escolas como uma forma de preparar os alunos e exigir deles uma postura crítica e observadora diante dos diversos acontecimentos do dia a dia em nosso país e no mundo, já que a característica principal da dissertação é a defesa de uma ideia acerca de um determinado assunto. Para que as ideias sejam mais bem apresentadas e desenvolvidas, fique atento à estrutura do texto dissertativo:

Introdução: A introdução é sua oportunidade de dar “boas-vindas” ao leitor. Nesse momento, você apresentará a ideia ou o ponto de vista que será defendido ao longo do seu texto. Um bom começo certamente garantirá o interesse e a adesão de quem está lendo;

Desenvolvimento ou argumentação: Ao longo do desenvolvimento do seu texto, sua principal missão será convencer o leitor sobre a pertinência de seus argumentos, e isso só acontecerá se eles forem suficientemente fortes e convincentes. Por esse motivo, é importante dar exemplos e fornecer dados baseados em opiniões de especialistas para fomentar seu ponto de vista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conclusão: No encerramento do seu texto, você deverá concluir a linha de raciocínio desenvolvida. É fundamental que ao final da redação seu posicionamento fique claro e coerente com o desenvolvimento.

Quanto à linguagem, alguns cuidados devem ser tomados: O texto dissertativo deve ser objetivo, portanto, as palavras devem assumir seu sentido denotativo, ou seja, seu sentido literal. Dê preferência à ordem direta das orações, pois elas são mais bem compreendidas pelo leitor. A elaboração de um texto dissertativo está centrada na defesa de ideias e na maneira como essas ideias são articuladas. Para garantir uma boa articulação de seus argumentos, fique atento à coerência e à coesão textual, elementos que proporcionarão uma melhor relação de sentidos das ideias expostas. Agora que você já conhece as principais características da dissertação, é hora de treinar a escrita e seus argumentos. Bons estudos!

Apresentar e desenvolver argumentos e pontos de vista são as principais características da dissertação
Apresentar e desenvolver argumentos e pontos de vista são as principais características da dissertação
Publicado por: Sabrina Vilarinho
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Texto próprio para quem quer expor opiniões ou persuadir de alguma coisa, no qual se emprega o abstrato (conceitos, ideias, concepções). Tipo de texto que tem por objetivo influenciar o leitor/interlocutor com posicionamentos elencados através de uma cuidadosa ordenação lógica. Estamos falando da:

a) descrição.

b) narração.

c) exposição.

d) injunção.

e) dissertação.

Questão 2

(MACKENZIE) "É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime. 

Embora não exista ainda nas leis penais a definição do 'crime de tortura', torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado à agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições." (Dalmo de Abreu Dallan)

Pode-se afirmar que esse trecho é uma dissertação:

a) que apresenta, em todos os períodos, personagens individualizadas, movimentando-se num espaço e num tempo terríveis, denunciados pelo narrador, bem como a predominância de orações 
subordinadas, que expressam sequência dos acontecimentos;

b) que apresenta, em todos os períodos, substantivos abstratos, que representam as ideias discutidas, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o encadeamento lógico da denúncia;
c) que apresenta uma organização temporal em função do pretérito, jogando os acontecimentos 
denunciados para longe do momento em que fala, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas;

d) que consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas;

e) que consegue construir um protesto persuasivo com uma linguagem conotativa, construída sobre 
metáforas e metonímias esparsas, bem como com a predominância de orações subordinadas, próprias de uma linguagem formal, natural para esse contexto. 

Mais Questões
Assuntos relacionados
Carta argumentativa
Aprenda mais sobre carta argumentativa e prepare-se para redigir com excelência este gênero discursivo tão presente em processos seletivos.
O lugar-comum, por nada agregar ao discurso, torna-se dispensável à argumentação
O lugar-comum: um recurso dispensável à argumentação
A natureza da argumentação reforça a qualidade de todo discurso. Saiba por que o lugar-comum não se adéqua a esse perfil, portanto, dispensável!
Tipos de introdução de um texto dissertativo-argumentativo
Tipos de introdução no texto dissertativo-argumentativo
Há diferentes recursos que podem ser utilizados para introduzir um texto dissertativo-argumentativo. Saiba quais são os tipos de introdução!
A Dissertação diferencia-se do texto dissertativo-argumentativo porque o segundo, além de refletir a respeito de um assunto, tem vistas à persuasão
Dissertação e o texto dissertativo-argumentativo
Neste artigo você vai entender as diferenças entre a dissertação e o texto dissertativo-argumentativo!
Estrutura do texto dissertativo
Saiba qual a sequência estrutural que você deve seguir ao elaborar uma dissertação!
Dissertação nota 10
Como melhorar minha dissertação?
Os tipos textuais são: narração, descrição, dissertação, exposição e injunção. Os diversos gêneros apoiam-se na tipologia textual
Tipos textuais
Estrutura e organização do discurso: Saiba mais sobre os tipos textuais e suas finalidades.